ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

A decoração chegou...e a sensação é de que o ano acabou

Ângela Kempfer | 28/10/2011 16:52
Loja cheia de enfeites na 14 de Julho. (Foto: João Garrigó).
Loja cheia de enfeites na 14 de Julho. (Foto: João Garrigó).

Quando a decoração de Natal começa a aparecer nas vitrines, a primeira ideia é de que mais um ano acabou.

“O Papai-Noel é terrível, aparece na loja e a gente já começa a planejar a ceia”, brinca o professor Julio Fernandes, parado em frente a dezenas de bonecos e enfeites de Natal já à venda nas Lojas Americanas.

Na cabeça, surgem as tarefas que ainda restam para 2011 e tudo o que passou. Pelas ruas, é só parar uma pessoa qualquer e descobrir como um ano é capaz de transformar a vida de alguém.

A vendedora Iraídes Martins, de 38 anos, trocou de emprego e de marido.
A vendedora Iraídes Martins, de 38 anos, trocou de emprego e de marido.

A vendedora Iraídes Martins, de 38 anos, muito bem maquiada na porta de uma loja de roupas femininas, abre o coração em plena rua Dom Aquino.

Em 2011, largou o emprego de 12 anos como auxiliar administrativa em um condomínio de Campo Grande e resolveu arriscar. “Cansei e decidi. Fiz um monte de cursos e agora estou aqui na loja e também sou depiladora”.

A coragem foi o ponto positivo, mas também houve decepções. “Profissionalmente estou feliz, mas emocionalmente não. Me separei depois de 23 anos casada”.

Em compras com a neta de 4 anos pela mão, Suzana Bertino, de 47 anos, tenta matar a charada. “Acho que todo mundo fica feliz de ver o ano acabar, porque parece que vão ter a chance de começar do zero”.

Calixto Rodrigues - ou o Palhaço Bexiga, acha que o fim do ano demora.
Calixto Rodrigues - ou o Palhaço Bexiga, acha que o fim do ano demora.

Suando sob uma fantasia de palhaço e a maquiagem pesada que o ofício exige, Calixto Rodrigues - ou o Palhaço Bexiga, concorda. “Já colocaram nas vitrines, parece que querem antecipar o fim do ano. Estão adiantando o fim para parecer que tudo vai começar de novo”, filosofa com bexigas em formato de espada na mão.

Os tatuados, sentados em uma fachada da Afonso Pena, consideram o tempo uma grande besteira. “É tudo um lance comercial. Para mim, um mês é igual ao outro. Não tem importância. A única coisa de se pensar é que tá chegando as férias da faculdade”, comemora o estudante de Geografia da Uems, Edgar Ibraim.

O ano rendeu “umas 10” tatuagens a mais para Edgar e três para o amigo Lilo Gomes, mas os dois meses que faltam para o fim do ano ainda devem render outras impressões pelo corpo. “Tem muito tempo ainda”, diz Lilo.

Edgar e Lilo acham Natal uma besteira.
Edgar e Lilo acham Natal uma besteira.
Carlos realizou um sonho em 2011, comprou o primeiro computador.
Carlos realizou um sonho em 2011, comprou o primeiro computador.

Com o sorriso sempre aberto, na esquina mais movimentada da cidade, Carlos Gonzaga, de 45 anos, vende chip de celular na rua 14 de Julho e faz o balanço de 2011. “Este ano consegui conciliar dois empregos, foi uma vitória”.

O dinheiro extra no bolso faz esquecer até o cansaço de trabalhar cerca de 20 horas por dia. “Tem dias que saiu às 6h do plantão como funcionário da prefeitura e entro às 8h aqui, é uma loucura”, sorri.

A mais recompensa do ano ainda não foi paga, as prestações vão entrar por 2012. “Realizei um sonho de anos. Comprei meu primeiro computador, em 12 parcelas. Já paguei metade”, conta Carlos.

Nos siga no Google Notícias