A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

15/10/2013 06:31

No dia da última quimioterapia, festa no hospital comemora nova chance à vida

Paula Maciulevicius
O sorriso estampado no rosto, de quem pela fé e determinação, comemora com bolo e docinhos a última quimioterapia. (Fotos: Cleber Gellio)O sorriso estampado no rosto, de quem pela fé e determinação, comemora com bolo e docinhos a última quimioterapia. (Fotos: Cleber Gellio)

“Graças a Deus”. O sinal da cruz de quem agradece em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O relógio marcava 9h quando ela se sentou ali. Já havia passado 1h30 quando ela viu, pela última vez, as gotas do medicamento da quimioterapia adentrarem as veias. Da sala onde estava, Lucimeire Cenciarelli Sant’ana, 47 anos, via o rosto da filha mais velha que aprontava o bolo, as bexigas e os docinhos para a festa.

Veja Mais
No Tiradentes, brasão do Chapecoense surge na rua como uma homenagem do bairro
Com quadros de amigos e fotos do passado, casa de Isac é pura recordação

No lugar das velinhas, estava o símbolo da luta contra a doença que ali ficou para trás. O lacinho rosa tem mais valor do que qualquer número que expresse a idade. Lucimeire não tinha o que apagar. O sopro dela e da família é hoje o de um ar aliviado por ter vencido a doença.

O diagnóstico que tirou o chão da corretora de imóveis, de câncer de mama, veio um mês depois que ela se casou, ao fazer a mamografia de rotina.

Lucimeire sentiu nesta segunda-feira, as últimas gotas do medicamento lhe adentrarem às veias. Lucimeire sentiu nesta segunda-feira, as últimas gotas do medicamento lhe adentrarem às veias.

“Dia 23 de novembro foi o resultado da mamografia. O diagnóstico mesmo foi dia 5 de dezembro. Eu morava em Três Lagoas, lá me encaminharam a um especialista e eu voltei para Campo Grande. O tratamento começou em janeiro de 2012”, descreve como quem completa um diário.

“Quando eu recebi a notícia do câncer, parece que a coisa não está acontecendo com você. Eu imaginava um tratamento rápido. Uma coisa curta, não imaginava tudo isso que passei, que sofri. Você não tem noção disso”. Ninguém tem, Lucimeire. Ninguém tem até que seja ele mesmo sentado na poltrona da ala de quimioterapia de um hospital. Ninguém tem até ser a mãe, o pai, o filho, a avó.

O tempo da descoberta, tratamento até esta segunda-feira, dia 14 de outubro, data da última quimioterapia foi de um ano e 10 meses. Quem está dentro, ali sentada a cada ciclo de 21 dias para as sessões de quimioterapia tem outra noção de tempo, de passar dos ponteiros.

“Hoje eu digo que foi rápido, mas na verdade demora a passar. O mais difícil é você se ausentar da vida. Eu fiquei em stand by, sem trabalhar, sem convívio social normal. Passei a ter a vida voltada ao tratamento. Deixei de cuidar, para ser cuidada”.

Eu já sabia, dizia uma das amigas. Eu sempre soube, sobre a esperança de ver Lucimeire curada. "Eu já sabia, dizia uma das amigas. Eu sempre soube", sobre a esperança de ver Lucimeire curada.

Lucimeire é ativa, falante, daquelas que a gente senta ao lado e não vê o tempo passar. Ela mesma diz que a doença não era para si. Que o Câncer não combinava com ela, uma mulher que sempre trabalhou e batalhou muito. Forçada a desacelerar a vida, viu a família toda sofrer a doença. Viver a doença. Se mobilizar pela doença.

Marido, filha, filho, pai, mãe, irmã, sobrinhos e amigos merecem a primeira fatia do bolo repartido nesta segunda.

O relato ao Lado B da doença, do tratamento e do quanto ela foi forte acabou junto com a última gota da quimioterapia. A enfermeira veio retirou a agulha, o que a prendia ao soro. Os olhos se encheram de lágrimas, mas não derramaram uma só gota. A boca repetia baixinho, só para si e para quem mais lhe deu forças “graças a Deus, graças a Deus”... O sinal da cruz e ela agradece mais uma vez.

“Eu venho sonhando há duas semanas todas as noites com a minha última quimioterapia. Eu venho pensando há meses, na minha última quimioterapia. Na verdade, desde que comeci, desde a primeira eu vinha pensando”, comemorava.

A sala onde o medicamento é aplicado à veia não permite visitantes. São quatro poltronas destinadas apenas aos pacientes em tratamento. Um vidro divide Lucimeire da sala do médico, responsável pelo setor. Pelas regras, ninguém podia adentrar ali. Mas para bolo, bexiga e parabéns, há sempre uma exceção.

Que a família viria comemorar junto de Lucimeire a última quimioterapia não era surpresa. Mas os amigos que completaram as 12 pessoas na sala foi de emocionar e encher os olhos d’água. Cada um entrou vestido com uma camiseta que dizia “Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do Câncer de Mama, mês que coincide com o fim do tratamento da nossa vencedora” e um balão rosa nas mãos.

“Perguntei se eu podia comemorar aqui o final da minha quimioterapia. Eu quis aqui para marcar o final de um ciclo, de um período que começa e termina aqui. O que eu passei vai ficar aqui, não levo nada”.

Por cinco anos, Lucimeire ainda vai tomar um medicamento que tem a finalidade de evitar a duplicidade das células, explicou o oncologista Jesusmar Modesto Ramos. As consultas continuam uma vez a cada três meses. O período no qual ela passa agora é chamado tempo livre da doença, quando o tumor está tratado e sob ‘controle’.

Com todos na sala, a dona da festa faz as honras da casa. “Queria agradecer meu médico, as enfermeiras, meu pai que veio do Paraná, meus flhos pela paciência deles, minha família, meus sobrinhos que cuidaram de mim, meus amigos e principalmente a Deus que me deu fé e perseverança para que eu pudesse caminhar por esse período de fase difícil”.

Uma salva de palmas à Lucimeire. À vida.

Os amigos e familiares que completaram as 12 pessoas na sala foi de emocionar. Todos traziam um abraço e as felicitações de quem 'já sabia' que a cura viria.Os amigos e familiares que completaram as 12 pessoas na sala foi de emocionar. Todos traziam um abraço e as felicitações de quem 'já sabia' que a cura viria.



http://www.ostomizadosecia.com/2013/11/homenagem-todas-as-mulheres-do-mundo.html
O vídeo que segue, de autoria do Hospital Israelita Albert Einstein, é uma homenagem a todas as mulheres do Mundo, cuja beleza está muito além do corpo. “Quatro mulheres que passaram por transformações corporais severas mostram nesse vídeo emocionante que a beleza da mulher está muito...”
 
Beth Joia de Moura em 01/12/2013 11:02:43
Somos todos vitoriosos por conhecermos uma pessoa tão linda como a Lucimeire!
Feliz, feliz, feliz demais!!! Te amo Lú!
 
Solange Victorino em 17/10/2013 00:17:00
Eu já sabia que você é uma guerreira. Estou feliz demais com a sua cura. Parabéns e muita vida pra você. Nos vemos em breve pra eu te dar um abraço beeeemmm apertado.
 
Caty Mileny em 16/10/2013 15:27:08
Querida, você venceu. Agora é vida que segue sem nos esquecermos das milhares de pessoas que continuam nessa luta. A fé e a apoio da família são nossos melhores aliados. Desejo a todos que a espera, a angústia, o tempo que demora mais que o normal para passar, acabem com um final feliz como aconteceu na nossa família. Você conseguiu Lu. Um beijo grande.
 
Rosana Sant'Ana de Morais em 16/10/2013 10:49:15
Meu, que linda matéria, a narrativa. Chorei! Parabéns a Lucimeire e que ela sirva de exemplo a todas as pessoas que passam por qualquer tipo de doença, independente de qual seja, se tivermos FÉ em Deus, tudo é possível.
 
Bruno Sandim em 16/10/2013 09:40:10
Dá gosto ler uma matéria assim... Todos precisamos de notícias boas!
Felicidades para Lucimeire, guerreira e vencedora! E, sim, DEUS "funciona"
quer as pessoas acreditem ou não...
 
beth saltão em 15/10/2013 21:41:10
Lucimeire que noticia maravilhosa!! Aqui de Jardim eu e Victor te irradiamos energias positivas e esse grande dia chegou... Estamos aguardando vc e sua familia juntamente com a Claudinha pra comemorarmos essa vitória em sua vida, di novo na Praia da Figueira!!! bjs!!
 
Ramona Dias Cristaldo em 15/10/2013 19:57:25
Lucimeire , vc é a prova viva da existência de um Deus generoso e poderoso, que te fez não desistir e que enviou anjos (família,amigos, médicos, enfermeiras..) para segurar sua mão nessa jornada.
Parabéns , vc é uma guerreira!
 
Kátia Xavier em 15/10/2013 18:12:04
Parabéns tia, você merece tudo isso, depois de muito tempo, todos os sábados oferecer minha oração para você e acreditar em tudo só podiam resultar nisso. A senhora é o perfeito exemplo de luta, fé e coragem!!
Sua sobrinha,
Raquel
 
Raquel Cenciarelli em 15/10/2013 17:57:53
Que melhor exemplo. Minha mãe não teve a mesma reação, foi mais forte que ela, e a levou. Fico feliz em ver pessoas descobrindo em tempo, tratando e se restabelecendo diante dessa doença devastadora. Parabéns Lucimeire, pela garra!
 
Marcia Carvalho em 15/10/2013 17:33:05
Parabens Lucimeire, quem conhece você sabe da sua alegria e determinação quando busca algo!!! soube através de amigos que estava passando por um período muito delicado vida, mas sabia que ia vencer mas essa batalha, porque sempre foi uma mulher guerreira e nunca se abateu, tenho certeza que a sua fé e alegria de viver falou mais forte que a doença. Deus abençoe você e sua família.
 
Celso Pereira do Prado em 15/10/2013 17:29:37
Lucimeire, você é uma prova real de que a mulher precisa ser guerreira e enfrentar o câncer de mama de frente....não ter medo de encarar a realidade, muita fé em Deus e apoio da família......Parabéns a você e aos médicos que foram instrumentos de Deus........
 
Ivone Linares Sanches Carnelossi em 15/10/2013 16:49:31
parabens,guerreira, Deus é fiel, ha 15 anos atras tambem fui abençoada por Deus pela minha cura, o meu médico tambem é o mesmo seu Dr. Jesusmar pessoa de atendimento de execelencia, enviado diretamente do céu p nos ajudar . Mais uma vez parabens chuvas de benção diretamente do trono do Pai p vc.
 
vilena justino pereira em 15/10/2013 16:20:21
Parabéns Lucimeire! Que Deus ti abençoe e ti proteja sempre. Parabéns pela a família unida que vc tem e que ti acompanhou e ti apoiou nessa fase da sua vida, ao médico, enfim a Deus principalmente que permitiu que vc continuasse a viver linda e forte...que ti curou!
Obrigada Senhor pela cura da Lucimeire, o Senhor é mesmo maravilhoso é o Deus do Universo, o Deus das causas impossíveis.
Parabéns a todas família! E que vc Lucimeire seja muito feliz nessa nova caminhada de sua vida!
 
Eliana Nogueira em 15/10/2013 14:28:40
Agradeço a todos os amigos e anônimos que me desejaram votos de felicidades e saúde. Estou muito feliz e com certeza vivendo um dos momentos mais importantes da minha vida. Obrigada e saúde e paz para todos nós!! Beijos e fiquem c/ a proteção de Deus!!
Lucimeire Cenciarelli Sant'Ana
 
LUCIMEIRE CENCIARELLI SANT'ANA em 15/10/2013 13:57:54
Lu, fico feliz por vc... por sua luta pela incerteza... mas com a certeza de q Deus estava ali o tempo todo ao seu lado... com Maria sempre a frente, e suas Marias ao seu lado e todos, o maridão, filhos, irmãos, pai, tios, primos e amigos! Tdos os dias pedi a Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, pela sua recuperação e antes de td Sabedoria, para aceitar mais essa prova, que a vida ofereceu!!! Te amo Lu... Parabens... abrçs a tds. Obrigada, por um dia ter feito parte em sua vida. Msm longe e sem nos comunicar as considero como amigas!!! Bjs
 
Beth Joia de Moura em 15/10/2013 13:36:01
Minha mãe passou por esta tratamento,mas graças a deus esta curada.Dr Jesusmar um ótimo medico,humano e amigo.Parabéns Lucimeire.......
 
SILVIA M MARQUES em 15/10/2013 13:35:00
MUITO OBRIGADO "DEUS" POR ESSA VITORIA, MUITO OBRIGADO AOS MEDICOS E EMFERMEIROS, PELA SAUDE DESSA SENHORA, FIQUEI MUITO FELIZ EM LER ESSA NOTICIA, MINHA MÃE ESTÁ TAMBÊM COM MIELOMA NOS OSSOS, MAS TENHO MUITA FÉ EM "DEUS" E UM DIA VOU PODER COMEMORAR ASSIM COMO A DONA LUCIMEIRE ESTÁ COMEMORANDO.
 
ILZA DE OLIVEIRA em 15/10/2013 13:28:18
Felicidades mil pra vc e toda sua familia você merece , quem está fora não sabe e nem tem noção como eu , mas acredito que não é fácil .Estou feliz pela sua vitória , você é filha do Rei por isso tem com você cura divina Jesus levou sobre sí todas as dores como vc creu nessa palavra foi curada como disse na reportagem quero agradecer a Deus .....ele por nenhum momento esqueceu de vc ....Grande abraço e muita Saúde
 
jocelma moura em 15/10/2013 12:21:09
Não a conheço, mas me emocionei com a matéria. Fiquei feliz em saber de sua luta pela vida e principalmente de sua vitória. Desejo toda a felicidade do mundo para você e sua família, que DEUS abençoe à todos.
 
jose corsine em 15/10/2013 10:25:48
Emocionante matéria,a minha avó teve câncer de mama também,e graças a Deus foi curada,hoje ela está com 86 anos linda e forte....e um graças a Deus pela cura da Lucimeire.
 
Luciana Farias de Matos em 15/10/2013 10:18:20
Pessoas curam pessoas...seres imaginários não curam ninguém. Temos que agradecer aos médicos, enfermeiros, a medicação, aos cientistas que criaram...pois a ciência funciona, vc acreditando nela ou não. Aproveita bem a vida agora livre da doença, sempre tendo em mente que a vida é curta...então curta. Não perca tempo com coisas não reais...viva a realidade com toda a intensidade. Todos nós já estivemos mortos por bilhões e bilhões de anos em nada isso nos incomodou...morrer é sempre o velho nada...mas entre o nascimento e a morte devemos sempre aproveitar o máximo esse ínterim chamado vida com aqueles que mais prezamos...abraço a todos e felicidades!
 
Eddie Alessandro Miranda Carvalho em 15/10/2013 10:12:27
Parabéns Lú! Exemplo de mulher, mãe, madrinha e amiga!!! Amo e admiro muito vc! Admiro sua força, fé e determinação; mesmo nos momentos mais difíceis para vc, tirou forças, não sei de onde, ou sei...de Deus, para ajudar seus semelhantes, que passavam por momentos talvez piores que os seus. Acredito que isso amenizou as suas dores e principalmente das pessoas a quem ajudou!!
 
Renata Santana em 15/10/2013 10:07:38
Obrigada meu Pai pela cura da minha amiga Lucimeire. Glória a Deus!!!! Nunca tive dúvidas que Lú saíria dessa, pois se tem ser humano com H maiúsculo é ela. conheço poucas pessoas como vc. solidária, perseverante, integra, auto astral, não mede esforços pra ajudar o próximo. você merece esse momento lindo, pois você é linda demais. Tem pessoas que caem do céu nas nossas vidas e você Lú é umas delas: caiu do céu na minha vida, obrigada por ser minha amiga. Deus te abençoe sempre e que Nossa Senhora esteja sempre te cuidando. bjs
 
gracie maria souza faria queiroz em 15/10/2013 09:48:09
Lucimeire
Você é a prova de que a determinação e a fé removem montanhas. Parabéns pela sua vitória.
Nivaldo
 
Jose Nivaldo em 15/10/2013 09:17:12
Parabéns Lucimeire, com certeza vc. fez sua parte em crer no cuidado e proteção de Deus nesses momentos e Ele não muda e nem falha, está sempre presente, gerando vida e dando forças para vencer cada dia! Que você celebre muito a vida, com saúde, paz e esperanças renovadas! Grande beijo!
 
Marilene Mazzetto em 15/10/2013 08:44:59
Lucimeire, é prova viva de uma vida de perseverança!!! e Deus é contigo ontem, hoje e sempre. FELICIDADES !!!
 
nilza goncalves da silva em 15/10/2013 08:14:41
Me emocionei com a matéria , realmente só quem passa por isso sabe o sabor dessa última gota . Parabéns Lucimeire comemore mesmo , pois vc é uma vencedora
 
Luciene Lopes em 15/10/2013 08:01:53
Acredito na fé, na ciência e acima de tudo no comprometimento do médico com seus pacientes. Esta doença ainda é uma das mais traiçoeiras, que sempre chega nas horas inoportunas, porém ainda temos médicos dedicados, multiplicando seus conhecimentos e amenizando a dor do próximo. Parabéns a esta família e ao Dr. Jesusmar.
 
Fatima Bohre em 15/10/2013 07:14:46
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.