ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Sozinho, em casa, doido para dormir e o que fazer quando o sono não vem?

Evelise Couto | 19/02/2016 14:00
Sozinho, em casa, doido para dormir e o que fazer quando o sono não vem?

Eu nunca fui uma pessoa que dorme cedo, mas de tempos em tempos a insônia batia na minha porta. Depois que passei a morar sozinha o problema se agravou. Como muita gente sabe, sempre morei com minha mãe até seu falecimento. Essa foi uma situação que, com razão, mexeu muito com meu psicológico e a insônia resolveu dar o ar da graça.

Mas será que era só eu que não conseguia dormir de jeito nenhum??? Não… eu não era a diferentona! Segundo a Organização Mundial de Saúde, a insônia é um problema que afeta nada menos que 40% dos brasileiros. É muita gente rolando de um lado para o outro da cama a noite toda.

As razões para não consegui cair no sono são as mais variadas e vão muito além de você ficar online no celular até tarde checando seu Snapchat. A rotina corrida e a má alimentação que fazem tanta parte do dia a dia de quem mora só agravam a situação.

Mas existem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar esse problema. Anota aí:

- Organize-se: procure ir deitar e acordar sempre no mesmo horário todos os dias. Isso faz com que o seu corpo crie um tipo de rotina de sono. Ah, horários certos pra comer e tomar banho também ajudam. Quando sua mãe pegava no seu pé com essas coisas, ela não estava tão errada, não, viu?

- Fique offline: antes de dormir, nada de celular, nem de notebook na cama. A luz desses aparelhos não ajudam nem um pouco na espera pelo sono.

- Diga não: não consuma bebidas ou alimentos que contenham cafeína, como café, chá preto, chocolate e refrigerante. Eles agem como estimulantes, te mantendo bem acordado.

- Malhe mais cedo: quanto mais cedo puder ir à academia ou fazer um exercício físico, melhor. O corpo fica agitado e assim fica muito mais difícil cair no sono;

- Seu cantinho: mantenha um ambiente escurinho e aconchegante pra dormir. Se você tem mania de dormir no sofá mesmo com a TV ligada, apenas pare! Arruma um cafofo legal pra você e durma bem!

Se mesmo você tomando essas medidas (de verdade mesmo, não pra inglês ver) não rolar e você continuar com o sono zoado, corra para um médico especialista e cuide-se.

* Evelise Couto é jornalista, colaboradora do Lado B e autora do blog Casa de Um, com dicas e experiências para quem mora sozinho.

Nos siga no Google Notícias