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Comportamento

Sucesso na internet, o que a Prefs de Curitiba pode nos ensinar sobre Facebook?

Aline Araújo | 28/05/2015 11:07
Camila participou do evento contando as experiências da nova linguagem da Prefeitura de Curitiba (Foto: Fernando Antunes)
Camila participou do evento contando as experiências da nova linguagem da Prefeitura de Curitiba (Foto: Fernando Antunes)

Quem se interessa por mídias sociais já deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez na “Prefs”. Os canais virtuais de comunicação da Prefeitura de Curitiba aproximaram muito o curitibano das ações do governo municipal. O diferencial? Uma comunicação direta com uma pitada de bom humor, muita informação de serviços e uma mascote: a capivara.

Assim a fanpage da prefeitura alcançou 538 mil seguidores, conquistou não só o coração dos Curitibanos, mas também pessoas de outros lugares que curtem e compartilham as postagens ali. Muita informação é transmitida de uma maneira leve. Eles transformaram no Brasil o jeito de trabalhar com marketing institucional público

Camila é formada em Jornalismo e Direito, com especialização em marketing. (Foto: Fernando Antunes)
Camila é formada em Jornalismo e Direito, com especialização em marketing. (Foto: Fernando Antunes)

Para falar sobre o papel das mídias sociais na democracia e sobre a experiência em aproximar o poder público dos moradores a Analista de Mídias Sociais e Internet, Camila Braga, produtora de conteúdos especiais da secretaria de comunicação da Prefeitura de Curitiba, esteve em Campo Grande na tarde de ontem.

Camila contou que a revolução na comunicação da Prefs começou em março de 2013, quando o atual prefeito, Gustavo Fruet, pediu para que o departamento de comunicação estabelecesse um dialogo mais próximo com a população. O projeto nasceu de muito estudo e pesquisa, foi aprovado e implantado.

“No começo, não era tão fluida como é hoje. O primeiro objetivo era aproximar as pessoas e com o tempo a gente foi se adaptando, conforme a linguagem da rede, porque ela é orgânica”, comenta.

E recados sérios são dados de maneira leve.(Reprodução Facebook)
E recados sérios são dados de maneira leve.(Reprodução Facebook)
O humor está sempre presente. (Reprodução Facebook)
O humor está sempre presente. (Reprodução Facebook)

A ideia primordial era aproximar o cidadão, o humor acabou surgindo. “Nosso primeiro post de sucesso foi: Estamos com um dia com sol. Nosso recorde era três dias de sol. Isso para quem não é curitibano não faz tanto sentido, mas para quem é sabe que o sol não é um ator tão presente. Foi ai que a gente percebeu que estava no caminho certo”, conta.

Nas postagens eles trabalham com o orgulho do curitibano, brincadeiras que tem a ver com a realidade da cidade e causam identificação, além, é claro, de prestação de serviço. O rumo é falar sobre as leis da cidade, sobre as ruas que estão interditadas, sobre os eventos que fazem parte do calendário Municipal, sempre de um jeito diferente.

São sete pessoas na equipe, e Camila fala que o mérito está nessa junção de ideias, onde cada um contribui com a sua bagagem para poder fazer postes com associações divertidas, sem perder a função de informar. Algumas tem ícones da cultura pop, outros personagens de desenhos animados, sempre atentos para o que está rolando na rede. Além dos atendimentos, tanto para responder os comentários como os inbox.

(Reprodução Facebook)
(Reprodução Facebook)

“Quando você trabalha com serviço ao cidadão, você precisa reportar para as pessoas o que está acontecendo, e as secretarias começaram a perceber o valor das redes sociais”, pontua. Os gerenciamentos de crises também são feitos em tempo real, sempre buscando esclarecer, sem levar um posicionamento politico, e sim institucional.

Evento - Camila veio para Campo Grande para participar do evento “Democracia Virtual – Implicações Sociais”, com o tema “A internet e as mídias sociais como desafio ético para a sociedade civil”. Uma parceria da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) com a Fundação Konrad Adenauer.

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