ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Onde sair com os filhos em Campo Grande? Página cria roteiro começando em museu

Paula Maciulevicius | 22/04/2017 07:05
Primeira ação do grupo foi uma tarde no Museu Dom Bosco. (Foto: Paula Maciulevicius)
Primeira ação do grupo foi uma tarde no Museu Dom Bosco. (Foto: Paula Maciulevicius)

Nicole tem hoje 5 anos e foi a motivação da mãe, Janiely, para caçar lugares onde a família pudesse aproveitar junto os passeios. Consultora de empresas, ela veio de Glória de Dourados, no interior do Estado, e o marido, do Rio de Janeiro. Apaixonados por Campo Grande, decidiram começar pelos pontos que o extinto City Tour fazia para apresentar a cidade à filha.

A ideia foi amadurecendo e ganhou as redes sociais. Hoje, a solução que Janiely encontrou tem nome e 3,7 mil seguidores no Facebook, com a página "Onde levar os filhos em Campo Grande".

"A gente gosta muito da cidade e, aos finais de semana, já tínhamos essa cultura de levar a Nicole para conhecer os pontos turísticos. Aí fui postando os lugares legais, dando notas e colocando o que precisava levar", conta Janiely Vieira, de 37 anos.

Nicole, a menininha que motivou a mãe a criar página. (Foto: Paula Maciulevicius)
Nicole, a menininha que motivou a mãe a criar página. (Foto: Paula Maciulevicius)
Encantada pelo que via, Luísa fotografava cada parte do museu. (Foto: Paula Maciulevicius)
Encantada pelo que via, Luísa fotografava cada parte do museu. (Foto: Paula Maciulevicius)

Depois de dois anos na ativa, a página ganhou parceria. Jornalista e mãe, Jacqueline Cordeiro entrou nessa para dar uma maior divulgação às postagens. Mãe de Luísa, de 4 anos, ela topou a primeira ação proposta pela página, que foi nessa sexta-feira de feriado: uma tarde no Museu Dom Bosco.

"Escolhemos por ser um espaço fechado, como não sabíamos do tempo, e porque conseguimos fazer agendamento para trazer grupos", explica Janiely sobre a primeira ação.

Separados em dois grupos, devido à quantidade de público, pais e filhos iniciaram o tour pelo museu, que encantou dos pequeninos aos maiorzinhos. "Eu gostei do tatu", resume Matheus, de 3 anos. Na sua primeira visita ao museu, os olhinhos dele ficaram presos mesmo aos animais. "Não tem muito passeio para a idade dele, ou para crianças mais velhas ou para adultos. Então sempre que temos a oportunidade, acabamos tentando disponibilizar um tempinho para levá-lo", fala a mãe, farmacêutica Daniela de Brito, de 37 anos.

Tio e sobrinha, Etiel de 12 anos e Shastra, de 9, acompanhavam atentos toda a explicação do guia. A dupla também visitou o museu pela primeira vez. "Acho legal porque representa um pouco da nossa história do Brasil. Meu avô, que já está no céu, era descendente de índio e eu vi um monte de coisa aqui na casa dele, um pouco de cerâmica", relaciona a estudante.

Para a mãe, com o mesmo nome, Shastra Fernandes, a maior dificuldade está justamente em encontrar programas como estes. "Levo em shopping, geralmente, porque é onde tem mais coisas para criança fazer e fico de olho nos jornais para ver a programação local, mas é muito difícil de ter", afirma a técnica de Enfermagem de 36 anos.

Com a mãe Daniela, Matheus era atento a cada item exposto. (Foto: Paula Maciulevicius)
Com a mãe Daniela, Matheus era atento a cada item exposto. (Foto: Paula Maciulevicius)

Nunca tem onde ir mesmo? - A reclamação geral dos pais é o que as criadoras da página buscam explorar e mostrar. Num mapa, Janiely e Jacqueline, informam onde existem espaços kids, no caso de bares e restaurantes, e quanto à estrutura dos parques e praças. 

"Achamos a cidade fantástica, porque tem todo esse clima interiorano e mesmo assim consegue ter acesso a varias coisas que os grandes centros possuem. O que faltava era esta pincelada. Quero fazer isso com meu filho, então onde eu vou?", descreve Janiely. 

Dos locais onde visitam, as mães avaliam basicamente três itens: banheiro próximo, onde comprar água nos arredores e como classificar o passeio em faixa etária. 

Hoje por exemplo, a dica começa no prolongamento da Orla Morena, para um passeio de bicicleta. "Lá é ótimo, um lugar tranquilo, agradável, com árvores baixas que dá para você subir a criança e ainda esticar em um piquenique", indica Janiely. 

A Praça Itanhangá também ocupa as primeiras posições nas dicas, junto do fechamento da Afonso Pena, no Parque dos Poderes, aos domingos. "Você leva patinete, patins e ali, sem fluxo de carros, se tem a segurança de deixar os filhos com sombra e ar fresco", descreve. 

As crianças são as primeiras a aprovar, junto com as mães, os passeios. Questionada sobre o que gosta de fazer quando passeia com os pais, Luísa responde de imediato. "Gosto de brincar em parquinho", diz a menininha de 4 anos. 

E Nicole, que foi quem fez a mãe mapear os passeios, já tem um olhar diferente para o que está ao seu redor. "O que eu achei daqui? Eu gostei. Tirei foto destes livros aqui", mostra a menina de 5 anos.

Curta o Lado B no Facebook

Dificuldade para pais, grupo quer reunir e mapear locais de passeio para toda família. (Foto: Paula Maciulevicius)
Dificuldade para pais, grupo quer reunir e mapear locais de passeio para toda família. (Foto: Paula Maciulevicius)
Nos siga no Google Notícias