ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Paquera no Alhambra chegou ao altar, uma história prestes a completar 60 anos

Paula Maciulevicius | 07/07/2016 07:24
Tarcísio e Nelly começaram a namorar no Cine Alhambra e se casaram em 1957. (Foto: Arquivo Pessoal)
Tarcísio e Nelly começaram a namorar no Cine Alhambra e se casaram em 1957. (Foto: Arquivo Pessoal)

No filme que Nelly protagonizou, o romance se passa em preto e branco no Cine Alhambra, na década de 50. A paquera que nasceu no local de trabalho do "mocinho", terminou no altar em 1957. Dona de uma história de amor passada próximo às telonas do cinema, Nelly abriu o álbum de casamento ao Lado B, uma parte de seu coração e todo amor que tem por Tarcísio.

Por telefone e pessoalmente, o receio era de não se lembrar das datas. Mas quando o assunto começou, foram poucas as vezes em que a memória de Nelly Hugueney Dal Farra, às vésperas de completar 85 anos, falhou. Se um acontecimento que lhe fugia das recordações, vinha do coração a resposta de quem amou no cinema e fora dele. 

Nascida no Rio de Janeiro, dona Nelly voltou a Campo Grande com 40 dias de vida. Era de praxe, cada filha nascida, a mãe ganhava o bebê ao lado dos avós e depois retornava para a Capital. E foi entre 18 e 19 anos que os olhos dela encontraram os de Tarcísio, o moço vindo de Botucatu gerenciar os cinemas aqui, à época em que ela trabalhava nos Correios.

Hoje, aos 84 anos, a dona da história abre para nós o álbum de casamento. (Foto: Marina Pacheco)
Hoje, aos 84 anos, a dona da história abre para nós o álbum de casamento. (Foto: Marina Pacheco)

"Ele ficava no escritório na Dom Aquino, em cima do Santa Helena. A gente só dava umas olhadinhas, namoro mesmo foi bem depois", conta. A paquera evoluiu na porta do cinema, na Campo Grande do passado, quando as opções de lazer se resumiam à fila que ia da Afonso Pena até a 14 de Julho.

"Era só cinema mesmo. Chegava domingo, a fila para entrar às vezes descia até a Calógeras ou ao contrário, subia até a 14. Não tinha nada aquela época", descreve dona Nelly.

Tarcísio era o gerente de todos os cinemas: Alhambra, Rialto, Santa Helena e também do da UFMS, o autocine. "Ele ficava à noite lá e era ali que a gente frequentava. Eu o encontrava, conversava um pouquinho, mas não era bem namoro ainda", recorda.

O "namorico" - como prefere assim chamar a relação - só ganhou status mesmo quando Tarcísio foi visitar Nelly durante as férias dela, no Rio de Janeiro e foi assaltado. Os bandidos o esfaquearam e as irmãs foram de São Paulo para acompanhar. Depois de passado o episódio, é que o namoro virou compromisso.

"Só nos casamos em 57, foi um ano de noivado. Nessa foto aqui, ele me contava que era uma piada que eu tinha feito: 'Eu custei, mas te peguei', era isso que ele contava da foto. Não sei se estava brincando", narra a dona da história.

Tarcísio foi gerente dos cinemas de Campo Grande na época durante 45 anos. (Foto: Marina Pacheco)
Tarcísio foi gerente dos cinemas de Campo Grande na época durante 45 anos. (Foto: Marina Pacheco)

Tarcísio era, na visão de dona Nelly, um homem muito educado, atencioso e trabalhador. Durante 45 anos tomou conta da rede de cinemas. "E nunca veio uma pessoa da firma para fiscalizar, sabe o que é isso? A confiança nele era máxima".

Ao longo de 12 anos, o casal morou ao lado do Alhambra, onde ele gerenciava e ela abastecia e cuidava da bombonière. Os três filhos cresceram ali: Ricardo, Carlos e Denise. E quando o cinema foi arrendado, Tarcísio se aposentou e a família mudou para um edifício poucas quadras acima.

Quatro anos depois, o gerente do cinema se despediu do amor à Nelly e ao Alhambra, em decorrência de um câncer, em 1986, antes mesmo de completarem três décadas de casados.

No ano seguinte, dona Nelly sofreu mais uma perda. O cenário da sua história de amor viria ao chão. Da demolição do Alhambra, ela preferiu distância. "Não. Eu não assisti. Quando falaram que ia demolir, eu já morava aqui, o Tarcísio já tinha falecido. Eu senti muito, mas não fui ver, não quis saber. Por que? Ia me trazer recordações e não sei te explicar porque, mas seria difícil..."

A despedida de Tarcísio aconteceu antes de eles completarem 30 anos de casados. (Foto: Marina Pacheco)
A despedida de Tarcísio aconteceu antes de eles completarem 30 anos de casados. (Foto: Marina Pacheco)

Às idas ao cinema ficaram para trás, talvez no passado da Nelly menina e toda essa história lhe volta à memória ao coração porque ela tirou do armário o álbum. "Você me fez recordar tudo e é bom... Recordar, é viver e esse é um ditado certo, não é? A gente deve recordar sempre as coisas boas da vida", reflete.

Por curiosidade, pergunto em que parte da trama dona Nelly descobriu que o mocinho era o amor de sua vida. A resposta? "Sabe que eu não sei... Acho que foi o tempo de convivência e ele estava sempre, sempre presente. Quando precisava estava ali para ajudar, tinha uma rotina pesada, trabalhava até 1, 2h da madrugada", relata.

Apesar de estar a poucas quadras do Alhambra, são raras as vezes em que a senhorinha passa por ali. "Se eu sinto falta? Muita... Foi uma época gostosa, dos três filhos pequenos naquela folia, do Tarcísio ali do lado. Eu fui feliz, graças a Deus", diz.

Com o tempo, sem Tarcísio e sem o Cine Alhambra, foram os netos e hoje bisneto que preenchem o espaço que ficou. "Tudo vai enchendo a vida da gente, ele não viu nenhum dos netos..."

O cinema estará para dona Nelly, como dona Nelly estará para ele: sempre ali. A paquera dos anos 50 permanece no Alhambra, apesar de Tarcísio já ter partido e da estrutura do prédio, também. Há coisas que não se pode reencontrar, nem quando a gente volta ao mesmo lugar e deste amor ficaram as lembranças, como num filme branco e preto.

Curta o Lado B no Facebook. 

A paquera dos anos 50 permanece no Alhambra, apesar de Tarcísio já ter partido e da estrutura do prédio, também. (Foto: Marina Pacheco)
A paquera dos anos 50 permanece no Alhambra, apesar de Tarcísio já ter partido e da estrutura do prédio, também. (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias