ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Tradição que começou entre casal reúne grupo para penitência em Campo Grande

Elverson Cardozo | 18/04/2014 11:36
Grupo passou pela capela do Colégio Dom Bosco. (Foto: Marcelo Victor)
Grupo passou pela capela do Colégio Dom Bosco. (Foto: Marcelo Victor)

Há cerca 10 anos, a professora aposentada Lígia Maria Pereira de Albuquerque, de 64 anos, e o marido, já falecido, resolveram sair para uma penitência, percorrendo, a pé, 14 paróquias de Campo Grande durante a Sexta-Feira Santa.

A tradição, que começou entre o casal, ganhou, ao longo dos anos, novos adeptos e, agora, a caminhada é feita em grupo. Hoje (18), por exemplo, sete pessoas se juntaram à Lígia, para mais um exercício da via-sacra.

A leitura da primeira estação foi na própria casa da aposentada, por volta das 7h, no Jardim São Bento. Às 8h30, os fiéis já estavam na capela do Colégio Dom Bosco e contabilizava cerca de 6 quilômetros percorridos.

Com um caminho longo pela frente, ninguém reclamava do cansaço. “A gente se coloca no lugar de Jesus”, disse o estudante Igor Anderson Gomes Araújo, de 25 anos, um dos participantes.

Para ele, a penitência é um momento de reflexão “do que a gente faz e o que é a nossa vida”. “Procuramos respostas para as coisas que acontecem”, completou. É uma oportunidade de renovar a fé.

Leitura de uma das estações. (Foto: Marcelo Victor)
Leitura de uma das estações. (Foto: Marcelo Victor)

A cada parada, o grupo lia uma estação da via-sacra, refletia e rezava o terço. Cumprindo o trajeto pela primeira vez, a publicitária Fernanda Martins, de 27 anos, se mostrou entusiasmada com a experiência.

“É um tempo que você gasta para pensar sobre esse dia e a respeito de sua vida. Foi isso que me fez aderir”, contou.

Filha da aposentada Lígia, a professora de educação física Janaina Pereira de Albuquerque, de 27 anos, sempre viu os pais saindo para a caminhada, mas achava a ideia uma loucura, até o dia em que resolveu acompanhar a mãe.

“Eu via que ele voltava renovada, mas não entendia o que era aquilo. Achava que era uma coisa sem importância. Hoje eu também volto outra pessoa”, comentou.

O irmão de Janaina, o administrador Rodrigo Pereira de Albuquerque, de 37 anos, também demorou a entender o real significado da penitência, tanto é que se juntou ao grupo apenas nesta sexta-feira. “Sempre vi o sacrifício deles. Penso que pode ser gratificante. Nesse caminhar a gente pode pensa em muita coisa”, declarou.

Nos siga no Google Notícias