ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

No Dia de São Sebastião, procissão, missa e quermesse encerram festejos

Paula Vitorino | 20/01/2013 13:34
Fiéis organizam festejos de festa tradicional. (Foto: Arquivo)
Fiéis organizam festejos de festa tradicional. (Foto: Arquivo)

Para celebrar o Dia do padroeiro São Sebastião, os festejos da Paróquia que leva o nome do santo terminam hoje com procissão, Missa Solene e quermesse. A Festa acontece desde o dia 11, com diversas atividades.

A partir das 15h os fiéis já podem participar das celebrações com o início do terço. Às 17h, a comunidade realiza a tradicional procissão, saindo da Paróquia. Logo após será celebrada Missa Solene e em seguida a festa termina com a quermesse.

São Sebastião é o padroeiro dos ruralistas e invocado pelos fiéis aflitos contra a peste, fome e epidemia. O pároco, padre Marcelo Tenório, explica que no ano de 680, epidemia e peste assolavam Roma. Foi quando o Papa pediu que fosse realizada uma procissão com as relíquias do Santo e imediatamente as doenças cessaram.

“Os portugueses trouxeram para gente essa devoção e o povo rural começou a invocar São Sebastião contra as epidemias do gado”, esclarece o pároco.

A Paróquia São Sebastião foi fundada em 1936 como pagamento a uma graça recebida por um fazendeiro campo-grandense, com intercessão do padroeiro. Ele invocou o nome de São Sebastião ao ver seu rebanho ameaçado por uma peste, o gado livrou-se da doença e o fazendeiro doou a área para a construção da capela de São Sebastião, hoje matriz da Paróquia.

Nos primeiros anos, os fiéis chegavam à igreja montados em seus cavalos ou em charretes, pois a região era composta por propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas.

A Paróquia São Sebastião está localizada na Rua Minas Gerais, 549, Bairro Monte Carlo. Mais informações pelo telefone: 3317-4863.

Nos siga no Google Notícias