A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

22/07/2013 06:32

Quando o frio bate à porta e vira o assunto do dia na vida real e virtual

Paula Maciulevicius
O frio bate à porta e anuncia: vai ser assunto do dia e quem sabe da semana toda. (Foto: Marcos Ermínio)O frio bate à porta e anuncia: vai ser assunto do dia e quem sabe da semana toda. (Foto: Marcos Ermínio)

Bastou a meteorologia dar o alerta que ele ganhou o papel de protagonista na vida real e virtual de muita gente. Do final de tarde deste domingo para o início desta segunda, quando a temperatura caiu mais de 10 graus em Campo Grande, o assunto acompanhou a queda no termômetro. O frio virou começo, meio e fim de conversa.

Veja Mais
Casal queria poetizar início, mas soube rimar como ninguém o "fim" do amor
Monogâmico ou não, gays e lésbicas querem o direito de viver a afetividade

Quer ver só? Dá uma olhada no Facebook e me diga se não há pelo menos um post falando da frente fria que chegou ao Estado. Aquela velha conversa de elevador: "será que chove?" foi substituída pelo "mas você viu que frio? Diz que quarta-feira vai fazer 1 grau". Do bom dia na padaria da esquina ao papo no ônibus. Não tem campo-grandense hoje que não vá falar ou pelo menos ouvir a previsão do tempo para esta semana.

Também pudera, desde que me tornei jornalista ouço e reproduzo meteorologistas comparando que esta frente fria é a mais forte dos últimos sabe lá quantos anos. A intensidade do frio é o que acelera a repercussão, aí não tem como fugir, quando uma das maiores ondas de frio chega a Mato Grosso do Sul com geada e temperatura negativa, é claro que o comentário será em torno do que marcar o termômetro.

É nesta época que se ouve e lê a expressão 'sensação térmica', geralmente com alguns graus abaixo do que a meteorologia registra como temperatura. Esta semana, preparem os ouvidos e a paciência, para escutar tantas vezes o mesmo assunto, e também, os casacos. Aos olhos, já adianto, internautas vão ler como nunca antes na história das redes sociais a hashtag frio e derivados.

Sem discordar, o estudante Ed Wassouf, de 26 anos, ainda acrescenta "fora a carência na timeline que o frio gera... Vou até postar uns caldos para os solteiros e não solteiros", comentou. Isso porque ele vive por aí compartilhando receitas pelo Facebook.

Entre boas vindas e reclamações, o campo-grandense divide opiniões mas é unânime em comentar o assunto. (Foto: Arquivo/Marcelo Victor)Entre boas vindas e reclamações, o campo-grandense divide opiniões mas é unânime em comentar o assunto. (Foto: Arquivo/Marcelo Victor)

É só dar uma olhadela que já se vê "frio começando em 3,2,1"... Se fosse só o frio a gente até que dava um jeito. Mas parece só apertar um botão de 'start' que junto das baixas temperaturas vem as comidinhas típicas acompanhadas de um bom (nem sempre tão bom assim) vinho. Numa conversa informal, o Lado B tentou misturar justificativas para se chegar a razão do assunto dar tanto pano pra manga.

"Acho que é porque aqui não faz frio e quando é notícia de frio extremo e por vários dias, acaba aumentando o comentário e caindo na conversa de todos. Como a maioria do ano é muito quente, o frio sempre aumenta a expectativa em relação a roupa que vai usar, aquela comida que se tem vontade de comer. Fora o clima de romance, as pessoas ficam mais inspiradas", opinou a farmacêutica Ellen Rodrigues Freitas, de 24 anos.

Mas não é só de elogios que vive o frio em Campo Grande. Há quem declare abertamente para que ninguém venha com essa de 'adoro frio'. Os motivos? São bem óbvios. É claro que a baixa temperatura é ótima para quem pode ficar debaixo das cobertas por mais tempo de manhã, quem não precisa ir pra rua logo às 6h, que fique longe da água fria de uma torneira e que tenha um cobertor de orelha para acompanhar a estação. "Tá, agora para a palhaçada e desliga o ar-condicionado", brincou o chefe de cozinha Bruno Figueiredo de Oliveira, de 30 anos.

O assistente administrativo João Paulo Ferreira, de 24 anos, é um dos que acompanha todo ano a mesma lenga lenga. "Aqui isso sempre acontece.. Faz um friozinho, na maioria das vezes agradável, aí aparece aquela turma que fala que está frio demais e que vai congelar e tal...", disse.

Em tempo de frio, entre reclamações, boas vindas, há comentários de quem se lembra que as baixas temperaturas pegam muita gente desprevenida. "Pessoal, pelo que tudo indica, essa semana vai ser super fria, então quem puder e quem quiser ajudar com a doação de agasalhos, o Ministério Público está realizando a coleta. É só levar ao prédio do MPE, ao lado do Fórum, das 8h às 18h. Bora ajudar pessoal". O convite é feito pelo advogado Felipe Lopes, de 23 anos.

Seja o comentário falado ou seguido de hashtags, o frio chegou e com ele muito assunto também.




desse jeito vou voltar para a minha querida Sento-sé na Bahia.rsrsrrs
 
Ana Carla em 22/07/2013 23:15:10
Essas frases típicas de facebook, tais como: frio començando em 3,2,1; frio vai com calma que eu estou solteiro; iniciando os trabalhos, só que não (sqn); curte ou compartilha,etc. só monstram o quanto as pessoas são bobas e vazias. Frases sem graça, chatas, repetitivas, sem finalidade alguma. As pessoas apenas levam para a rede social o quanto elas são limitadas. E pior que tem gente que acha isso engraçado, e ainda repete, e posta constantemente as mesmas coisas. Estragaram o orkut e já estão estragando o face.
 
rafael santos em 22/07/2013 16:53:35
Paula, mais o pior mesmo vai ser na hora de acordar cedo e mexer com água: ter que escovar os dentes e tomar banho.. ai ai ai.. Mais eu sofro de mais ^^ e tbm eu fico mais apaixonado nessa época rsrsrs.. Boa Tarde
 
Thiago Brites (Estagiário DNIT) em 22/07/2013 15:43:00
,,, Não tenho gato, nem cachorro e nem cobertor para alguma orelha. Não trabalho fora mas acordo sempre cedo todos os 365/366 dias do ano, é hábito de muitos anos e assim sendo, com frio ou sem frio, umas quatro e pouquinho da manhã já estou acordada. Ruim realmente é água gelada da torneira, o vento frio pode-se dar um jeito com um bocado de roupas sobrepostas. Gosto do frio, acho lindo o céu cinzento e enevoado. Adoro um dia de sol, todavia, ficar morrendo de calor e todo suarento, que graça tem, hum?????? No frio ficamos mais charmosos, mais elegantes, mais discretos, ensimesmados.
 
Lucia Maria Miranda em 22/07/2013 11:57:33
ainda bem que eu tenho o cobertor de orelha e mais quatro gatos que vão pra cama comigo ficamos todos bem quentinhos pena que eu tenho que levantar muito cedo...
 
antonia mariano em 22/07/2013 07:31:33
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.