ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Quais são as invenções das crianças para um mundo melhor e mais divertido?

Paula Maciulevicius | 12/10/2013 07:03
Quando o céu é o limite, a invenção das crianças de hoje vai longe. Tudo colorido, cheiroso e para no fim, fazer além deles, o mundo feliz. (Fotos: Cleber Gellio)
Quando o céu é o limite, a invenção das crianças de hoje vai longe. Tudo colorido, cheiroso e para no fim, fazer além deles, o mundo feliz. (Fotos: Cleber Gellio)

As mãozinhas batem pique, pegam no lápis, pulam corda. Carregam bonecas e carrinhos por todo pátio. Os olhos estão voltados não ao que eles veem, mas a maneira como enxergam a vida ao seu redor. Num misto da realidade que lhes bate à porta, com a imaginação de poder inventar o sorriso, a gente pergunta o que uma criança hoje inventaria para o futuro?

Os olhos esverdeados de Isabela Silva, de 7 anos, brilham quando ela fala da invenção que vai ficar em sua casa. O cabelo trançado de lado às vezes vem ao encontro dos dedinhos que num futuro próximo vão apertar os botões da máquina de curar as doenças.

“As pessoas entravam nela e ela curava as doenças que essa pessoa tem. Essa máquina ia curar todas as doenças. É uma máquina grande, mas só vai entrar um de cada vez”, descreve.

E onde essa máquina vai ficar? Pergunto a Isabela. “Ela vai ficar na minha casa. E quem vai cuidar sou eu”. O formato da ideia é um coração rosa. Não pelo significado da bondade e do amor de quem quer salvar o mundo à sua maneira, mas simplesmente porque a forma é bonita.

A mocinha de sorriso aberto diz que na família ainda não viu doença que precisasse da sua máquina hoje. “Mas eu vi na televisão muita gente doente”, argumenta.

E o tempo de tratamento Isabela, vai demorar? A pequena responde que sim e muito. Na lógica de criança 24h demoram muito a passar. “Vai um dia. Mas não tem problema, porque vai ter comida e cama lá dentro e eu ia apertar um botão para a porta abrir e ela sair de lá. Para entrar? A pessoa vai falar o nome e já vai entrar lá dentro”.

No projeto da máquina de curar pessoas, Isabela desenha um coração. O formato da invenção da criança.
No projeto da máquina de curar pessoas, Isabela desenha um coração. O formato da invenção da criança.

Na cabecinha de Isabela, o paciente vai sair feliz e pulando. Curado para sempre.

Aos 7 anos, o perfume que mais gosta será a essência da invenção de Maria Luiza Maia. ‘A flor mais cheirosa do mundo’. Em rosa e roxo é isso que ela quer plantar e ver crescer bem bonito em um vaso.

“Por que eu faria? Porque tem que existir a flor mais cheirosa do mundo!” responde sem titubear. E prossegue narrando que o aroma será de rosa com Ma Cherie, perfume infantil.

A história se mistura com o conto do Pé de Feijão, quando Malu, como a menininha gosta de ser chamada, fala que ia ser tão grande até alcançar o feijão mágico.

“Todo mundo da cidade ia ver e sentir o cheiro de longe. Pra regar? Eu ia usar um regador gigante”, continua.

A narração é interrompida por Isabela, a inventora da máquina que cura doenças, que pergunta “e como você ia fazer para carregar o regador? Todo mundo, do mundo inteiro vai ver a sua flor?” Malu responde “vai sim e pra carregar serão mil pessoas”.

O gosto pelas flores está estampado nos cabelos. A tiara que enfeita a cabeça tem uma flor no canto esquerdo. Assim como a invenção, Malu é a própria flor.

“Ela vai ser cheirosa como a flor do amor e todo mundo vai ficar feliz e gostar de sentir ela”.

Depois das damas, veio o cavalheiro, ou seria cavaleiro? De bota, cinto, fivela, chapéu e berrante, Felipe Dantas, de 8 anos, se apresenta como o inventor do cavalo elétrico.

O cavalo elétrico de Felipe será igual a um normal. Monta na cela e coloca os pés no estribo.
O cavalo elétrico de Felipe será igual a um normal. Monta na cela e coloca os pés no estribo.

Solução encontrada por ele, que não tem fazenda, para abrigar o animal que mais gosta. “Vai ser para as pessoas criarem na área urbana”, explica.

Apesar de levar o nome de elétrico, o cavalo não recarrega as energias pela tomada e sim galopando até o posto de combustível mais próximo.

“Vai no posto e põe óleo diesel de S10. Quanto vai custar? R$ 12 mas dá para andar o dia inteiro”.

E para montar no cavalo elétrico, o cavaleiro precisa do quê, questiono. Bruto, ele responde “igual cavalo de verdade. Pega a cela, põe o pé no estribo, passa o outro por cima e coloca. Ele não é muito grande, pode deixar em qualquer lugar”, descreve.

Se pode deixar em qualquer local, significa que ele vai caber dentro de uma casa Felipe? O cavaleiro reage achando a pergunta absurda. “Dentro de uma casa? Onde é que já se viu um cabelo dentro de uma casa? Só se for no quintal, dentro de um curral. Mas a área tem que ser grande para ele correr. O cavalo precisa de ar livre”.

O “Fúria da Noite”, como vai chamar o cavalo elétrico de Felipe pode ser encomendado direto das fábricas, que serão instaladas em Campo Grande, Corumbá e no Pantanal. Ele mesmo diz que não vai vender, só inventou. Já o preço, garante que não vai ser caro. “Vai custar só R$ 100 mil”.

Na casa de brinquedos de Laís, todo mundo vai ser criança pra sempre.
Na casa de brinquedos de Laís, todo mundo vai ser criança pra sempre.

A imaginação de Laís Arakaki, 5 anos, se volta para uma casa mágica. A casa de brinquedos. Porta adentro só depois de tocar a campainha. No quintal, várias árvores e um gramado. E lá dentro... “Vai ser tudo de brinquedo e vai caber todo mundo. As crianças vão brincar pra sempre”.

A casa, rosa, amarela e azul também permite a entrada de quem não tiver brinquedo em casa. Pelo que a gente interpreta, a casa segue a linha Peter Pan, onde ninguém nunca cresce.

Laís, Felipe, Malu e Isabela não tem compromisso com a realidade a não ser das asas à imaginação. As grandes invenções aqui descritas, não passam dos próprios desenhos que eles têm, que no fundo revelam ainda a vontade dos pequenos de fazer um mundo mais feliz, seja pela cura, pelo cheiro, pela brincadeira ou pelo galope.

Nos siga no Google Notícias