ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Procissão e bolo com 15 alianças mostram que São José também é casamenteiro

Paula Maciulevicius | 19/03/2015 12:32
Devota de São José, Maria Célia faz o bolo de novo este ano com muito a agradecer pelo milagre alcançado. (Foto: Marcos Ermínio)
Devota de São José, Maria Célia faz o bolo de novo este ano com muito a agradecer pelo milagre alcançado. (Foto: Marcos Ermínio)

Em Campo Grande, a função de casamenteiro tem santo certo, Santo Antônio, mas a tarefa parece estar dividida também com São José. Considerado padroeiro da família, pela dedicação aos familiares e também dos trabalhadores, o dia do santo tem bolo com 15 alianças e a crença de que quem encontrá-las, tem o apoio de São José e já meio caminho andado rumo ao altar. 

Na Igreja São José, nesta quinta-feira, os preparativos estão a todo vapor. O bolo de 300 quilos serve até mil pessoas. Com recheio de ameixa, são várias medalhas do padroeiro em meio à massa, junto de um par de alianças de ouro, 10 de semijoias e quatro de aço cirúrgico.

A festa começa às 19h desta quinta, com missa do padre Leandro e procissão pela quadra da igreja, partindo da Rua Dom Aquino, seguida da quermesse para então passar a cortar o bolo.

Para o bolo, já estão vendidas 600 fatias. Recheio esconde 15 alianças. (Foto: Marcos Ermínio)
Para o bolo, já estão vendidas 600 fatias. Recheio esconde 15 alianças. (Foto: Marcos Ermínio)

Responsável pela quermesse, o funcionário público Alfredo Okumoto, de 65 anos e a esposa Ercília Okumoto, foi quem trouxe a ideia das alianças para a igreja. Já na sexta edição, ele comenta que São José, além de ser padroeiro da família, sedia na igreja muito mais casamentos do que a Santo Antônio. “Santo Antônio ajuda a formar a família e São José ajuda a manter”, completa.

Na 6° edição da festa de São José, mais de 4 mil pessoas devem passar pela igreja. Para o bolo, já estão vendidas 600 fatias. O valor de cada uma delas é de R$ 3,00 e os convites são vendidos também na hora.

Uma das ajudantes do bolo tem muito a agradecer. Um milagre que ela atribui a ação de São José se concretizou neste ano, com a entrada da filha no curso de Medicina. "Minha filha não tinha passado em nenhuma faculdade, eu disse para São José que eu só fazia o bolo se ele me concebesse um milagre, que era meio impossível, mas que para ele, nada é", conta a empresária Maria Célia Caiçara da Silva, de 47 anos.

O pedido foi feito às 3h da manhã e horas depois, a Universidade informou que a filha tinha chance de ingressar e ainda pelo ProUni. "Eram três vagas, ela era a quarta candidata, uma desistiu e ela conseguiu e ainda com uma bolsa", agradece a mãe.

Alfredo, o organizador, encerra convidando as solteiras para a festa. "A última que pegou aliança, no ano passado, já casou e nós fomos padrinhos", brinca.

A Igreja São José fica na Rua Dom Aquino, esquina com a Pedro Celestino, no Centro.

Dia de São José tem missa e procissão na igreja a partir das 19h. (Foto: Marcos Ermínio)
Dia de São José tem missa e procissão na igreja a partir das 19h. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias