ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

As águas ainda não são de março, mas a música já é trilha sonora do verão

Paula Maciulevicius | 09/02/2012 16:25

Carro, moto e pedestre. Todo mundo improvisando o caminho para passar por cima do coqueiro. (Foto: Pedro Peralta)
Carro, moto e pedestre. Todo mundo improvisando o caminho para passar por cima do coqueiro. (Foto: Pedro Peralta)

“É pau, é pedra, é o fim do caminho, é um resto de toco...” As águas de março ainda não chegaram, mas a letra de Tom Jobim é a trilha sonora do campo-grandense no verão. Hoje a chuva rápida foi suficiente para deixar as ruas alagadas e trazer pau, pedra e até resto de coqueiro para o meio da rua.

Na rua Kriptônia esquina com a Das Garças, no bairro Autonomista, dois coqueiros trancavam a via. Caíram um dia depois da dona de casa Suzana de Andrade, 61 anos, chamar a prefeitura para avaliar o estado das árvores.

Nesta tarde no meio da chuva ela escutou o barulho. “Pensei será que vieram cortar na hora da chuva? Quando olhei na janela, eu falei ué cadê o coqueiro?” Os dois coqueiros dona Suzana, estão no meio da pista.

Entre os motoristas, a maioria desvia o caminho. Pega a rua debaixo, de cima, vira à esquerda e à direita. Mas ainda há os que se atrevem e passam de carro pela calçada mesmo.

Do outro lado da rua, a vizinha que passava de guarda-chuva, se protegendo dos poucos pingos que ainda caíam, já no finzinho da chuva, perguntou “mas isso foi a chuva? Nossa, foi forte assim? Eu não vi nada, estava dormindo”, comentou.

“Ué cadê o coqueiro?” perguntou dona de casa. Os coqueiros já estavam no chão.  (Foto: Pedro Peralta)
“Ué cadê o coqueiro?” perguntou dona de casa. Os coqueiros já estavam no chão. (Foto: Pedro Peralta)

Mas para quem estava acordado a chuva veio. Firme e forte, acompanhada de vento e até granizo para aquela região.

O advogado Sérgio Silva, 46 anos, estava fotografando. Saiu do escritório para ver, entrou de novo e veio com a câmera nas mãos. Esta é a hora em que todo mundo registra o que vê.

“Foi chuva de granizo. Choveu uns 20 minutos. Mas os coqueiros já estavam muito altos mesmo”, avalia.

A chuva de todo dia que força o motoentregador a fazer pit stop. (Foto: Pedro Peralta)
A chuva de todo dia que força o motoentregador a fazer pit stop. (Foto: Pedro Peralta)

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, a chuva é reflexo da frente fria que avança pela região Sul do país. Em direção ao litoral, ela forma áreas de instabilidade por onde passa. Para o mês que antecede as águas que fecham o verão, o volume de chuva previsto é de 180 milímetros.

A chuva forte, mas rápida que caiu no bairro fez com que o motoentregador fizesse um pit stop forçado. Com revistas e jornais para distribuir, ele não via outra alternativa a não ser esperar.

“Ninguém quer receber jornal, revista molhada, quer?”, brinca. A saída foi ficar olhando a água cair debaixo do toldo de uma padaria. Segundo ele, todo dia tem uma pausa, de pelo menos 20 minutos durante a tarde.

“Tem que parar tudo. O vento hoje veio carregado, desceu com tudo. Mas é o ano, o mês, de janeiro, fevereiro. A terra é assim mesmo. Sol, areia, chuva, frio, calor...”.

Nos siga no Google Notícias