ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Tarefa da escola vira livro onde Acsa conta rotina da família da casa amarela

Paula Maciulevicius | 04/02/2017 07:43
Texto e ilustração é de Acsa Campos de Brito, de 6 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Texto e ilustração é de Acsa Campos de Brito, de 6 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Na casa amarela tem uma família que mora nela e um girassol na janela". Aos 6 anos, é esta a introdução do livro que Acsa escreveu. A tarefa da escola virou publicação com direito até a noite de autógrafos.

A menininha é a do meio de um trio e atualmente se despede da cidade de Laguna Carapã e em consequência da mudança, também vai deixar para trás a casa amarela. "Eu moro com meu pai, minha mãe, eu, meu irmão e meu outro irmão", conta ao telefone.

Tem pouco mais de três meses que a historinha ganhou formato de livro. Desde os 3 anos Acsa é familiarizada com as letras. Fruto do trabalho de alfabetização que começou dentro de casa. "Ela escreveu em dois dias e ilustrou", conta o pai, Jucélio Pereira de Brito, de 38 anos. 

O enredo da narrativa é simples, mas tão genuíno. Em 10 páginas, Acsa retrata a rotina que ela vive dentro de casa. "Nessa família tem um menino cabeludo que sonha em inventar coisas para o mundo e tem também um menininho muito espertinho que gosta de ferramentas e um martelinho", explica os papeis que os irmão desenvolvem.

Acsa junto do irmão Abner.
Acsa junto do irmão Abner.
E aqui, lendo o livro para uma das vizinhas.
E aqui, lendo o livro para uma das vizinhas.

Criativa e muito observadora, Acsa passou para o desenho e as palavras o que vê em casa, como por exemplo o pai que "pela manhã sai todo engomado para o trabalho e toda tarde volta para casa feliz e desarrumado".

A casa amarela da família Brito tem, na descrição da menina, o som de passarinhos, amor e muito carinho. Também tem boneca e carrinho, violão e canção e abraços de montão. "Essa família adora viajar em histórias em quadrinhos ou num livro de ninar".

A poesia que sai da cabecinha da autora foi notada pelos pais e amigos. Na escola, a tarefa de fazer um livro foi passada no último bimestre e já nas férias, os pais decidiram digitalizar, alterar pequenas coisas e fazer um "piloto". "Saiu desse universo do nosso lar e de casa e as pessoas começaram a ver", relata o pai. Amigos da dona de uma gráfica, os pais decidiram então imprimir as ideias da menina.

"Gostamos disso, de incentivar os livros e os filhos para o mundo da literatura e da escrita e de alguma forma, deixar um legado", justifica. A festa da noite dessa quinta-feira era uma despedida da família da cidade, mas que foi aproveitada para distribuir os 50 livros da primeira tiragem. "

Quem vai estar lá? As amiguinhas e a família", diz Acsa. Se ela se sente como escritora, Acsa repete a pergunta e responde que ainda não sabe, mas que gostou do livro. "Fiquei tão feliz", comemora. 

O pai descreve a surpresa dela ao ver sair de dentro da caixa tantos exemplares. "Foi uma reação ímpar, ela ficou contente, não imaginava aquela quantidade de livros".

Na sessão de autógrafos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Na sessão de autógrafos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Administrador de empresas, para o pai é gratificante ver que o incentivo desperta aptidões naturais dos filhos.

"A gente tem tentando ver com essa simplicidade, como algo natural. Estamos tendo um retorno do que a gente fez lá atrás, desde o primeiro dia de vida, quando tentamos transmitir conhecimento e valores e agora estamos vendo isso florescer", compara o pai. 

Sobre a carreira no mundo da literatura, a gente percebe pela ordem da resposta que a menina quer é ser feliz. "Eu quero ser cantora, mãe, ajudar as pessoas e escrever livros", fala a pequena.

A família tem poucos livros, mas quem se interessar, pode procurar pela mãe de Acsa no Facebook ou no e-mail: patricia.c.britto@hotmail.com. Por enquanto, a menininha não tem ideia do que, mas quer continuar escrevendo. 

Curta o Lado B no Facebook

Tarefa da escola vira livro onde Acsa conta rotina da família da casa amarela
Nos siga no Google Notícias