ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Só camisinha não resolve, adolescentes precisam de educação sexual, diz bispo

Paula Vitorino | 23/10/2011 11:43
Missa foi celebrada por Dom Dimas ontem na Praça do Papa, com presença de autoridades. (Fotos: Pedro Peralta)
Missa foi celebrada por Dom Dimas ontem na Praça do Papa, com presença de autoridades. (Fotos: Pedro Peralta)

“Tratam a questão como se bastasse dizer ‘use camisinha, use camisinha’, não é assim que se orienta um adolescente para a vida sexual”, opina o bispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, sobre a polêmica que envolve a instação de máquinas dispensadoras de preservativo nas escolas.

O projeto é do Governo Federal e tem como objetivo prevenir doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce.

Em Campo Grande, a Câmara Municipal se antecipou ao projeto federal e aprovou no dia 15 de setembro lei que proíbe a instalação das máquinas em órgãos municipais, bem como, na rede pública e particular de ensino.

Mas o prefeito Nelson Trad Filho vetou a proibição da Câmara no último dia 21, alegando algumas falhas no texto do projeto. O prefeito diz que o projeto “generalizou” a questão e que é favorável a instalação em alguns locais, como para alunos com mais de 16 anos.

Já o arcebispo da Capital se pronunciou sobre a polêmica neste sábado, antes da celebração da missa em comemoração aos 20 anos da visita de João Paulo II. Ele chegou de um Congresso de Comunicação Católica no Chile, na sexta-feira (22), e disse que agora está se inteirando do veto municipal e quer conhecer melhor quais foram às motivações do prefeito.

“Recebi a notícia e fiquei preocupado. Quero conhecer melhor o que levou a vetação da proibição para ter uma análise melhor da situação”, afirmou.

Para Dom Dimas, a implantação de máquinas de camisinha em instituições de ensino fundamental e médio é um convite a iniciação precoce da vida sexual.

Educação - O líder religioso ressalta que é preciso educar, orientar e não distribuir camisinhas como forma de evitar a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

“Você não orienta a vivência da sexualidade responsável entregando uma camisinha. Só isso não basta. É preciso que haja uma educação sexual nas escolas”, frisa.

Dom Dimas explica que os adolescentes necessitam, com urgência, desse tipo de orientação. Ele ainda diz que é “preocupante ver que cada vez mais cedo os adolescentes iniciam a vida sexual”.

“Ele precisa ter consciência do que é uma relação sexual, das responsabilidades e cuidados, e isso exige maturidade e não uma distribuição desenfreada de camisinhas”, diz.

Resolve? - O arcebispo ainda chama a atenção para os reais resultados das ações de distribuição de camisinha. “Existe toda uma campanha em nível nacional para distribuir as camisinhas, mas o que a gente vê é cada vez mais crianças engravidando. Isso mostra que a política do “dar camisinha” não resolve por si só”, alerta.

Para o arcebispo, a falta de conscientização a respeito da sexualidade deixa lacunas na vida de crianças e adolescentes, que acabam iniciando “precocemente e irresponsavelmente” a sexualidade.

“É muito preocupante ver que meninas de 12 até 10 anos estão engravidando. Hoje cada dia mais a vida sexual é iniciada mais cedo”, chama a atenção.

Prefeito, Vereador Siufi e esposa durante a celebração.
Prefeito, Vereador Siufi e esposa durante a celebração.

Ação - O bispo afirmou que cabe a sociedade, Católica ou não, se posicionar contra a posição do governo. “Somos cidadãos e temos o dever de nos posicionar sobre assuntos polêmicos como esse. Os Católicos e demais que são contra a distribuição devem mostrar sua opinião”, diz.

Como líder, ele disse que a arquidiocese deve emitir uma nota de orientação sobre o assunto, mas ressaltou que a Igreja não deve “tomar o lado desse ou daquele político”, mas sim, alertar o cristão para estar atento à postura dos políticos que elege.

Nesta segunda-feira (24), o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi, disse que irá até a arquidiocese para conversar com o bispo. “Ele me chamou para conversar sobre o projeto e segunda irei até lá”, disse.

Não é só religião - O vereador afirmou que a questão não pode ser vista somente pelo lado religioso, mas também de saúde.

“Eu sou Católico, o prefeito também, mas conversamos muito sobre o assunto e realmente a distribuição em alguns locais e até para adolescente maiores de 16, que já tem uma consciência em formação, pode ser necessária”, frisou.

Siufi e o prefeito participaram da missa neste sábado, na Praça do Papa. Os dois garantiram que a distribuição de camisinhas na Capital não será feita antes de uma ação educativa nas escolas, voltada para o Ensino Médio.

“Os adolescentes precisam disso, de orientação. Nós não podemos fechar os olhos para a sexualidade que acontece na adolescência, mas também não devemos incentivar”, disse Siufi.

O prefeito ainda completou afirmando que as camisinhas não serão como “balas, que o adolescente vai lá e pega quando quer”.

Nos siga no Google Notícias