ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Bolo de Santo Antônio de 2012 terá até aliança de ouro para quem quer casar

Nicholas Vasconcelos e Paula Vitorino | 12/06/2012 16:09

Tradição diz que quem encontrar aliança não demora para subir no altar

Bolo começou a ser preparado na segunda-feira. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Bolo começou a ser preparado na segunda-feira. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Terminou na tarde desta terça-feira (12) a montagem do tradicional bolo de Santo Antônio, famoso por realizar o desejo dos apaixonados de Campo Grande que sonham em casar. Maior do que o que foi preparado em 2011, o bolo deste ano da Igreja Santo Antônio conta com um par de alianças de ouro, além de outras 400 escondidas no meio da massa.

A preparação do bolo começou ontem por uma padaria da Capital e terminou hoje com a montagem já na paróquia. As medidas impressionam: são 800 quilos de massa de pão de ló e recheio, distribuidos por seis metros de comprimento por mais de um metro de largura.

Para comemorar o aniversário de 100 anos da paróquia de Santo Antônio, o bolo receberá uma estampa com todas os prédios da igreja desde 1912.

A tradição diz que quem encontrar uma das alianças do bolo não vai demorar para casar, por isso que são esperadas a venda de mais de 4 mil pedaços da iguaria. Na massa deste há duas alianças de ouro que foram colocadas juntas.

“Esse pedaço quem tira já pra casar mesmo, já tá com o parzinho da aliança”, afirma uma das organizadoras Mathilde Varela, de 64 anos, que vai passar a noite cuidando do bolo que será cortado amanhã às 8h.

O padre Ademilson Tomé conta que a tradição de que Santo Antônio é casamenteiro surgiu no século X em Lisboa, onde o santo viveu e que teria ajudado uma jovem pobre a ser casar ao doar o dote. “É preciso pedir com devoção, que Santo Antônio aceita”, encerra.

Serviço - O bolo de Santo Antônio é começa a ser vendido na manha desta quarta-feira a partir das 8h na igreja que fica no cruzamento da rua 15 de Novembro com a avenida Calógeras. Cada pedaço custa R$ 2,50 e pode ser adquirido antecipadamente.

Nos siga no Google Notícias