A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

23/04/2014 10:21

Pela primeira vez, São Jorge ganha festa em igreja de Campo Grande

Ângela Kempfer e Luciana Brazil
Altar enfeitado para festa de São Jorge. (Foto: Marcelo Victor)Altar enfeitado para festa de São Jorge. (Foto: Marcelo Victor)

São Jorge é um dos santos mais venerados pelos cristãos, mas só dá nome a uma igreja em Campo Grande. Também nunca teve uma festa aqui na cidade, até este ano.

Veja Mais
Astrologia védica mostra o futuro, mas também ensina a aceitar o destino
Como mágica, o amor encontrou o palhaço e romance vive liberdade em belas fotos

Desde de segunda-feira, o dia do santo é comemorado no templo ortodoxo da rua 14 de Julho. “Faltava apenas a iniciativa”, comenta o monge Cristiano Lopes, que há 5 meses chegou em Campo Grande e resolveu organizar o evento.

Depois da missa, às 19h, a festa começa com danças folclóricas e comidas árabes, por conta da origem síria da Igreja Ortodoxa.

Devota, Marcella Vickye, de 31 anos, apareceu mais cedo nesta quarta-feira, Dia de São Jorge. Ela diz que nunca teve a influência da família na questão de religiosidade, escolheu o santo de devoção sozinha. “Sempre acreditei, nasceu comigo mesmo e já consegui muitas graças de São Jorge”, conta, depois de orações de agradecimento.

São Jorge é considerado um dos principais santos da igreja, conhecido como defensor da fé. “É um dos mais importantes mártires cristãos”, reforça o monsenhor Antônio Nakkoud, que há 44 anos comanda a Igreja Ortodoxa em Campo Grande. É o padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro e dos escoteiros.

Os fiéis acreditam que, depois de uma carreira brilhante no exército romano, ele abandonou todas as glórias para defender o povo cristão, perseguido pelo imperador Diocleciano.

Nos últimos tempos, se transformou em um símbolo pop, inspirando até a moda. Mas o principal mérito do santo é o sincretismo. É adorado por católicos e seguidores da umbanda e candomblé, onde é apresentado como Ogum. Apesar disso, não há qualquer comemoração programada em terreiros de Campo Grande hoje.

Já na Igreja Ortodoxa, a festa de São Jorge termina nesta quarta-feira. Segundo os organizadores, cerca de 400 pessoas tem comparecido nas noites do evento.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.