A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

31/01/2012 11:45

Comércio feito na base da confiança, onde o cliente diz quanto deve

Ângela Kempfer
Cliente pega quanto quiser e depois diz quanto deve. (Foto: Marlon Ganacin)Cliente pega quanto quiser e depois diz quanto deve. (Foto: Marlon Ganacin)

Em tempos de desconfiança em tudo, comerciante que nada contra a corrente se destaca na multidão. Em Campo Grande, a exceção está em uma lanchonete na rua 7 de Setembro. Desde que foi criada, há 34 anos, o sistema é na base da confiança no cliente.

Veja Mais
Despedida dominou a web na semana em que todo mundo coloriu de verde o coração
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980

As pessoas pegam o quanto querem no balcão e na hora de pagar o cálculo é feito com base no que o cliente diz ter consumido. Não há comanda, ninguém anota nada. No caixa, só é preciso falar quantos salgados comeu, quantas bebidas consumiu e pronto.

Um dos proprietários do Thomaz Lanches, Ricardo , garante que ninguém fica “espiando” o consumo dentro da lanchonete. “Quem estranha muitas vezes é o cliente. Tem pessoas que chegam aqui pedindo papelzinho com a anotação”, conta.

Ele não lembra como o sistema começou, mas diz ter certeza que 95% das contas são pagas corretamente. “A grande maioria é honesta, paga direitinho. Nunca tivemos prejuízo”.

Quando os espertinhos aparecem, a cobrança também não é explícita, comenta o simpático comerciante. “Tem sempre algum folgado. Quando exageram, damos um toque do tipo: será que foi só isso mesmo”.

Família lancha unida.Família lancha unida.

O negócio criado por José Thomaz, hoje com 82 anos, cresce visivelmente, desde a fundação em uma esquina da Rui Barbosa com a 7 de Setembro. “Abrimos aqui e já estamos acertando para aumentar o prédio e chegar até a esquina de novo”, prevê Ricardo.

Elton Almeida, de 45 anos, é cliente fiel e agradece a confiança. “A gente não vê isso em lugar nenhum. Todo mundo acha sempre que os outros estão roubando. Aqui é o contrário e me sinto em casa”.

Ao lado da esposa e dos 3 filhos, Hugo Dano, de 38 anos, diz que estranhou no início, mas avalia como ótima fórmula a venda na base da confiança. “As pessoas se sentem bem e voltam sempre”.

O aposentado Luis Leopoldo, de 70 anos, passa, religiosamente, 2 vezes por dia no Thomaz Lanches. Sai do bairro Monte Líbano para tomar o café da manhã e depois, às 16 horas, o lanche da tarde.

“Venho fazer ele (Ricardo) passar raiva”, brinca, sentado em uma mesa com suco de laranja e enroladinho de presunto e queijo. “Há muitos anos faço isso, para mim já é a extensão da minha casa”, justifica.




Fazem mais de 20 anos que frequento a lanchonete do seu Thomaz...Na época, era apenas um estreito corredor, mas a qualidade dos salgados e o atendimento, que nunca vi em lugar algum, já eram os mesmos de hoje... Simplesmente a melhor esfiha do Brasil...Quem não conhece, não deve deixar de ir!!
 
Osvaldo Fortes Zys Filho em 28/06/2012 05:09:38
Que saudades da minha terra,da educação e cordialidade do meu povo,sinto muita falta da boa comida e da vida sossegada que levava em CG,hoje moro em Santos,cidade terrível que só me faz sentir a cada dia mais e mais saudades de você linda Morena,como não sentir saudades das delicias do Thomaz Lanche!
Beijão a todos!!
 
Kelly Cristina de Oliveira em 07/05/2012 03:29:38
O Thomaz Lanches é simplesmente ÓTIMO , bom atendimento , esfirra muito deliciosa , e sem falar da confiança que eles dão para os clientes !
Recomendo para qualquer um , tenho certeza que vão gostar .
 
Rodrigo Moraes em 07/02/2012 09:03:38
Sou filha do senhor Jose Thomaz e atualmente resido em Chapadã0 do sul ,sinto tanta saudade as vezes das esfihas ,mas sempre que vou a Campo grande trago varios pacotes de esfihas pra cá,realmente não querendo puxar o saco não existe nada parecido com essa esfiha e nem com esse tipo de atendimento tudo nota dez,eu amooo>!!!Parabéns aos meus irmãos e aos meus pais !!!!!
 
mirian thomaz andrighetto em 07/02/2012 09:01:21
Com certeza o Thomaz não faz isso sozinho, por traz dos bastidores ele tem uma equipe muito competente e dedicada que faz a diferença. Parabens a ele por ser um empreendedor de sucesso e parabens a sua equipe.
Aldemir.
 
Aldemir Gomes em 03/02/2012 02:50:40
frequento o thomaz desde 1980 qdo cheguei em CG trabalhava em uma loja ao lado e sempre fui muito bem atendido por todos na epoca o ZEZO nem era casado a confiança era tanta que eu pagava por semana e nunca assinei nada parabem a essa turma toda valeu
il
 
Valdir Reis em 01/02/2012 12:27:42
Gostaríamos de agradecer ao campograndenews e a todos que aqui comentaram. Procuramos atender sempre com respeito e confiança, conhecimento este, repassado por nosso pai Sr. Jose Thomaz. Voces, nossos clientes fazem parte de nosso sucesso.
Família Thomaz
 
Ricardo thomaz em 01/02/2012 12:22:23
Parabens para a familia e funcionarios Thomaz Lanches.
Agora boooom mesmo foi o carnero recheado que o Ricardo fez no aniv.do Mala.
kkk.
 
Leonardo Dorneles P.Brasil em 01/02/2012 12:03:29
Amanhã mesmo vou vistiar essa lanchonete. Costumo tomar o café da manhã e muitas vezes o lanche da tarde em uma conveniência e ainda não consigo aceitar o método utilizado por eles. Depois de passar pelo caixa e pegar o cupom fiscal, ainda você tem que apresentar uma tabuleta na saída para provar que pagou. Parabéns ao Thomaz Lanches pela atitude.
 
Lúcia Muller em 01/02/2012 11:54:10
Os salgados são maravilhosos. O suco perfeito. Agora o atendimento doce e cortêz do seu Thomaz é indicritível. Nunca deixei de falar exatamente o que consumi naquele estabelecimento. É a resposta pela confiança depositada no cliente. Pena que é só lá que tem isso.
 
Célio Rosa em 01/02/2012 11:05:50
falar de um lugar de qualidade e facil,e assim que resumo,otimo parabens ao thomaz e a familia e que deus o continue o abençoando
 
manoel aparecido fernandes em 01/02/2012 10:33:59
É assim mesmo , no começo a gente estranha, mas depois é uma delicia, ambiente agradável, pessoal muito simpático sem falar dos quitutes deliciosos, parabens a todos!!!!
 
Lizeti Aparecida Zanineli em 01/02/2012 10:18:26
Há mais de 1 década eu tenho simpatia pela Thomaz Lanches, nas pessoas do Thomaz e filhos. Além de ponto de encontro, ótimos produtos, é também uma referência de turismo em CG. Quando não anotaram o meu consumo, achei que era uma referência a minha pessoa. Mas não. Vale para todos os clientes.
 
Auro Barbosa em 01/02/2012 08:49:14
Realmente uma matéria emocionante!! Como a maioria dos relatos aqui, também espantei-me na primeira vez que estive lá, e quando comentei com meus familiares (que não são daqui) ninguém botou fé. Este lugar é incrível, além dos salgados perfeitos, a cordialidade e sensação de bem estar alimenta o corpo e a alma. Parabéns a família Thomaz Lanches!!
 
Angélica Bellini em 01/02/2012 05:24:42
Sou Campo Grandense, porem moro a muitos anos fora de campo grande, em minhas visitas a cidade, o Thomaz é parada obrigatória, sem chances de eu não passar por lá, agora em Dezembro fui fazer a tradicional visitinha, e lá encontrei o lugar lotado... e a qualidade excepcional como sempre!!!

Parabéns a todos do Thomaz e parabéns por quem fez a matéria, muito boa mesmo!!!!
 
Valdemir Garcia em 01/02/2012 05:16:27
A primeira vez que fui comer la, não acreditei q o sistema era assim, os salgados são realmente deliciosos feitos na hora, muita diversidade, em tempos de corrupção explicita, desonestidade, um negócio que sobrevive através da honestidade das pessoas dar certo é muito raro...
 
Jason Oliveira em 01/02/2012 04:24:46
Quando voce deposita confiança ao próximo, automaticamente voce o deixa constrangido em não ser honesto contigo.
Parabens a este comerciante. Não conheço o estabelecimento, mas faço questão de ir conhecer.
É muito bom e agradável a gente ser tratado como "gente", sem desconfiança, rotulados como desonestos. Sim, pois quando somos vigiados nos sentimos como suspeitos, ladrão em potencial.
PARABENS,
 
Pr. Edson Dionisio em 01/02/2012 04:22:59
Meu marido é frequentador assíduo, no começo estranhamos o sistema da confiança, sempre fomos muito bem tratados e os salgados são maravilhosos, parabéns!
 
Vera Soler em 01/02/2012 04:17:41
A esfiha do Thomaz realmente é ótima! Eu também estranhei quando comi pela primeira vez por lá, mas essa confiança depositada no cliente realmente deixa aquele ar de 'velhos conhecidos'. Não conheço ninguém que teria coragem de não pagar todos os salgados consumidos, é uma questão de caráter consigo mesmo, de valorizar a confiança depositada antecipadamente. ;)
 
Eder Lima em 01/02/2012 02:34:08
Pessoal, muito legal a matéria... Há dias que eu queria ver algo assim... e vcs fizeram. Parabéns!
E na boaaaa... os salgados de lá é um arraso kkk... Tomara q tenham aproveitado kk
 
Valeria Benites em 01/02/2012 02:30:54
Moro na sete de setembro e frequento a lanchonete ja tem 20 anos, sempre fomos muito bem atendidos e esse sistema de confiar no cliente, é realmente diferenciado e penso que se realmente alguem usa de má fé, não merece conviver com pessoas como nós os frequentadores do Thomaz.
 
ylka de oliveira em 01/02/2012 02:13:41
chequei me emocionar a que saudade de comer os salgados da lanchonete de sr.thomaz
que saudade da minha terra cg mas tenho que viver longe paciencia parabens sr, thomaz.
 
rose tiosso em 01/02/2012 01:21:10
Eu já fui comer nessa lanchonete, e os salgados são deliciosos. Quando fui primeira vez achei estranho e pedi comanda para a garçonete, aí ela diz "só fala quanto consumiu no caixa". Espero que eles continuem dando certo, porque apesar do mundo de hoje, ainda existem muitas pessoas honestas.
 
Patricia Pereira em 31/01/2012 12:41:14
passei ser cliente a pouco tempo e amei a confiança.
coisa muito rrara hoje em dia;parabéns a todos do THOMAZ LANCHES
 
katia tigesque em 31/01/2012 12:29:41
É parada obrigatoria para mim e minha família.
Parabes a esta estimada família que nos valoriza por nossa confiança.
 
Domicio Junior em 31/01/2012 11:32:46
Moro em Natal/RN, mas sinto saudades das esfihas, quibes, pastéis e outras delícias da lanchonete do "seo" Thomaz. Também estranhava a confiança que ele e seus filhos tinham nas pessoas, que, como eu, tornaram-se clientes diários. Um atendimento excelente é a base de tudo.
 
Daniel Dias em 31/01/2012 10:15:27
No cameço quando cheguei ha 15 anos atras, de São Paulo achei que seria loucura um lugar assim ao conhecer os donos percebi que se tratava de uma lanchonete familiar e hoje sinto bem em ser conhecido por todos, sempre que recebo visita levo para comer o melhor Salgado de Campo Grande de um jeito especial.
Um grande abraço.
Paulo José Leme - AXA FOTO - MS.
 
Paulo José Leme em 31/01/2012 08:23:35
estou emocionado...confiança é primordial na vida e nos relacionamentos parabens...pode ter certeza... Deus esta vendo...
 
ademir almada de goes em 31/01/2012 08:06:28
Adorei sua idéia,afinal nós pessoas de bem somos a maioria.
 
Eliana Peixoto barbosa em 31/01/2012 07:51:30
alem de saborear os lanches que são otimos, encontramos amigos antigos e lembrar de Campo Grande antigos isso tem ser mantido.
ao seu thomas o meu muito obrigado pela confiança no povo, isso quer dizer que nem tudo está perdido.
pela sua estatura não sei como cabe um coração tão grande e simpatico?
um grande abraço ao pequeno grande THOMAS e a seus filhos
PARABENS
 
valdemir terra em 31/01/2012 07:29:03
Dificil hoje em dia um comerciante ter confiança no cliente. parabens, assim que tiver um tempinho tambem vou comer um lanche nessa lanchonete,amo a honestidade e o respeito.
 
Teresa Moura em 31/01/2012 05:33:26
Ambiente super agradavél, e o atendimento e confiança são otimos ;)
 
Maiara Prado em 31/01/2012 05:25:46
Parabéns..Parabéns..pretendo conhece-lo...
 
daniela sampaio em 31/01/2012 04:04:49
A Valéria falou em Patrimônio Cultural, acrescento "Patrimônio Cultural e Moral" de CG.
Bom gosto, qualidade e atendimento. Eta libanês porreta!
 
Antonio Francischini em 31/01/2012 03:55:13
é a melhor de cmapo grande ..JOSÉ THOMAS SOU SEU FÃ...
PARABENS..
 
alex peixoto em 31/01/2012 03:47:27
Eu e minha familia apreciamos muito o Thomaz Lanches.
Tudo é muito bom, desde os lanches até o atendimento...
Muito bom mesmo..
Parabens!
 
Malba Rodrigues em 31/01/2012 03:27:00
Frequento o Thomaz desde solteira, com o hj meu marido. Meus filhos foram criados indo lá aos sábados. Qdo a
dolescentes perguntavam se não precisava anotar nada e hj, já adultos ainda admiram da confiança que lá existe e propagam tal atitude em rodas de amigos, lugares novos que frequentam. Thomaz e filhos, vcs fazem parte de várias histórias de vida.... obrigada!
 
Mione Romanholi em 31/01/2012 03:18:24
Meu pai já era cliente do Thomaz há quase 30 anos atrás e o controle do consumo era feito pelo próprio cliente. Hoje, eu e minha família vamos sempre tomar um lanchinho lá e adoramos o Sr. Thomaz e seus filhos. Eles são educados e estão sempre de bom humor. Considero essa lanchonete como Patrimônio Cultural de Campo Grande!!
 
valéria brito em 31/01/2012 03:12:57
Sabor e Confiança.Ingredientes de altíssimas qualidades.Grandes amigos se encontram no Thomaz.Parabéns,Thomaz.
 
Ronaldo Ancél Alves em 31/01/2012 02:32:20
Muuito bom, sou do interior do Estado, todas as vezes q vou CGr, é uma passada titular no Thomas da Esfiha. Mas vai um conselho... Nao façam investimento desse tipo em Brasilia, hem!!
Graande Thomas..
 
Carlos Antonio em 31/01/2012 02:15:31
Lanchonete ótima bom atendimento e a confiança então nem se fala, realmente me sinto em casa.
 
FABMIR GAMARRA VIEIRA em 31/01/2012 01:53:36
Hj, depois de 20 anos, não mais resido em Campo Grande. Mas tive o imenso prazer de frequentar a Lanchonete do Thomas, levada por uma grande amiga. Para minha surpresa quando da 1ª vez, me disse essa amiga, frequentadora do local desde os tempos de escola, que ali não precisava anotar, era tudo na base da confiança. Dias atras contei esse fatos para conhecidos daqui de Santa Maria/RS,onde hj moro
 
Cristina Zanini em 31/01/2012 01:33:20
Sou sua fã seu josé thomaz, Grande empreendedor!!!
 
MARCIA CAMARGO em 31/01/2012 01:14:34
imagem transparente

Compartilhe

Classificados