A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

10/09/2012 09:46

Aos 9 anos, Pedro reinventa a vida com único pé

Aline dos Santos
Pedro Henrique escreve com o pé. (Foto: Simão Nogueira)Pedro Henrique escreve com o pé. (Foto: Simão Nogueira)

Em meio às brincadeiras de pipa, jogo de futebol, aulas e travessuras da infância, Pedro Henrique, de 9 anos, ainda nem se dá conta, mas é um exemplo de superação.

Veja Mais
Casal queria poetizar início, mas soube rimar como ninguém o "fim" do amor
Monogâmico ou não, gays e lésbicas querem o direito de viver a afetividade

Se uma malformação congênita determinou ainda antes de nascer que ele não teria os dois braços e uma das pernas seria atrofiada, o dia a dia mostra que com um pé, disposição e amor familiar, a vida ensina novos significados para o conceito de normal.

Sem as mãos, ele usa o pé para segurar o pente, os alimentos, empinar pipa, escrever, desenhar. Grávida aos 15 anos, Agnes Tatiane Pinto Barbosa se desfez em lágrimas ao saber do problema físico do bebê. “Fui chorando para o hospital”, conta, hoje com 24 anos. O maior medo era de que o filho fosse para sempre dependente.

Mas aos seis meses, o bebê Pedro começou a jogar por terra as aflições da mãe. O menino brincava no tapete da sala, quando, de repente, estava com um parafuso na boca. “Levei um susto, como ele conseguiu colocar aquilo na boca. Aí que descobrimos que ele conseguia pegar as coisas com o pezinho. Ele foi se descobrindo”, conta.

Aos 3 anos, Pedro passou a usar uma prótese na perna. Mas, as constantes quedas da criança, levavam a mãe ao desespero. Determinada, ficou sabendo do trabalho realizado no hospital Sarah Kubitscheck, em Brasília, e não desistiu até conseguir tratamento para o filho. “Venci pelo cansaço, ligava de manhã e à tarde”.

O garoto aprendeu a nadar e, no hospital, virou exemplo de esperança para aqueles que, numa das reviravoltas da vida, se viram privados de perna, braço e seus movimentos. “Na ala dos cadeirantes, eles brincam até de trenzinho de cadeiras. Tem mãe que pede para deixar o Pedro perto do filho, para que ele se anime”, relata Tatiane.

E sonha em ser policial. (Foto: Simão Nogueira)E sonha em ser policial. (Foto: Simão Nogueira)

Peralta, Pedro já nadou até no lago Paranoá e faz piada com os pais, porque eles não sabem nadar. Se o menino aprende a superar os limites, a mãe foi forçada a deixar de lado a superproteção. “Ele estava ficando muito danado, não posso passar a mão na cabeça. Hoje não tem diferença entre ele e o irmão. Se precisar, vão os dois pro castigo”, afirma mãe.

Alex Ximenes, de 25 anos, pai do menino, conta que estimula Pedro a não desistir. “Quando ele fala que não vai conseguir, pergunto se ele tentou”. Para a mãe, o menino, pelo seu desempenho na água pode ser um atleta paralímpico. No futuro, Pedro se vê um policial. Um desenho, feito com o pé, mostra o menino fardado e dizendo “Pede pra sair”, a célebre frase do filme Tropa de Elite.

Enquanto o futuro não vem, Pedro estuda no terceiro ano e segue surpreendendo a família, que mora no Parque do Sol, em Campo Grande. “Ele veio para mostrar o lado da vida que a gente nunca enxerga”, afirma a mãe do garoto.




pedrinho deus esta contigo !!!!
beijos
 
patricia cardozo em 12/09/2012 07:23:10
Pedro!!!! Como vc tá grande garoto!!! tá lindo!!! te conheço desde que vc nasceu e tenho muito orgulho de vc, da sua mãe Taty e da sua avó Isabel. Fico feliz de ve-lo tão bem e tenho a certeza de que conseguirá realizar seus objetivos, vc tem uma energia maravilhosa, que JESUS lhe abençoe hoje e sempre...
 
Maria Borges Cavalcanti em 10/09/2012 12:21:00
Que exemplo, muita luz e saúde a este menino.
 
Jorge Granja Jr. em 10/09/2012 12:17:52
Quero o endereço para conhecer esse garoto
 
guilherme yarzon ortiz em 10/09/2012 11:57:11
Parabéns pelo seu esforço Pedro...Vc é o herói que precisamos!!!
 
Nair Specort em 10/09/2012 11:46:46
Que lindo !!!! isso sim se chama superação de vida. um exemplo p todos . fica c Deus, que ele continui te iluminando sempre.
 
andreia azevedo da silva. em 10/09/2012 11:46:22
Pedro, vc é exemplo de vida, continue lutando como um grande guerreiro, desejo-lhe muita força na presença de Deus, saiba que eu tenho um Pedro Henrique na minha vida, ele tem 3 anos e meio e saiba que vou levá-lo até vc para conhecer seu xará. Abçs.
 
José Roberto Nunes Gondim em 10/09/2012 10:57:52
É isso aí Pedrão!Me emocionei lendo sua história!Continue sempre assim!SEu exemplo é um balde de água fria pra muita gente que costuma reclamar da vida, inclusive eu!Deus te abençoe muito em sua caminhada!Você é um vencedor!
 
Ana Miranda em 10/09/2012 10:55:37
Exemplo para muitas pessoas. Que Deus abençoe esse anjinho e que consiga surpreender muito ainda a sua família e a todos em sua volta. Força sempre!
 
Vanessa H. Oliveira em 10/09/2012 10:38:47
Por essa e outras que sempre digo que muitas vezes nos lamentamos sem motivo de pequenas dificuldades, ai aparece um exemplo como o pedro para nos dar força para continuar,se tornando uma lição para todos,que Deus te dê muitas vitórias para oPedro e sua familia.
 
Teresa Moura em 10/09/2012 10:20:22
È isso ai PEDRÂO vo~cê vai longe, que DEUS vos abençoe a cada dia.
Sou mãe de 2 lindos meninos portadores de necessidades Especiais, são meus orgulho, meu Filçhão Lucas Passou n o vestibular de engeneharia na FEDERAl e olha que não existe reserva de vagas para portadores ele foi na raça..Especiais somos nós Pais que DEUS escolhe para cuidar de Anjos como vocês!! Ainda vamos ouvir falar do Pedro.
 
Danielle Pacini em 10/09/2012 10:13:31
Bom dia!!!!!
 
Giselle Brun de Arruda em 10/09/2012 10:05:38
Que Deus continue te abençoando vc é
um exemplo de vida a prima te ama
 
sabrina veiber em 10/09/2012 09:34:39
AMO VC
 
Dayana Veiber em 10/09/2012 08:03:49
NO DIA 15 DE AGOSTO DE 2003,NASCEU UM ANJO LINDO LINDO QUE O PAPAI DO CEU NOS ENVIOU PARA NOS ENSINAR MUITA COISA E TER O PREVILEGIO DE TELO POR PERTO.........PEDRO VC É MUITO IMPORTANTE EM NOSSAS VIDAS,AGRADEÇO MUITO A DEUS POR FAZER PARTE DA SUA VIDA.................TE AMO DE MAIS MEU PRIMINHO QUERIDO.......BJS
 
Dayana Veiber em 10/09/2012 07:47:25
eu tenho uma irmã especia lela é deficiente visual nasceu com má formação do nervo ótico.E fico emocionada com a força de vontade e a garra que voces tem para vencer. são pessoas assim como voces o orgulho do nosso pais.
TUDO DE BOM PRA VCC GAROTO, QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE!!
 
Laís Barros em 10/09/2012 07:16:51
eu queria fazer um comentário, mas pra que palavras, se seus gestos já dizem tudo.
DEUS abenções a todos.
 
jose mendes em 10/09/2012 02:09:40
ESTE E MEU SOBRINHO , SEMPRE COM MUITA ALEGRIA PARECE NÃO PERCEBER A FORÇA QUE NOS TRANSMITE,TODA VEZ QUE ESTAMOS MAL VEMOS SUA FORÇA DE VONTADE , SEU EXEMPLO DE VIDA !!! MUITAS VEZES VEMOS PESSOAS RECLAMANDO QUE NÃO TEM UM CARRO NOVO , OU UM CELULAR DE ULTIMA GERAÇÃO , ISSO TUDO NÃO TEM VALOR NENHUM , VOCÊ TEM DOIS BRAÇOS DUAS PERNAS VÁ A LUTA ,QUE VOCÊ CONSEGUIRÁ SEUS OBJETIVO
 
celso luiz de paulo em 10/09/2012 01:54:26
A força, a determinação dessa criança, o amor dos pais vem para mostrar aos incrédulos e á aqueles que veêm portador de necessidades especiais como "coitadinhos" e/ou castigo do alto; aquele que cre, que tem um espírito resignado, o amparo do alto n falta. Essa criança c/certeza é um espírito resginado,
a deficência p/ele é apenas um desafio, n tem peso de expiação ou prova terrena.
 
Maria Ap.V.Peixoto em 10/09/2012 01:26:27
muito obriga a todos cometarios lindos que vcs deixarão para meu filho.

 
agnes tatiane em 10/09/2012 01:21:54
quero conhecer vc pedro, vc é um exemplo pra muitos meninos da sua idade que sao normais, e nao faz o que faz. Deus ilumine seus caminhos sempre pq vc é um guerreiro