ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Para não repararem na bagunça da casa, meia horinha basta; confira as dicas

Evelise Couto | 10/07/2015 06:12
Antes que a bagunça engula a sua rotina, eis aqui algumas dicas de como organizar a casa.
Antes que a bagunça engula a sua rotina, eis aqui algumas dicas de como organizar a casa.

Se tem uma coisa que quebra as pernas da gente quando vamos morar sozinhos é a tal da organização. Principalmente se você nunca teve assim muita intimidade com os afazeres domésticos. Por menor que sua casinha de um seja, não importa, sabe Deus como, a bagunça se multiplica a passos largos todos os dias. Ah, e pior, de acordo com uma pesquisa realizada pela marca Rubbermaid (uma empresa americana do segmento de utilidades domésticas), uma casa desorganizada pode gerar uma mente desorganizada. Durante o estudo, a maioria dos entrevistados demonstrou sentimentos de estresse, ansiedade e esgotamento quando suas casas estavam bagunçadas, a ponto de não saberem nem por onde começar uma arrumação. Familiar pra você? Rs…

A pesquisa pontuou ainda que 91% sentem-se sobrecarregados de alguma maneira pela bagunça em casa, 88% quer menos desorganização, enquanto aproximadamente a metade não se sente confortável em convidar amigos para visitas, por conta da baderna, e um terço nem mesmo sabe como diminuir a desordem. Além disso, 57% se sentem estressados e 42% ficam mais ansiosos quando suas casas estão bagunçadas.

Quem aí nunca passou pela situação de ter que pegar uma xícara para beber água porque simplesmente não tem mais copos limpos? Ou de catar uma roupa que “poxa, nem tá tão amassada assim, acho que vai dar pra usar” e ir para o trabalho? Pois bem, senhores, antes que a bagunça engula a sua rotina, eis aqui uma pessoa que já passou muitas vezes por isso (e passa ainda, confesso) que vai poder te dar algumas dicas.

A primeira coisa que você precisar ter em mente - e foi uma frase que ouvi do meu noivo, que era só namorado na época, pensa a vergonha - é: sua casa não é o seu quarto. Pera, como assim? Vamos voltar alguns anos, quando você ainda morava na casa dos seus pais. Lembra do teu quarto? Aquele território sagrado que era total responsabilidade sua? E que, por isso mesmo, tinha tênis espalhados pelo chão, bobeiras desorganizadas e uma mãe a brigar insistentemente dizendo: “O dia que eu entrar nesse quarto vou jogar tudo que estiver fora do lugar no lixo?”

Velhos tempos, heim? Pois é, o primeiro passo para uma casa organizada é lembrar que: 1) não vai ter mãe te ameaçando pra você fazer a limpeza e 2) você não pode simplesmente fechar a porta pra bagunça. Não, amiguinho, a casa desorganizada está ali. Então, dica básica: não deixe suas coisas largadas pelos cômodos. Guarde o sapato no armário (ou onde quer que seja o lugar certo dele), arrume um canto pra sua bolsa ou mochila, tenho um lugarzinho para deixar seus livros, revistas, correspondências, enfim… organize o que for de uso diário e que faça parte do seu cotidiano. Esse é o primeiro passo para as coisas começarem a entrar nos eixos.

Outra dica bem interessante é estabelecer uma rotina. Você pode, por exemplo, selecionar de 2 a 3 tarefas para cada dia da semana e estabelecer o tempo de 30 minutos a 1 hora para a execução. Fica mais ou menos assim: na segunda é o dia de passar aspirador, tirar pó dos móveis e trocar a roupa de cama. Na terça, você pode varrer a sacada/varanda (se tiver) e colocar lençóis e toalhas pra lavar. Na quarta, limpar o banheiro, a geladeira, lavar roupas delicadas e assim vai… tudo de acordo com a rotina e necessidade da sua casa. Algumas tarefas devem ser feitas diariamente, como tirar o lixo, guardar a bagunça aparente espalhada e nada de deixar a louça na pia!

Ou seja, com um mínimo de organização e dedicação, você gasta pouco tempo e sua casa fica sempre arrumadinha. E assim aquela história de receber alguém em casa e dizer “não repara na bagunça, não”, chega ao fim!

E você, qual é a sua rotina de cuidados diários com a casa? Conta pra gente na fanpage do Casa de Um.

*Evelise Couto é jornalista, colaboradora do Lado B e autora do blog Casa de Um, com dicas e experiências para quem vive sozinho.

Nos siga no Google Notícias