A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

21/12/2013 14:03

Psicólogo sonha em transformar Campo Grande na cidade da leitura

Mariana Lopes e Viviane Oliveira
Para a pessoa levar o livro é de graça, só precisa se comprometer a ler e a passar para frente. (Foto: Cleber Gellio)Para a pessoa levar o livro é de graça, só precisa se comprometer a ler e a passar para frente. (Foto: Cleber Gellio)

“Escolha um livro, não paga nada, o único pagamento é a leitura”. É com essa frase que o psicólogo Ronilço Guerreiro, 37 anos, chama a atenção das pessoas que passam pelo Calçadão da Barão, em Campo Grande.

Veja Mais
Despedida dominou a web na semana em que todo mundo coloriu de verde o coração
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980

Como ele próprio define, é um marketing do bem para incentivar a leitura entre os cidadãos campo-grandenses. “Quero fazer daqui a cidade da leitura”, declara Ronilço, sem medo de a ideia parecer utópica ou não.

Todos os sábados de manhã ele está lá, no Centro da Capital, com os livros espalhados pela calçada e um cavalete anunciando a distribuição de títulos dos mais variados.

Mas não é simplesmente pegar os livros e levar para casa. Ronilço faz a pessoa se comprometer em disseminar a proposta do projeto. “Para a pessoa levar o livro é de graça, só precisa se comprometer a ler e a passar para frente”, explica o psicólogo.

Algumas pessoas até se espantam com a proposta de Ronilço, mas há quem se encante com a ideia de levar a cultura e o conhecimento a todos os cantos da cidade.

Estudante de Pedagogia, Nabiha Lima, 24 anos, não deixou passar a oportunidade de pegar um livro para levar para casa. Adepta da boa leitura, ela gostou muito da proposta do projeto e se comprometeu em passar a ideia para frente.

“A leitura precisa de propaganda, é muito importante que seja incentivada, principalmente com as crianças, pois até nas escolas falta incentivo pra leitura”, comenta Nabiha.

Ronilço montou o projeto Livros Carentes há 1 ano e meio. Neste tempo, construiu uma gibiteca, no Jardim Oracílio, que hoje conta com 25 mil títulos. E o sonho do psicólogo tomou proporções tão grandes, que ele já apresentou a ideia até no programa da Regina Casé, na Globo.




Acabei de assistir o Ronilço na TV Brasil Pantanal, fantástico.
 
raimunda nantes barbosa em 23/12/2013 20:08:13
Que a terra do churrasco e tereré acorde para o alimento do espírito.
 
carla silva em 23/12/2013 11:30:54
Conheço o Ronilço, orgulho de Campo Grande. Assisti ele no Esquenta.
Olha o video: http://www.youtube.com/watch?v=fgwYXxIHCGU
 
thiago rodrigues da silva em 22/12/2013 20:08:39
Me apaixonei pela ideia. Vou passar lá.
 
Marilia S. Machado em 22/12/2013 20:06:17
Projeto maravilhoso, já adotei varios livros lá. Este cara essta de parabéns. Quem nos dera outras pessoas tivesse esta mesma atitude.
 
Luciano Filho em 22/12/2013 20:05:32
Quando jovem, e ainda morando em Porto Alegre/RS, sempre emprestava livros após ter lido-os. E sempre pedia que passassem adiante. Minha única exigência era que registrassem o nome, local de moradia e data da leitura. Para minha surpresa e satisfação, passados mais de cinco anos, um dos meus livros voltou para as minhas mãos. E a melhor parte da história: muito bem conservado, e com muitos, muitos nomes e datas registradas.
 
Fernando Silva em 22/12/2013 19:54:58
Ideia excelente! Sou apaixonada, por uma boa leitura! Aprendi a gostar de ler ainda muito criança, por conta das minhas tias que liam muito, ela me incentivaram a gostar de ler! Ficava curiosa em saber o que continham aqueles livros que minhas tias não tiravam das mãos!Fico me imaginando, hoje, se não tivesse amor p. leitura.Estou aposentada e com pouca coisa p. se fazer, com certeza minha vida não seria a mesma! Ah! como é maravilhoso gostar de ler!
 
mercedes rodrigues de brito em 21/12/2013 16:09:05
Parabéns!! Porque eu não consigo curtir esta matéria linda.
 
fabio mendes em 21/12/2013 14:29:22
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.