A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

17/01/2012 18:19

Que dificuldade é achar calendário com as fases da lua em salões de beleza

Ângela Kempfer
O cabeleireiro Jorge Kehl mostra satisfeito calendário com as fases da lua. (Foto: João Garrigó)O cabeleireiro Jorge Kehl mostra satisfeito calendário com as fases da lua. (Foto: João Garrigó)

Em um dia cheio no salão de beleza, o cabeleireiro Jorge Kehl entra satisfeito com um calendário da Caixa Econômica Federal nas mãos, é o fim de uma luta para conseguir oferecer às clientes informações que para muitas ainda são fundamentais: as fases da lua.

Veja Mais
Uber multado, reajuste de ônibus e cidade sob chuva bateram recordes nas redes
Do Corinthians ao canteiro de obra, zagueiro que virou servente tem nova chance

“Não tem mais isso nos calendários. Só consigo na Caixa Econômica”, comenta Jorge, depois de muita cobrança das clientes. Ele conta que certa vez o gerente do banco confirmou a dificuldade das pessoas obterem esse tipo de informação nos tempos modernos.

“O gerente contou que uma mulher, que nem era cliente do banco, ligou uma vez e pediu para ele dar uma olhadinha no calendário que estava na mesa dele e contar em que fase da lua estávamos”.

Pelos salões de Campo Grande, o calendário virou objeto difícil. Em seis locais consultados pelo Lado Ba folhinha só foi renovada em um. Mais um daqueles exemplos de como as tradições ficam perdidas no tempo.

“Não tem comprovação científica”, justifica Neide Ferreira, do Tok Final, salão no bairro Moreninha II. “O cabelo cresce 1,25 cm por mês, não tem como ser mais”, argumenta.

Mesmo assim, ela concorda com a necessidade do calendário na parede. “Tem mulher que só senta na cadeira se a lua for crescente”.

Evandro de Brito, do Renascer, há 19 anos trabalha com isso e é fiel às fases da lua. Evandro de Brito, do Renascer, há 19 anos trabalha com isso e é fiel às fases da lua.

A fisioterapeuta Fernanda Lira, de 27 anos, é uma dessas clientes. “Cresci assim, é difícil mudar a tradição. E depois, para mim sempre deu certo. Lua crescente o cabelo cresce mais rápido e na minguante enche de volume”, avalia a jovem de cabelos encaracolados que foge de uma lua minguante.

Santa Marques, dona de um salão na Coophatralho, diz que hoje em dia não sofre mais a pressão da mulherada. “Pouca gente acredita nisso agora. Só quem é mais velho. Tenho a folhinha em casa, mas aqui não”.

Já o cabeleireiro Evandro de Brito, do Renascer, no bairro Jardim dos Estados, há 19 anos trabalha com isso e é fiel às fases da lua. “Eu e minhas clientes”, ressalta, apesar de dizer ser difícil encontrar as informações impressas. “É preciso ter sorte para encontrar um”.

Filho de cabeleireira, ele apreendeu com a mãe que como na lavoura, onde a plantação responde de forma diferente de acordo com a época, no salão a “colheita” também sofre a influência lunar.

“É prática. Dá para ver no dia-a-dia. Lua crescente é para o comprimento mais rápido, lua minguante para dar volume, lua nova para fazer crescer cabelo”, lembra Evandro que costuma ter sempre um calendário atualizado com as fases da lua.




kkkkkkkkk melhor q a matérias são os coomentários (rs)
 
Sabrina Morais em 31/01/2012 05:40:26
É so perguntar, para a mulherada. No salão de beleza o que + tem experiencia de vida, a mulherada tá por dentro de tudo. Esse negócio de fase então, QUANDO ESTÃO NAQUELA FASE É MELHOR NEM PERGUNTAR, SENÃO VC É QUEM MUDA DE FASE.
 
jose carlos em 18/01/2012 12:03:32
Depois o Copom eleva a taxa de juros e ninguém sabe o porque.
 
Paulo Roberto em 18/01/2012 09:16:16
Infelizmente as pessoas não estão mais interessadas em nada que seja um pouco de cultura, estão sim preocupados com o big brother.
 
João Crisóstomo de Campo Grande - MS em 18/01/2012 08:30:20
Chega de falar de Fases da Lua, vamos falar da nova Tek Pix, a câmera digital mais vendida do Brasil!!!!
 
Edgar Camilo em 18/01/2012 03:53:02
..fase da Lua é igual tabelinha....ninguém pode confiar....rsrsrs
 
Sergio Correa em 18/01/2012 03:12:43
Na era da internet não pode ser tão dificil achar essa informação no Google e imprimir né?
 
Gabriel Telles em 18/01/2012 01:32:49
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.