ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Negando apologia, "maconheiros" assumidos preparam nova marcha pela legalização

Paula Maciulevicius | 17/05/2014 19:15
Grupo se reuniu neste sábado para montar preparativos como faixas e cartazes para a marcha no dia 24. (Fotos: Marcelo Victor)
Grupo se reuniu neste sábado para montar preparativos como faixas e cartazes para a marcha no dia 24. (Fotos: Marcelo Victor)

Neste sábado manifestantes que vão sair às ruas no próximo dia 24, pela legalização da maconha, se reuniram para falar do trajeto e repassar orientações, na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande. Na marcha, apesar de ser em prol da substância, uma das regras estabelecidas é que fica proibido o uso da droga.

Maconheiros assumidos, o pequeno grupo falou abertamente sobre o uso ao Lado B e que, particularmente, não veem com maus olhos serem chamados assim. “É de boa, eu particularmente, sou maconheiro mesmo. É um tema que ainda gera tabu. Estou até escrevendo aqui 'deixa de vergonha, vem para marcha da maconha'. Se for levar como tabu sempre, nunca vai avançar na pauta”, explicou o estudante de Biologia, Sérgio Montier Onça, de 27 anos.

Como um dos organizadores da marcha em Campo Grande, Sérgio explica que o evento é um movimento social que começou nos anos 2000 com alguns ativistas, mas que só ganhou o título “Marcha da Maconha” há três anos, depois que a Justiça autorizou.

Para Sérgio, se for levar maconha como tabu sempre, a pauta não vai avançar.
Para Sérgio, se for levar maconha como tabu sempre, a pauta não vai avançar.

“O movimento busca entender melhor a questão das drogas. Tirar o foco da segurança pública para a questão saúde. A guerra às drogas mata muito mais do que o próprio consumo”, frisa.

Ele sustenta que esta é a linha de debate, deixar de criminalizar o usuário e ver a questão pelo âmbito da saúde pública. “A guerra ela já está perdida, o que precisa é se atentar para não ter mais mortes”.

Na Capital a marcha é organizada por dois coletivos, Gramado e Movimento Rua Juventude Anticapitalista. No próximo sábado, quem for às ruas não vai tentar impor a legalização e sim, alerta a sociedade para o debate. “Faço as palavras do Mujica, presidente do Uruguai. Nós não vamos legalizar, vamos regularizar o mercado que já existe e tentar fazer uma mudança na política anti-drogas que hoje enquadra quem usa como criminoso”, ressalta Sérgio.

A primeira edição do movimento reuniu 200 pessoas. A segunda já teve maior adesão devido ao período de manifestações em todo país. “Aqui a marca está crescendo, mas falta avançar muito. Ainda é um lugar bastante conservador”, observa o estudante de Artes, Wandeyr dos Santos, de 26 anos.

A organização afirma que a marcha não é a única bandeira e passa a ser apenas mais uma ferramenta. “Nós organizamos filmes, documentários, debates”. Entre outros pontos, em âmbito nacional, o movimento quer levantar a desmilitarização da polícia.

A expectativa é de reunir pelo menos 400 pessoas. No entanto, quantidade não é muito o foco deles. “Só de acontecer e ter algum debate em casa, já é válido”, adverte Wandeyr.

A concentração para a marcha ocorre no próximo sábado, dia 24, às 14h, na Praça do Rádio Clube. A saída está prevista para 16h20.

Nos siga no Google Notícias