ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

No Dia dos Namorados, status no Facebook vale mais do que uma aliança

Paula Maciulevicius | 12/06/2013 06:10
O pedido de namoro foi substituído pela pergunta “a gente vai por no Facebook?” ou até mais direto “quando a gente vai colocar? (Foto: Reprodução/Facebook)
O pedido de namoro foi substituído pela pergunta “a gente vai por no Facebook?” ou até mais direto “quando a gente vai colocar? (Foto: Reprodução/Facebook)

Que curta o próprio status quem nunca abriu uma página de Facebook para olhar o relacionamento de alguém. “Alterou o seu status de 'solteira' para um 'relacionamento sério' com...” A atualização do perfil todo mundo já conhece. No mundo mais virtual do que real em que se vive hoje, estar namorando parece que só é válido mesmo se bater o último entrave. A campanha “me assuma no Facebook” já rola pelas redes sociais e neste dia 12 de junho, o que deve ter de gente por aí fazendo simpatia para que Santo Antônio mude o status...

O milagre passou a ser não do santo casamenteiro, mas do clique na aba que permite a alteração. Reconhecer no cartório virtual o relacionamento sério já rendeu briga entre casais. Que compartilhe aqui quem já viveu ou ouviu um amigo de um amigo que terminou porque não foi assumido ou percebeu que o namoro não ia pra frente porque a outra parte resistiu em tornar público. Conheço até quem entre no assunto de status para saber se está, de fato, namorando ou não. O pedido de namoro foi substituído pela pergunta “a gente vai por no Facebook?” ou até mais direto “quando a gente vai colocar?”.

O Lado B começou descrevendo a alteração como mulher, de “solteira” para relacionamento sério. É que para elas é mais óbvia a necessidade do status. Seja para demarcar território online ou mesmo dar inveja às amigas. Quer ver como isso é explícito? A consultora de vendas, Alexsandra Freitas, 33 anos, nem pensa para responder. “Se já está em comum acordo que estão namorando, aí é só colocar o que está acontecendo. Não precisa ter uma conversa disso, é a mesma coisa”. Ela diz assim mesmo, sem parecer nem um pouco mandona. Sai da boca pra fora e reforça a necessidade que se tem hoje de ser ‘assumida’ também na internet.

Quem mudou o perfil foi ela, com a desculpa de que ele não mexe muito no Facebook. (Foto: João Garrigó)
Quem mudou o perfil foi ela, com a desculpa de que ele não mexe muito no Facebook. (Foto: João Garrigó)

Para não mostrar um lado só, ouvimos um casal. Ele não teve muito que dizer, é que a namorada, justificando que ele pouco mexe nas redes sociais, foi quem adicionou o relacionamento entre os dois. Débora Silva, 24 anos, admite que fez questão de colocar “pra todo mundo ver”. O namorado, Rodrigo Selaja, 27 anos, só ri. Já está em um relacionamento sério, também no Facebook, há um ano.

Há quem diga que a necessidade de se ter o status alterado é coisa só de Mato Grosso do Sul. Discordo. Querer ser assumida também nas redes sociais é vontade geral. “Você não vê fora do Estado nem foto para balada em site, sabe por quê? Porquê destrói o relacionamento”. O argumento é do vendedor Danilo Bittar, 20 anos, não resistiu à pressão e mudou o status a pedido da namorada. “É que eu estava morando em Goiânia e ela aqui. Daí vê mulher curtindo foto, curtindo status, tive que colocar”, justifica.

“Hoje, um status, vale mais do que aliança”, diz o vendedor Danilo Bittar. (Foto: João Garrigó)
“Hoje, um status, vale mais do que aliança”, diz o vendedor Danilo Bittar. (Foto: João Garrigó)

Mas a frase que melhor explica o quão valioso é estar namorando no Facebook também é de Danilo. “Para mulher precisa, ela precisa dizer que aquele é o meu namorado no Facebook, porque sempre tem as ‘amiguinhas’ malvadas. Hoje, um status, vale mais do que aliança”.

Entre as mulheres a opinião é quase unânime. Do solteira ao relacionamento sério tem amigas e não tão amigas assim acompanhando. “Se a gente faz, os outros também fazem”, fala a esteticista Ingrid Teles, 23 anos. Ela e a amiga Marion Krepel, 25 anos, mantém o status de namorando no Facebook. Mas do real ao virtual foram meses.

“Eu me senti incomodada, tem mulher solteira que olha e acha que o cara é solteiro também e já pensa em dar em cima”, prega. A relação tomou os rumos da seriedade na internet depois de um ano e com o agravante de que ele morava fora.

Entre as mulheres é unânime: atualizar o status é reconhecer território online. Se nós também fuçamos, imaginem o que fazem nos nosso perfis? (Foto: João Garrigó)
Entre as mulheres é unânime: atualizar o status é reconhecer território online. Se nós também fuçamos, imaginem o que fazem nos nosso perfis? (Foto: João Garrigó)

Já no caso de Ingrid, foram quatro meses até a relação ser assumida online e por iniciativa dela. “Eu falei você não vai colocar? Ele me disse você não colocou. E então eu coloquei. A gente tem a necessidade sim de por, para mostrar que não está na pista pra negócio”.

Mas ser assumida no Facebook está longe de dar garantia de amor eterno. Para a chefe de cozinha Elisângela Pereira Magalhães, 36 anos, não resolve nada. “Pode até colocar, mas se for safado mesmo, vai trair em relacionamento sério ou não”.

E se você chegou até aqui (12 de Junho) com o status de dar inveja, parabéns. Saiu vencedora na campanha pessoal “me assuma no Facebook”. Só fique atenta que valer mais do que aliança o status também pode significar ‘chafariz’. “Quando se está solteiro ninguém vê, mas é só colocar que o assédio é muito grande”, garante o administrador Ademilson Machado, 26 anos.

Nos siga no Google Notícias