A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

16/09/2016 06:25

Na web, mãe e filha bebê mostram as apaixonantes descobertas montessorianas

Paula Maciulevicius
Os brinquedos de plástico saíram de cena e deram espaço aos instrumentos musicais, cada um com um propósito diferente na musicalização. Para casar com Montessori, ofereceremos eles aos poucos, de 3 em 3.Os brinquedos de plástico saíram de cena e deram espaço aos instrumentos musicais, cada um com um propósito diferente na musicalização. Para casar com Montessori, ofereceremos eles aos poucos, de 3 em 3.

Alice nem estava nos planos quando a filosofia montessoriana surgiu aos futuros pais. Há seis anos, Wellison e Lara ficaram apaixonados pela foto de um quarto contextualizado dentro do método e descobriram através de pesquisas que o conceito ia muito além dos móveis e da decoração. 

Veja Mais
Uber multado, reajuste de ônibus e cidade sob chuva bateram recordes nas redes
Do Corinthians ao canteiro de obra, zagueiro que virou servente tem nova chance

"Quando descobri o que era o método montessoriano, comecei a estudar e vi que era muito mais abrangente, aplicado também em escola. Li algumas obras de Maria Montessori", conta Lara Morais Nogueira, de 27 anos. À época, ela e Wellison chegaram a conclusão de que iriam se adaptar à filosofia quando se tornassem pais. 

O casal, ela dona de casa e ele, funcionário público, está junto há uma década e nos últimos 10 meses, viraram três, desde que Alice chegou, a personagem principal das ideias que a mãe compartilha nas redes. "Hoje para a gente é uma filosofia, vai muito além de um quarto. É uma forma de viver", descreve a mãe.

Mural de fotos: quando a Alice começou a ter percepção das coisas ao redor dela, ela simplesmente se apaixonou por ele. É importantíssimo deixar os bebês explorarem com calma cada foco de visão deles. Mural de fotos: quando a Alice começou a ter percepção das coisas ao redor dela, ela simplesmente se apaixonou por ele. É importantíssimo deixar os bebês explorarem com calma cada foco de visão deles.
Atividade simples para trabalhar visão, foco, percepção, atenção e imaginação do bebê. Atividade simples para trabalhar visão, foco, percepção, atenção e imaginação do bebê.

Durante a gestação, Lara pegou firme nos estudos e com Alice ainda na barriga, passou a implementar as ideias lidas. "Maria Montessori fala muito da música clássica, do silêncio, da tranquilidade na gestação, que é o momento em que a gente está refletindo muito como vai ser como pai, como mãe", conta.

Como a maioria do material é estrangeiro, a mãe se propôs a implantar um projeto seu, para passar para outros pais o quão apaixonante é o método. Wellison embarcou na proposta de levar a teoria dos livros para a prática com a filha e também começou a estudar.

"E aí surgiu a ideia do Montessoriando, até o nome do projeto nós falamos juntos", brinca Lara. Tamanha a sintonia do casal. Montessoriando está no Instagram, no Facebook, tem site e em breve, vai ganhar canal no Youtube.

Na primeira postagem como "Montessoriando", a mãe explicou num texto curto que estava iniciando o projeto, de compartilhar a vivência com Alice dentro do método. No Instagram, o material traz vídeos, tutoriais e fotos com breves descrições e muitas ideias do estilo "faça você mesmo". E cada foto traz os meses em que Alice estava. O retorno? Segundo a mãe, tem sido muito bacana.

"Maria Montessori fala sobre o respeito pela criança, de deixar seguir a natureza dela. Cada criança nasce com uma e se a interferência não for muito bem preparada, a criança acaba moldada conforme o adulto pensa", explica a mãe. 

Em casa, Alice ganhou um cantinho especial na sala para ficar perto dos pais. Para Montessori, a criança é, desde o seu nascimento, um ser humano completo. Em casa, Alice ganhou um cantinho especial na sala para ficar perto dos pais. Para Montessori, a criança é, desde o seu nascimento, um ser humano completo.

Pelas fotos, dá para perceber o quanto a filha se diverte a cada descoberta e o quanto a mãe, do lado de cá, se realiza nelas. "É muito leve, muito gostoso de fazer. Eu estou vivendo uma coisa e compartilhando. Eu não planejo um post, vivo com a Alice a experiência e espero ela fazer, não interfiro com a fotografia, em um determinado momento eu vou e tiro a foto", destaca a mãe.

Com o modo de vida assim, Lara espera ver na filha uma criança livre. "Para ser e tornar-se o que a fizer feliz". E sobre o que é montessoriar em família? "Um estilo de vida, uma inspiração, porque acredito que cada família tenha seu modo para entendê-lo e vivê-lo e eu sempre prezo por isso, por explicar às pessoas que em casa, Montessori pode se adequar às realidades", frisa Lara. 

Acreditando que a identificação com a metodologia pode tornar possível trazê-la para a realidade em que se vive, Lara inspira pais em cada postagem. "A escolha pelo método começa no modo como se olha para a criança. Em cada gesto nosso para com ela. No tom de voz, no ambiente equilibrado, na música que colocamos. E aí então, partimos para as brincadeiras, os materiais e os objetos que facilitam a autonomia", enumera a mãe. 

Música (instrumentos/brinquedos musicais). Natureza (planta e madeira), espelho (acrílico) e quadrinhos (imagens que não carreguem muito o ambiente) são seis brinquedos diferentes e mais que isso, pode confundir a criança. Música (instrumentos/brinquedos musicais). Natureza (planta e madeira), espelho (acrílico) e quadrinhos (imagens que não carreguem muito o ambiente) são seis brinquedos diferentes e mais que isso, pode confundir a criança.
Item essencial no ambiente preparado, o espelho auxilia a criança no conhecimento de si mesma como indivíduo único, além de estimular movimentos. O processo de conhecimento e desenvolvimento começa nessa fase e é lento, mas não precisa ter pressa.Item essencial no ambiente preparado, o espelho auxilia a criança no conhecimento de si mesma como indivíduo único, além de estimular movimentos. O processo de conhecimento e desenvolvimento começa nessa fase e é lento, mas não precisa ter pressa.
Uma argola de cortina (de preferência de madeira para permitir o contato da criança com a natureza) + algumas fitas de tecidos de diferentes cores e texturas e... nasce um objeto sensorial super divertido. Uma argola de cortina (de preferência de madeira para permitir o contato da criança com a natureza) + algumas fitas de tecidos de diferentes cores e texturas e... nasce um objeto sensorial super divertido.
Aos 10 meses, o quarto de Alice sofreu algumas alterações para chegar o mais perto possível de um ambiente preparado para seu desenvolvimento. Brinquedos foram retirados e deram espaço para outros. Aos 10 meses, o quarto de Alice sofreu algumas alterações para chegar o mais perto possível de um ambiente preparado para seu desenvolvimento. Brinquedos foram retirados e deram espaço para outros.
No improviso também dá para se criar um espaço. Olha a ideia de cantinho na casa da vovó? No improviso também dá para se criar um espaço. Olha a ideia de cantinho na casa da vovó?
A gente pode nem imaginar, mas é possível se inspirar em Montessori também neste aspecto, na biblioteca do bebê. A gente pode nem imaginar, mas é possível se inspirar em Montessori também neste aspecto, na biblioteca do bebê.
A prateleira agora está assim. O registro do rodízio de brinquedos deixados à disposição de Alice.A prateleira agora está assim. O registro do rodízio de brinquedos deixados à disposição de Alice.



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.