ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Com Horário de Verão, cidades na divisa ficarão com 2h a mais que MS

Ângela Kempfer | 15/10/2011 08:02
Ponte que liga SP a MS, em Aparecida do Taboado. (Foto: arquivo.)
Ponte que liga SP a MS, em Aparecida do Taboado. (Foto: arquivo.)

Com a mudança do próximo domingo, algumas cidades de Mato Grosso do Sul vão ganhar duas horas a mais em relação ao horário oficial do Estado.

Na região do Bolsão, mesmo em cidade sul-mato-grossense os moradores vivem a rotina de São Paulo, onde o relógio já é adiantado. No momento da publicação desta reportagem, enquanto aqui são 08h02, em Cassilândia e Aparecida do Taboado já são 09h02.

Com o Horário de Verão, os paulistas ganham mais uma hora e levam de carona as comunidades da divisa. Dessa forma, em comparação às mesmas 08h02 de hoje, o horário por lá será 2 horas mais tarde, 10h02.

“Ixi, às 6 horas aqui o sol já está quente”, diz Gilberto Pereira, funcionário de um abatedouro em Aparecida do Taboado que não reclama da alteração na rotina. “É bom porque sobra mais tempo para jogar futebol”, diversão de Gilberto 2 vezes por semana.

Em ligação no meio da tarde de sexta-feira, do outro lado da linha, a 418 quilômetros de Campo Grande, morador de Cassilândia confirma: “Aqui já são mais de 5 e meia”.

Ainda no serviço em uma empresa de refrigeração, Diego de Almeida diz que o comércio na cidade não consegue funcionar no tempo de Mato Grosso do Sul e segue São Paulo.

Na casa dele, a televisão do quarto segue a programação sul-mato-grossense. Já a da sala tem antena parabólica e tudo o que vem direto de São Paulo.

“O final da novela chega primeiro na sala”, brinca o jovem de 22 anos. Outra vantagem é recuperar o programam perdido. “Se não conseguir ver no horário de São Paulo, vejo no de Mato Grosso do Sul”.

Mas apesar das referências estarem mais para o lado de lá do que de cá, Diego diz que a cultura é sul-mato-grossense. “Me identifico muito mais. No Horário de Verão vou tomar tereré com os amigos e ouvir música sertaneja”.

No meio do caminho, entre Cassilândia e Aparecida, Paranaíba resiste com o horário de Mato Grosso do Sul. “É super estranho, mas a gente se acostuma”, comenta Ivanildo de Freitas, funcionário de uma drogaria da cidade.

O bom , lembra ele, é que quando viaja para uma das cidades vizinhas, o que demora entre 45 minutos e 1 hora, Ivanildo chega exatamente no horário em que saiu. “Se saio às 15h, chega às 15 e assim vai”.

O Horário de Verão começa zero hora de domingo e segue até 26 de fevereiro. A previsão da Enersul é que no período o Estado economize o equivalente ao consumo mensal de todo o município de Ponta Porã.

Nos siga no Google Notícias