ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Comportamento

Padaria ainda toca sirene para avisar que tem pão quentinho saindo do forno

Paula Maciulevicius | 20/07/2016 06:10
A cada fornada, uma tocada de sirene de Marco, o padeiro de Bandeirantes (Foto: Arquivo Pessoal)
A cada fornada, uma tocada de sirene de Marco, o padeiro de Bandeirantes (Foto: Arquivo Pessoal)

Sirene tocou. Pão saiu. É assim que uma padaria da pequena cidade de Bandeirantes avisa aos moradores que a assadeira acabou de sair do forno. Desde que Marco e Fernanda trocaram o interior de São Paulo por Mato Grosso do Sul, trouxeram a ideia na bagagem. E como o município é pequeno e eles ficam bem na praça, no Centro, o som é ouvido por toda Bandeirantes. 

"Aqui quantas vezes assar, quantas vai tocar", explica Marco Antônio Pascoalin, de 47 anos. A família veio há seis anos de Macaubal, onde a esposa de Marco, Fernanda, trabalhava em uma padaria. A sirene foi ideia de dona Ieda, ex-patroa da confeiteira que via lotar o comércio de gente atrás de pão quentinho. 

Quando a padaria "Purart" foi montada, eles logo instalaram a sirene no teto e próximo do forno, o botão que a aciona. De início, Marco veio mesmo para trabalhar como técnico em laticínio e gerente industrial e Fernanda, "confeiteira de mão cheia", como define o esposo, ficou à frente. Com o tempo, ele também aprendeu a ser padeiro, abandonou a profissão e os dois passaram a tocar o negócio.

Sirene ecoa e alcança um raio de 5km da padaria só pelo botão. (Foto: Arquivo Pessoal)
Sirene ecoa e alcança um raio de 5km da padaria só pelo botão. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Toca exatamente desde o dia em que abrimos. Divulgamos na rádio local e fizemos com carro de som também, explicando que a padaria inauguraria e o sistema. Toda vez que acionava a sirene, era um aviso que teria pão quente", explica Marco.

Nos "bons tempos", como diz o casal, o som chegava a tocar até cinco vezes. Hoje, só uma. "Não toca e começa a chegar igual enxame de abelha, mas é um aviso", descreve Marco.

Na madrugada, logo que abre, ninguém toca para não incomodar os vizinhos com o barulho às 5h da manhã. Mas à tarde, não tem quem não saiba que o pão saiu.

"Entre 15h e 16h tocamos. Como é um barulho diferenciado, todo mundo conhece e até já acostumou com o horário: 'ó é o Marco e a Fernanda'", brinca o padeiro.

De praxe, ele tira o pão do forno e já mete o dedo no botão. O tempo? Depende do dedo do tocador, explica. "Por ser de 30 segundo a 1 minuto, não pode ser nem mais e nem pouco", completa Marco.

Conforme a disposição do vento, a sirene alcança num raio de até cinco quilômetros. "Somos os únicos aqui que fazemos isso. Não está patenteado, mas até hoje, ninguém copiou", diz o padeiro.

A padaria abre das 6h às 11h da manhã, fecha para almoço e retorna às 13h até 21h. "E tem sirene de domingo a domingo, sábado, feriado, dia santo. A gente só fecha uma semana por ano, para descansar", avisa Marco.

Curta o Lado B no Facebook. 

Nos siga no Google Notícias