ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Primeiro dia útil do ano: hora de desengavetar projetos e aposentar desculpas

Paula Vitorino | 02/01/2013 13:20
Tirando a poeira do ano passado. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Tirando a poeira do ano passado. (Fotos: Rodrigo Pazinato)

Não tem mais desculpa. Acabaram as festas e 2013 começa pra valer hoje, no seu primeiro dia útil, uma ensolarada quarta-feira. É hora de voltar ao trabalho, organizar as pendências, aproveitar as liquidações de janeiro e, principalmente, colocar em prática aqueles planos, que você provavelmente perdeu horas em 2012 matutando e sofrendo por antecipação. Pois é, a hora chegou.

“Já estou tirando a poeira do ano passado. É o dia de começar os planejamentos”, dá a dica pra começar o Ano Novo com o pé direito, o técnico Evilasio Cardoso, de 55 anos, enquanto engraxa os sapatos no calçadão da Barão do Rio Branco.

Tradicional promessa de início de ano e segunda-feira, hoje também é conhecido como o dia de sair do sedentarismo. “Hoje começo firme a academia. Ano passado fiz só essa semana, mas esse vou firme até o fim do ano”, aposta a jornalista Emmanuelly Castro, de 29 anos.

Até pra quem a rotina de academia não é só promessa o dia também é de abandonar os exageros das festas e voltar para a vida saudável. “Voltar agora ao ritmo normal depois das festas. Tá sendo horrível, mas tem que começar aos poucos”, diz o arquiteto Paulo Ribeiro, de 47 anos.

Dia de colocar em prática a promessa de malhar.
Dia de colocar em prática a promessa de malhar.

Trabalho – Para quem estava de recesso, a quarta-feira com cara de segunda é dia de voltar ao ritmo normal de trabalho. “Voltou hoje a correria, acordar cedo”, diz a jovem Marceli de Oliveira, de 15 anos, que desde o ano passado iniciou no primeiro emprego.

Mas para quem está desempregado o dia é uma ótima oportunidade para iniciar 2013 de trabalho novo.

“Já vou aproveitar hoje para ir distribuir currículo com alguns contatos. Afinal, iniciar o ano empregado aumentará as possibilidades em 2013”, aposta o jovem Álvaro Ramos, de 24 anos.

Começar o ano com as contas em dia.
Começar o ano com as contas em dia.

Contas – Nos bancos, antes mesmo do horário de abertura, os clientes já formavam fila. Tudo para colocar em ordem as contas no novo ano.

“Depois de tantos feriados hoje é o primeiro dia do ano. Vou receber meu salário e já pagar as contas”, diz a atendente Cristina Bispo, de 36 anos.

O servidor público Nelson Marques, de 50 anos, diz que decidiu começar a organização de 2013 pelo banco. “O primeiro lugar que fui é o banco. Vou reorganizar um empréstimo, colocar as contas em dia”, diz.

Promoções – Pelo centro da cidade o movimento já voltava ao normal nesta manhã e o atrativo principal são as ofertas de janeiro. Para alguns, é dia de comprar o presente de Natal atrasado com desconto.

“Peguei uma promoção boa e estou levando os presentes de Natal. Já tinha combinado que ia dar atrasado. Esperei o primeiro dia de janeiro pra pegar as promoções”, diz a dona de casa Rosa Luz, de 64 anos.

O gerente de uma loja que iniciou o ano com descontos de até 70% diz que o movimento está surpreendendo e que a época é ideal para vender.

“Já no primeiro dia as pessoas estão vindo comprar. Já começamos o ano com as ofertas e a data é praticamente um segundo Natal”, diz o gerente Gilberto Fonseca.

É verdade que a vida continua normalmente, pois como dizem alguns: é só mudança de calendário. Mas a dica é aproveitar a energia do novato 2013 e virar a página do calendário, da vida. Se você ainda não se deu conta ou nem teve tempo para perceber que um novo ano já começou, não perca tempo, e aproveite para tirar da gaveta aqueles projetos que só existem no desejo, seja em qual for a área.

Nos siga no Google Notícias