A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

21/02/2016 07:56

Qual a relação entre bazar famoso da Maracaju, o Clube da Amizade e São Gonçalo?

Lenilde Ramos
Gonçalo de Amarante viveu na Idade Média (morreu em 1262) e nunca foi canonizado, oficialmente é beato,Gonçalo de Amarante viveu na Idade Média (morreu em 1262) e nunca foi canonizado, oficialmente é beato,

São Gonçalo é um nome popular em Campo Grande por causa do Bazar na Maracaju, que todo mundo conhece e, claro, isso tem uma história.

Veja Mais
Uber multado, reajuste de ônibus e cidade sob chuva bateram recordes nas redes
Do Corinthians ao canteiro de obra, zagueiro que virou servente tem nova chance

Meu sogro, Gonçalo, avô dos meus filhos Uirá, Arany e Aruã foi um ser humano maravilhoso, de tradicional família cuiabana, os Metello de Assis, com raízes ancestrais na região do Livramento, na Baixada Cuiabana, em MT.

Ele veio com a família para Campo Grande e aqui se casou com a Barbosa mais bonita da cidade: Maria. Essa família sempre foi abençoada pela boniteza. Também!

Ao descobrir a origem do nome do marido, Maria virou devota fervorosa de São Gonçalo e começou, há 50 anos atrás, a comemorar seu dia.

Gonçalo começou como caixeiro viajante e depois, com a mulher, abriu um pequenino bazar na casinha de tábua. O Bazar São Gonçalo cresceu com a Maracaju, enfrentando as enchentes homéricas que desciam até a Calógeras, viu o asfalto chegar, acompanhando, de tabela, as muvucas do Bar do Paulo e o lendário Bloco do Flor de Ingá.

Seu Gonçalo faleceu novo, com apenas 50 anos. Maria resistiu o quanto pode, até o filho caçula assumir o Bazar e transformá-lo no que é hoje.

Maria, viúva, conhecia muito bem a história do santo e inspirada por ele construiu um novo caminho em sua vida e na vida de milhares de pessoas.

Gonçalo de Amarante viveu na Idade Média (morreu em 1262) e nunca foi canonizado, oficialmente é beato, mas sua fama cresceu tanto que o povo o chama de santo.

É só ir na Wikipédia que a biografia está lá mas, o que interessa aqui é que São Gonçalo tocava viola de coxo e confortava as famílias solitárias cujos pais e maridos saíam em peregrinação ou guerras pelo mundo.

Foi assim que Maria Metello criou o Clube da Amizade, para reunir os solitários em torno de uma diversão sadia e construtiva. O Clube completa 35 anos neste 2016 e adivinhem quem é o padroeiro? São Gonçalo.

Nesses 50 anos, Maria Metello nunca deixou de comemorar o Dia de São Gonçalo com andor, procissão festiva e baile. Os últimos que acompanhei foram com o Grupo Eco do Pantanal. Delícia... delícia!!!

Meu filho mais velho foi o primeiro neto do vô Gonçalo e do meu pai, o vô Severino e me lembro dos dois conversando sobre o nome, se ia ser Gonçalo, Severino ou Severino Gonçalo ou Gonçalo Severino. Mas, antes do neto nascer (ainda bem), resolveram nos perguntar. Quando eu e meu marido lindo dissemos que o neto deles ia se chamar "Uirá", eles quase caíram da cadeira. São Gonçalo perdoa... E viva São Gonçalo!!!




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.