ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

No dia em que a maioria desmonta a árvore, família espanhola troca presentes

Paula Maciulevicius | 06/01/2015 06:34
Dessa vez no Brasil, a menina Carolina estava na contagem regressiva para chegar o dia de Reis Magos. (Foto: Marcos Ermínio)
Dessa vez no Brasil, a menina Carolina estava na contagem regressiva para chegar o dia de Reis Magos. (Foto: Marcos Ermínio)

A cartinha antes do Natal não começa com "querido Papai Noel" e sim "queridos Reis Magos". A expectativa não era pela chegada do dia 25 de dezembro. Enquanto aqui a data é de desmanchar a árvore de Natal, na Espanha é a hora da troca de presentes e de se comer o 'roscon', doce típico da época. Em Campo Grande, não se tem notícia de comemoração de 6 de janeiro por parte da comunidade espanhola, mas o Lado B encontrou quem estava esperando ansiosa para ganhar os presentes: a pequena Carolina.

Filha de mãe brasileira e pai espanhol, ela e o irmão Nicolás moram com a família em Paracuellos de Jarama, nos arredores de Madri e estão passando as festas de fim e começo de ano na casa dos avós, aqui na Capital. Esse ano não terá o 'roscon', mas os presentes vão ocupar o "Belén de Natal".

O costume é bem diferente do nosso e chamou atenção da arquiteta Tatiana Amorim Jafar, de 40 anos. Mãe das crianças, ela faz questão de pregar as duas figuras: Papai Noel pelo Brasil e Reis Magos pela Espanha.

Um pouco tímida, ela sabe que precisa ter se comportado para ganhar presente. (Foto: Marcos Ermínio)
Um pouco tímida, ela sabe que precisa ter se comportado para ganhar presente. (Foto: Marcos Ermínio)

Há 16 anos Tatiana deixou o Brasil para estudar na Espanha, já prestes a voltar, conheceu o marido Fernando com quem se casou e teve os dois filhos. Hoje, Carolina tem 6 e Nicolás, 3 anos. "Como estou casada, acaba que a gente pega a cultura do país, da família. Lá os Reis Magos são como Papai Noel. Como sou brasileira e ele espanhol, em casa, fazemos os dois", explica.

A tradição quem nos conta é o marido. "Porque a história fala que quando Jesus nasceu, recebeu os presentes dos magos, que no tempo ficaram como 'os três reis magos', que foram ouro, incenso e mirra, então sempre se comemorou assim", explica o engenheiro civil Fernando Gonzáles, de 40 anos, sobre o que lhe foi ensinado e é repassado aos filhos.

Na Espanha, assim como em outros países da Europa, o que é tradição se mantém. Mas nos últimos anos, a entrada do bom velhinho, graças ao apelo do consumismo, tem ganhado adeptos. Mas Fernando adverte que nunca se vai ver, numa família espanhola, apenas a comemoração do Papai Noel.

O trajeto é um festejo acompanhado de fogos em todas as cidades. (Foto: Las Provincias)
O trajeto é um festejo acompanhado de fogos em todas as cidades. (Foto: Las Provincias)

Nas ruas - Como se fosse no dia 24, às vésperas do Natal, nessa segunda-feira, dia que antecedeu o de Reis Magos, das 18h em diante foi realizada a "Cabalgata de Reyes" em toda Espanha. A movimentação tem carros que transportam os magos e seus ajudantes pelas ruas onde distribuem balas para as crianças. O trajeto é um festejo acompanhado de fogos em todas as cidades, às vezes em menor escala nos bairros também e, chega a ser transmitido pela televisão.

"É tipo um Carnaval, todo mundo sai fantasiado com as crianças. É cheio de luzes, jogam bala", descreve Tatiana. Aos Reis Magos, é deixado biscoito e água durante a noite de ontem para hoje, para que eles se alimentem quando vierem deixar os presentes.

"Ganha presente se você se comportou. Senão, recebe um carvão", brinca Fernando. A brincadeira acontece de verdade, mas o carvão é só na aparência e se trata de um doce.

O que predomina nas casas espanholas são os presépios, chamados "Belén de Natal". (Foto: Arquivo Pessoal)
O que predomina nas casas espanholas são os presépios, chamados "Belén de Natal". (Foto: Arquivo Pessoal)

A reação dos pequenos é de aguardar a data para ganhar o que se pediu aos Reis Magos. "Quando está perto do dia, a Carolina fica nervosa, pergunta 'o que vai trazer pra mim?'", reproduz o pai.

Para dar credibilidade à história, que assim como Papai Noel, a visita dos Reis Magos também só 'cola' na infância, um aplicativo grava uma mensagem deles às crianças com base nas informações passadas pelos pais. "Oi Carolina, você se comportou muito bem este ano, mas precisa arrumar mais o quarto e ela fica 'oh!'", conta Fernando.

Os presentes da noite não são deixados embaixo da árvore de Natal, aqui, para Carolina e Nicolás serão, mas de um modo geral, o que predomina nas casas espanholas são os presépios, chamados "Belén de Natal" que viram o centro das atenções na decoração.

'Roscon' é o doce típico para o dia de Reis Magos. (Foto: Arquivo Pessoal)
'Roscon' é o doce típico para o dia de Reis Magos. (Foto: Arquivo Pessoal)

À mesa - Desde o início do mês de dezembro, as padarias e confeitarias já trazem o 'roscon'. Em países como Espanha e também Itália, para cada época do ano, a comemoração é pelo paladar, através de um doce específico. Traduzindo, Tatiana nos explica que o roscon é como se fosse um pão doce com um buraco no meio, semelhante a uma rosquinha, recheado com chantilly e coberto por frutas cristalizadas.

Tanto na tarde de ontem, como no dia de hoje, o doce é comido entre amigos e familiares. O almoço é tal qual seria do dia 25 de dezembro, com comida especial e mesa cheia.

"É tradicional no roscon ter escondido um boneco ou habas (espécie de grão), quando você corta e dá para a pessoa, quem der a sorte de pegar vai ter que pagar pelo roscon", explica o casal. A 'brincadeira' já vem pronta da padaria, então é realmente uma surpresa.

E assim como nós, eles também desmancham a decoração neste dia. Mas com os desejos de "Feliz Reyes Magos".

"Feliz Reyes Magos" desejam a família espanhola. (Foto: Marcos Ermínio)
"Feliz Reyes Magos" desejam a família espanhola. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias