ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Um brinde aos jovens que acham lindo ficar bêbado e ter história para contar

Mariana Lopes | 15/07/2015 06:55
Um brinde aos jovens que acham lindo ficar bêbado e ter história para contar

Outro dia, sentada em uma roda de jovens e amigos entre seus 18 e 20 e poucos anos, eu observava uma série de narrações de histórias de bebedeiras. A cada conto, que não passavam de lembranças de momentos que viveram juntos, a risada vinha fácil e durava. Tive dificuldade em identificar quem ali estava mais orgulhoso pela coleção de embriaguez. O meu espanto aumentava à medida que os meninos e as meninas achavam graça de simplesmente estarem bêbados e darem trabalho a outras pessoas.

Bom, este poderia ser um texto “careta”. E talvez até seja (tudo depende do ponto de vista). Mas antes que me chamem a atenção pela hipocrisia e me questionem se eu nunca fiquei bêbada, confesso que já tomei lá os meus pileques. Foram poucos, mas eles existiram. E também não vou negar que gosto de tomar uma cervejinha uma vez ou outra, em um momento de lazer. Mas acho que o importante é saber a hora de parar. E esta hora é antes de o álcool subir à cabeça e me tirar do controle da situação.

Porém, não é disso que quero falar aqui neste texto. Não é sobre o beber em si, o ficar bêbado ou não. Mas sim sobre o pseudo-status do “fiquei bêbado”, tão comentado nas rodinhas de amigos. Engraçado que nunca ouvi ninguém dizer isso com tanto orgulho na frente de pai e mãe. Olha que coisa!

E por falar em família, uma pergunta corriqueira entre os jovens: “o que vou contar aos meus netos?” Afinal, devemos colecionar momentos e histórias (engraçadas, aventureiras, loucas e por aí vai). Já dizia Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não nos permite ensaio. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.

Mas o problema é quando cantar, dançar, rir e viver intensamente estão sempre associados ao álcool. E isso não é um mal exclusivo das últimas gerações. Ah, não! Longe de querer bancar a antropóloga ou socióloga, mas observo desde às histórias da época da adolescência da minha mãe a associação de bebida com felicidade e status.

Acho que desde sempre, beber tem um “quê” de independência, que é o que todos nós sonhamos e buscamos. Pura ilusão. E me pergunto de onde eles tiraram que isso é sinônimo de “moral”.

Já não sei se as pessoas bebem por gosto, só para ficar bêbado ou para se enturmar. Juro que fico bem perdida nesta conta aí. E lamento por ver jovens tão orgulhosos em deixar aos seus netos um baú recheado de histórias de cachaçadas. Mas cada um escolhe a herança que vai passar para frente.

*Mariana Lopes é jornalista e colaboradora do Lado B

Nos siga no Google Notícias