A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

16/04/2012 20:37

Após "linchamento virtual", estudante que chamou índios de fedorentos se retrata

Ângela Kempfer e Nyelder Rodrigues
Perfil atribuído à estudante se retrata após ofensa racista (Foto: Reprodução/Facebook)Perfil atribuído à estudante se retrata após ofensa racista (Foto: Reprodução/Facebook)

Após publicar no Facebook um comentário no qual chamava o grupo de rap Brô MC’s de “índios fedorentos”, entre outros comentários racistas, o perfil da rede social atribuído à estudante douradense Lizzi Donizette se retratou.

Veja Mais
Estudante chama índios de “fedorentos”, vira alvo de investigação e de “linchamento virtual”
Rap do Brô MC´s, criado nas aldeias de Dourados, chega ao TV Xuxa

A nova postagem foi feita nessa noite, depois de um “linchamento virtual” do perfil que despertou o interesse do Ministério Público Federal (MPF) em investigar o caso por racismo.

Ela se retratou com o seguinte texto.

"Diante da proporção que tomou os meus comentários venho dizer que reconheço que tais comentários foram de mau gosto e de um momento de infelicidade acabei postando, mas gostaria de dizer que jamais fui preconceituosa pelo contrário respeito à Cultura Indígena e sei da sua importância para o nosso País, gostaria de me desculpar pelas pessoas que se sentiram ofendidas, no momento em que aquele conteúdo começou a ser compartilhado e várias pessoas começaram a me xingar, ameaçar, dizer palavras de baixo calão acabei tentando inventar uma situação para amenizar as provocações pois estava apavorada com tudo aquilo, assumo as consequências e vou responder por elas.

Att Lizzi Donizete"




Pessoalmente não gosto de rap,funk,e iguais,mas ouvi um pedacinho do rap dos Indios e gostei muito,acho que eles com a musica estão mostrando um pouco da sua cultura que é muito bonita, quando se ve com bons olhos,tbm acho que essa menina foi infeliz ao postar algo que não desejava realmente,não pensou nas consequências,mas é bom que sirva de alérta para outros jóvens, respeitar cada cada cultura
 
Teresa Moura em 25/04/2012 11:23:55
Nossa, quanta besteira escrevem, Foi discriminação sim, devido a falta dela enxergar
a realidade, pois deve ter uma vida razoávelmente estabelecida, não precisou "suar"para pagar a faculdade e seus perfuminhos comprado em Ponta, Ela precisa de um banho sim, banho de Cidadania, e ver o que acontece em volta de sua cidade.
 
CARLOS Matos em 24/04/2012 07:33:33
Concordo plenamente com as palavras da Mª Auxiliadora. São mais de 500 anos carregando na pele a discriminação, e se o MP resolveu agir é porque alguém que viu algo errado e inadmissível o instigou (procurou), e se você vê algo errado faça como esse alguém denuncie, que isto sirva de exemplo a todos nós, e que não nos calemos diante das mazelas que vem acontecendo em nosso Brasil.
 
Zelandes Alberto em 19/04/2012 09:45:42
O MPF devia se interessar por coisas mais graves , e não por agressão verbal, acho que tem muita gente corrupta por ae que merece mais atenção!
 
Weverson Cruz em 18/04/2012 11:28:43
rsrs ... mais ela é tão indinha quanto as outras da cidade ou da aldeia !?! só que com mais luxo néé !?!
;-D

mais respeito pelas pessoas é baummmmmm moça !?!
 
Leandro melo. em 17/04/2012 12:27:44
agora é bem fácil ela se retratar... Esses meninos vem a anos tentando um espaço para eles na nossa musica e vem uma menina sem qualidade falar isso de pessoas trabalhadoras.
 
pyetra vitoria em 17/04/2012 12:14:17
Não gosto de ver racismo - seje ele qual for, todos nós (TODOS) temos um preconceito, mas devemos nos ponderar para não agredir ninguem, vc errou sim ao expor seus pensamentos, mas quem somos nós para te julgar!!!!! - agora reconhecer o erro foi sim uma atitude que de vez enquando devemos tomar.
 
Roselene Guerreiro em 17/04/2012 11:50:02
Agora é muito facil de retratar sabendo que pode ser processada, me poupe essa menina é uma preconceituosa e sinica.
 
Sandra Oliveira em 17/04/2012 11:14:55
Queremos muito mais respeito com nossa cultura e realidade, diga-se de passagem, esfarrapada e estúpida com práticas decorrentes de discursos semelhantes a esse dessa jovem nitidamente preconceituosa e sem nenhuma informação a respeito de nossa rica e vasta cultura.
Exigimos RESPEITO!!!!!!
 
KLEBER GOMES em 17/04/2012 11:09:01
Lizzi Donizete,infelizmente vc não pensou nas consequências do que postou.discriminação é crime,e vc com certeza sabe,mas pensando bem sobre atirarem tantas pedras,será que quem as atirou não pensou nada igual mesmo sem escrever, eta.... falsidade! boa sorte para voce.
 
Lorany Soares Batista em 17/04/2012 10:40:40
Não adianta é o que ela pensa.....
 
valmir nogueira em 17/04/2012 10:11:37
Na verdade foi um comentário infeliz ,mau pensado.Mas Acho que o problema está em como usar as redes sociais sabendo que palavras espotas na redes virão um estardalhços pricipalmente o que denigre imagem das pessoas, temos que se consientizar disso .
 
Aluana Dias em 17/04/2012 10:02:46
Mas que comentário infeliz mesmo, pois o hábito de tomar banho diariamente, vem dos índios, pois nossos descendentes Europeus não conheciam tal costume. Mas o importante é que ela reconheceu o erro e está de parabéns.
 
Julio Martini em 17/04/2012 10:02:09
Embora tenha se retrado mais por medo de ser também alvo de preconceitos, deve ter sentido na pele!!, como doi sofrer preconceitos. Mas se retratou !!isso é que importa.
 
Ana Costa em 17/04/2012 10:00:42
Parabéns por reconhecer o seu erro, "Lizzi"! Agora pense um pouco.. Vendo suas fotos (não a do seu perfil, as outras) todos podem perceber que sua origem é INDÍGENA! Se não respeitar a cultura do próximo, ao menos pense que corre sangue deles na sua veia!
 
Dayane Dutra em 17/04/2012 08:44:37
AH lizzi nen liga naun... as mesmas pessoas que te julgam, tenho certeza que pensaram a mesma coisa. Infelizmente isso ocorreu com você, mais quem é seu amigo sabe que você não esta pessoa , vc é linda, legal, super divertida e faz amizade com todos independentes de raça, cor ou credo. Amo você. E não se abale. Tem muita gente acusando vc, mais são piores que vc. Amo vc
 
Michel Venancio em 17/04/2012 08:34:02
Quamdo você critica alguem por uma atitude valiosa, uma vitória na vida, você estar expondo a sua invejA E INCAPACIDADE DE LUTAR.
 
Luiz Alves em 17/04/2012 07:55:23
Além de ser uma falta de respeito com o próximo, é tbm com a cultura de nosso estado e país. Se não está bom aqui, com nossa gente, mude-se! A senhorita ficaria feliz, se chamassem seus familiares de "fedorentos"? Seus amigos? Mas parabéns pela atitude de reconhecer seu erro. Espero que daqui pra frente, você pense antes de falar ou escrever.
 
Mari Monteiro em 17/04/2012 07:43:05
Bruno Nodes, Olha eu também me espanto com tamanha repercussão com que este assunto do Índio veio a tona. Pois gostaria que fosse assim com os CORRUPTOS e ouve se uma investigação bem feita e cola-case os CORRUPTOS na cadeia e recuperasse os recursos desviados por eles...
 
Silas Antonio em 17/04/2012 05:38:04
MPF em cima dessa Guria, que sirva de exemplo para os demais que pensam como ela!
 
Carlos Lamarca em 17/04/2012 05:29:31
Boa tarde a todos!
É muito fácil falar mal dos Índios e da garota Lizzi, portanto quero dizer a todos os falsos moralistas que estão detonando a garota sobre o comentário dela no face, portanto que quiser tomar as dores dos índios, aproveitem a oportunidade para ajudar a cuidar deles, que quando batem as portas dos lares pedindo algo dão pão velho ou algo que não serve mais, quanta falsidade.
 
Flavio Fagundes em 17/04/2012 04:54:12
Nunca julgue o livro pela capa, pois vc não conhece o conteúdo, um dia vc tera filhos...
Pense bem antes de comentar algo desse tipo..
Somos todo humanos, independente de cor ou raça, ninguém é melhor que ninguém..
 
laissa costa em 17/04/2012 04:30:29
Ela deverá responder na justiça, a ser instaurado inquérito e posterior processo penal pelo crime de racismo, previsto pelo artigo 20 da Lei 7.716/89. Diante desta barbárie virtual, ela merece! Talvez nestes dias e nos próximos meses, ela entenderá o real sentido do que é preconceito, pois certamente grande parte das pessoas se voltarão contra a postura infeliz em que ela tratou os índios de MS.
 
Ivan Soares em 17/04/2012 03:40:53
Acho muito grave a acusação que essa jovem fez na rede social. Ela deve se retratar não pela própria rede, mas sim ao Ministério Público, pois ela feriu uma riqueza cultural do Estado que estava sendo apresentada em rede nacional. Não é atoa que está sendo vítima de várias acusações na internet, a revolta e a indignação do povo de MS com esta jovem realmente é grande, porém, pertinente.
 
Carlos Alberto Acosta em 17/04/2012 03:36:41
Ela deve ter sangue azul,sentiu na pele o que é ser discriminado,sentiu medo né, pedir desculpa é muito fácil,difícil é acreditar que você pensa realmente o que escreveu para se retratar,hoje a net é bom por isso fez bobeira ninguém perdoa a nossa justiça é feita relatamos e cobramos mais respeito com o próximo,tomem cuidado com que estão fazendo sempre tem alguém de olho para denunciar.
 
Maria Auxiadora da silva Lopes Sabino em 17/04/2012 03:15:50
De onde será que ela tirou que eles são "fedorentos"? Tenho pena dos índios. Nós, brasileiros, já tiramos suas terras; e cada vez mais tiramos sua dignidade, paz e identidade. Lamentável o que aconteceu e acontece com eles!
 
Rodrigo Costa em 17/04/2012 02:13:33
Quem nunca errou que atire a primeira pedra, facil p todo mundo ficar julgando, claro que não foi certo o comentario, mais sera que os varios que acusaram, ameaçaram estão certos tambem???
 
rejane inacio cameschi em 17/04/2012 01:56:28
Melhor retratação é o MPF prosseguir na investigação.
 
Daniel Francelino da Silva em 17/04/2012 01:51:45
infelismente isso nunka vai acabar é contra indios negros, homosexuais evangelicos enfim é todos contar todos, enfim o preconceito existe e esta cada vez mais constante...
 
ideovan anjinho em 17/04/2012 01:44:09
O que realmente me chamou a atenção nesse caso não foi o comentário infeliz da menina, mas a velocidade com o que o Ministério Público se "interessou" pelo caso. Gostaria muito, mas muito mesmo, que o MP tivesse esse mesmo "interesse" pelos casos de corrupção e abuso de poder descarados que ocorrem aqui em nosso Estado.
 
Bruno Nodes em 17/04/2012 01:42:48
Muito importante a sua retratação Lizzi Donizete. Sou luso-brasileiro, isto é, de pai português e mãe brasileira. Todos os meus irmãos tem um nome composto de português e brasileiro. Nossos ancestrais chegaram no Brasil e impuseram a cultura européia. Sou descendente lá bem atras de índio charrua, tenho muito orgulho disso. Sou também produtor rural e tenho empregado indígena, povo trabalhador.
 
José Tibiriçá Martins Ferreira em 17/04/2012 01:36:28
Concordo com a Roselene todos nós somos preconceituosos, e apontar o preconceito dos outros é fácil, quero ver cada um apontar o seu! E outra todos somos humanos e erramos.
 
Weverson Cruz em 17/04/2012 01:27:37
Errar todos nós estamos sujeitos de alguma forma a cometer algum...seja ele em atos ou comentários como fez essa jovem, porém, foi uma atitude de coragem vir novamente à público e se retratar, sugiro, que ela encontre algum meio de se comunicar com o grupo e de alguma forma conhecer melhor o trabalho deles, para aí sim formalizar uma opinião, tenho certeza que eles a receberão dignamente...
 
Wilson Rodolfo Ferreira em 16/04/2012 11:28:21
Coitada, deixou exposto o que pensa, é uma grande aprendizado de vida pra moça.
 
Romeu Luitz em 16/04/2012 10:56:50
Pois é... quem escreve o que quer tem que responder mesmo... Vai tomar mais cuidado com o que escreve... mas infelizmente talvez não mude o que pensa de verdade...
 
Etna Gutierres em 16/04/2012 10:27:01
Engraçado.... agora o mundo está cheio de santos e bom samaritanos.... ah por favor, antes de julgar, criticar ou crucificar alguem, reveja seus conceitos e suas atitudes perante a vida... Não estou defendendo o que essa garota fez, mas chegar ao ponto de xingar e ameaçar por conta de um comentário infeliz... pelo amor de Deus... parece até que voltamos à Roma antiga gente. Vale a lição.
 
Victor Hugo Ortiz em 16/04/2012 10:16:14
imagem transparente

Compartilhe

Classificados