ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Na Vila Sobrinho, casa tem gruta aberta aos devotos de santa paraguaia

Anny Malagolini | 24/04/2014 06:47
Aurélia Gomes Novaes mora na Vila Sobrinho. (Foto: Cleber Gellio)
Aurélia Gomes Novaes mora na Vila Sobrinho. (Foto: Cleber Gellio)

A casa da aposentada Aurélia Gomes Novaes, de 78 anos, não precisa de cães de guarda, ou cercas elétricas. A proteção ali é na base da fé, com a imagem de Nossa Senhora do Caacupê na varanda.

Desde que chegou a Campo Grande, há mais de 50 anos, ela, que nasceu e foi criada em Ponta Porã, trouxe para a capital a tradição e a crença, que começou ainda na infância, pela santa de cabelos longos. A aposentada construiu uma gruta em casa para acolher a imagem da santa, padroeira do Paraguai. Hoje, é famosa no bairro, e não apenas entre os conterrâneos.

O sotaque “brasilguaio” ainda é forte, assim como a devoção que a aposentada carrega. Segundo ela, o documento de compra da casa em que mora sumiu, e no desespero, em troca de proteção, prometeu à santa que deixaria sua casa aberta para visitas de fiéis até o fim da vida. “Foi ela que me ajudou a ter o terreno”, conta.

Aposentada é devota da santa desde menina. (Foto: Cleber Gellio)
Aposentada é devota da santa desde menina. (Foto: Cleber Gellio)

Há mais de dez anos, a casa foi aceita pela comunidade católica de Campo Grande e a cada 15 dias são realizadas missas, com padre e fiéis. As cadeiras são emprestadas de vizinhos, tudo na simplicidade. A intenção mesmo é a reunião daqueles que têm fé e acreditam na palavra cristã.

Além da imagem de Caacupê, também há uma de Nossa Senhora Aparecida. As duas são rodeadas por flores feitas pela própria aposentada, para enfeitar o altar. Aurélia conta que todos os dias mantém o mesmo ritual. Antes de dormir, a santa é guardada e, assim que acorda, ela volta ao lugar. "Já levanto da cama e quando acordo uno as mãos e faço uma oração a ela", conta.

No aniversário da virgem, comemorado no dia 8 de dezembro, assim como a tradição do Paraguai, a aposentada abre as portas de casa para os fiéis, e oferece a eles na hora do almoço comida tipicamente paraguaia, como sopa, chipa e “Vori Vori”, um ensopado com farinha de milho, carne e ossos.

Segundo Aurélia, nesse dia, cerca de 500 pessoas passam pela sua residência para pagar promessas ou fazer pedidos à santa.

História – Segunda os devotos, a imagem da virgem surgiu com um índio guarani em fuga. Por ter se convertido ao cristianismo, pediu proteção a virgem, e se escapasse, prometeu que iria escupir a santa em madeira.

A próxima missa acontece nesta sexta-feira (25), às 19 horas. A casa fica na rua Ricardo Franco, 1.115, Vila Sobrinho.

(Foto: Cleber Gellio)
(Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias