ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Para ajudar na adoção, casal faz ensaio fotográfico de animais com deficiência

As fotos e relatos farão parte de uma exposição e serão reunidos em um livro sobre o tema

Eduardo Fregatto | 25/06/2017 07:35
Felipe fotografa o cão Luke. (Fotos: André Bittar)
Felipe fotografa o cão Luke. (Fotos: André Bittar)

Infelizmente, ainda é bastante  comum que animais com alguma deficiência - sem alguma das patinhas, cegos ou com dificuldade de locomoção - sejam ignorados quando se fala em adoção e busca por um lar. O preconceito e o estigma são muito fortes e afastam as pessoas dos bichinhos especiais.

Pensando nisso, o casal de fotógrafos Célia Nazarko, 39 anos, e Felipe Pellegrini, 42 anos, decidiu lançar um projeto na Capital, chamado "Meu Pet Extraordinário". Eles vão fotografar até 40 pets com deficiência, de qualquer tipo, e coletar suas histórias. Com o material, vão abrir uma exposição e lançar um livro, uma compilação de todos os relatos e imagens.

A motivação veio de uma experiência pessoal. Há um ano e meio, eles estavam saindo de casa, de carro, quando deram partida e ouviram gritos no motor do veículo. Era um gatinho, posteriormente batizado de Bob, que estava dentro do capô. "Ele perdeu uma patinha. Levamos para o veterinário, e tiveram que amputar a perninha inteira", relatam.

O casal tem um estúdio especializado em fotografar animais, mas o projeto é totalmente gratuito.
O casal tem um estúdio especializado em fotografar animais, mas o projeto é totalmente gratuito.

Célia e Felipe adotaram Bob e, com o convívio, perceberam a felicidade e energia positiva do bichinho. "Quem sofre é a gente. Quando a gente viu, o Bob já estava brincando, fazendo tudo o que os outros gatos fazem, se comportando normalmente", diz Célia. "A gente acha que são pets extraordinários porque eles têm uma vontade de viver muito grande", completa Felipe.

O primeiro animalzinho fotografado pelo projeto foi Luke. A sessão de fotos aconteceu ontem, no estúdio do casal. Luke é um poodle de 5 anos e nasceu com Síndrome do Cão Nadador. É paraplégico e precisa de uma cadeirinha de rodas para se movimentar com conforto.

Quem cuida do cãozinho é a gestora de recursos humanos Carmen Amorim, de gestora de recursos humanos, de 48 anos. Ela conta que Luke passou por várias casas e sempre era abandonado, por conta de suas limitações. "Ele deveria ter uns 3 meses quando eu o adotei, e foi amor à primeira vista", diz. "Por ser especial, requer muita dedicação. Mas ele veio para mostrar que obstáculos podem ser vencidos. É um cachorrinho muito feliz".

Carmen sentiu amor à primeira vista por Luke e faz de tudo pelo bichinho.
Carmen sentiu amor à primeira vista por Luke e faz de tudo pelo bichinho.

Carmin e Luke são famosos na vizinhança. "Quando saio passear, as pessoas pedem para tirar fotos", revela. E os dois já serviram até de motivação para uma vizinha. Admirada com a força de vontade do animal, ela mesma passou a sair mais de casa e conseguiu cumprir seu objetivo de emagrecer. "Ela falou que foi tudo pela motivação de ver o Luke nas ruas".

A cadeirinha de Luke veio de São Paulo. Carmen conseguiu doação de um protetora animal paulistana. Uma cadeira nova, comprada pela internet, custa cerca de R$ 400,00. "Aqui em Campo Grande é muito difícil conseguir uma", lamenta.

Preconceito - Célia e Felipe esperam que o projeto "Meu Pet Extraordinário" possa ajudar a diminuir a rejeição contra animais especiais. "Muita gente acha que eles dão muito trabalho, que vão ficar sofrendo, que a casa vai se tornar triste. Não é verdade. Eles se comportam com naturalidade, são um exemplo para nós", define Célia.

"Essa campanha é para mostrar para as pessoas que não precisa ter medo de ter um animal que seja especial. Pode ser um pouco mais dificultoso, mas é um animal que precisa de comida, amor, água, tomar banho, como qualquer outro", conclui Felipe.

Célia atua como protetora animal e espera que o projeto faça alguma diferença na cidade.
Célia atua como protetora animal e espera que o projeto faça alguma diferença na cidade.

Como Participar - Para participar do projeto, é preciso enviar um e-mail seupetstar@gmail.com com as seguintes informações: nome do seu mascote, a idade e sua condição especial, além de uma foto e a história do animal.

A exposição fotográfica acontecerá entre os dias 4 e 14 de outubro, no Fran's Café (Rua Mal. Candido Mariano Rondon, 2.453). Todos os pets são aceitos, cães, gatos, pássaros, equinos e demais. Só é preciso que sejam de Campo Grande.

O livro que será lançado vai ser financiado pelos fotógrafos. "A gente espera vender e ter um retorno financeiro, mas o principal objetivo do projeto é mesmo divulgar esses animais extraordinários", finaliza Célia.

Curta o Lado B no Facebook.

Luke foi fácil de fotografar, disseram os fotógrafos.
Luke foi fácil de fotografar, disseram os fotógrafos.
O cãozinho leva uma vida feliz, apesar das dificuldades.
O cãozinho leva uma vida feliz, apesar das dificuldades.
Nos siga no Google Notícias