A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

12/09/2012 09:19

Como é ser o dono do ipê "mais bonito do mundo"?

Ângela Kempfer
O ipê é ponto turístico no Carandá Bosque. (Fotos: Rodrigo Pazinato).O ipê é ponto turístico no Carandá Bosque. (Fotos: Rodrigo Pazinato).
O aposentado Valdir Barbieri não gosta de fotos, mas abriu uma exceção.  O aposentado Valdir Barbieri não gosta de fotos, mas abriu uma exceção.

De longe, o que salta na paisagem do bairro Carandá Bosque é o ipê amarelo “mais bonito do mundo”. O título vem da rua, de gente que para o carro para tirar fotos e registrar a beleza que dura apenas uma semana. “Nunca vi tão lindo assim”, diz Ieda Soares, com a câmera na mão.

Veja Mais
Astrologia védica mostra o futuro, mas também ensina a aceitar o destino
Como mágica, o amor encontrou o palhaço e romance vive liberdade em belas fotos

É realmente merecedor de elogios, tanto que já foi eleito o mais bonito da cidade, em concurso da Prefeitura. A dona de todo aquele amarelo é a natureza, mas o ipê só vive ainda hoje pela decisão de Valdir Barbieri. Há 21 anos, ele comprou o terreno quando só a árvore e outras cinco casas existiam no lugar.

A família começou a construir a casa em mês de folhas secas, mesmo assim fez o projeto já contando com o ipê no quintal. “Nunca pensei em cortar a árvore. Quando veio a primeira florada, foi uma surpresa. Esse ipê tem mais de cem anos”, lembra.

Hoje, a casa é o ponto turístico do bairro nesta época do ano. “Tem sempre gente tirando foto, mas entrevista nunca dei não. É a primeira vez”, diz o contador aposentado.

Flores no quintal, um privilégio uma vez ao ano.Flores no quintal, um privilégio uma vez ao ano.

Do escritório, onde ainda atende quatro clientes fieis, a vista é privilegiada. “Meu passatempo é ficar aqui, olhando”, conta Valdir, que há 12 anos perdeu a esposa e hoje tem como maior inspiração o ipê.

Lá de longe, nos altos da avenida Afonso Pena, os netos que moram em um condomínio fechado também vão acompanhando a evolução das flores, tamanho é o colorido. “Eles conseguem ver de lá e correm para cá quando fica florido”, conta o avô.

Até a sujeira durante o outono já rendeu boas descobertas ao aposentado. Quando o primeiro vizinho apareceu, a reclamação foi sobre as folhas na piscina, mas depois, o que ficou foi a amizade.

“Ele me procurou, dizendo que a gente tinha de encontrar uma solução. Pensou até em instalar uma grade enorme, mas desistiu. Depois, nunca mais reclamou de nada. Descobri que ele é uma pessoa muito boa, gente fina mesmo.”

Do outro lado do muro, a herança foi passada para o terreno vizinho, que também pertencia a Valdir. As sementes caíram e outro ipê cresceu, amarelo. “Eu digo que vendi o ipê e a compradora levou o terreno de brinde”, brinca o dono da árvore mais bonita do mundo.

Você conhece algum ipê tão bonito assim? Mande fotos e conte a história dele. O material deve ser enviado para o email ladob@news.com.br




Parabéns pela atitude e pelo amor a natureza, somos poucos hoje em dia que preservam e defendem a natureza!!! O Ipê é uma das arvores mais lindas do mundo...pretendo tem um, amarelo, em minha nova casa em breve...parabéns sr. Valdir pelo amor e dedicação
 
DANIELE NAGY em 28/12/2012 08:38:02
Eu já me deslumbro com pequenos arbustos floridos, imaginem, se algum dia eu me defrontasse com tão bela árvore, pena que, as vezes a gente é obrigado a cortar uma árvore, por ela por em risco as outras pessoas, com o seu tamanho e o perigo de fortes ventos. Não chorei, é claro, mas um vazio muito grande ficou dentro de mim, quando cortei meu pinheiro de natal com doze metros de altura. Doeu.

 
Efraim T. S. Filho em 15/09/2012 04:28:18
nossa, agora tudo que é amarelo tá na moda, ipê, camaro... uma febre mesmo, que também pode ser amarela.
 
hugo merquides em 14/09/2012 11:33:40
Sr.Valdir é realmente uma pessoa dedicada à natureza. Há alguns meses adquirí o terreno entre a sua casa e a do meu filho (sobrado branco e rosa que aparece na foto) e nesse terreno existem várias árvores frutíferas que foram plantadas por ele. Quanto ao ipê, é indiscutível sua beleza, e pessoalmente é muito mais lindo !!! Parece uma enorme couve-flor amarela !!!!
 
Dativa Sichinel em 13/09/2012 12:33:39
Amo Campo Grande.....
Amo Ipê amarelo.....
Imagine juntar as duas coisas.

Parabéns pela árvore tão linda, espero que ela dure para sempre assim como seus donos

bjs.
 
Lucia Costa em 13/09/2012 11:54:53
Existem dois ipês rosas na frente de uma casa na esquina da Avenida dos Andradas com a Rua Silveira Martins (Vila Alba). Estão espetaculares!!! Uma alegria para os olhos!!!! Quem puder, vale a pena!
 
Ester Tamae Yamamoto Rees em 13/09/2012 11:03:44
Sr Vladimir...
Somos vizinhos e nossa sacada da sala dá de frente pra esta magnifica paisagem.
O sr nem faz idéia do quanto esta imagem nos alegra o coração.
Realmente, do amanhacer até ao anoitecer essa imagem é simplesmente reluzente.
Parabéns pelo amor que tens para com a mãe natureza. Que Deus retribua com ricas benções sobre sua vida.
 
Cristian Mara Mazzini Medeiros Patrício em 13/09/2012 10:23:39
Paizinho, que alegria.
Fiquei supresa com o quanto de pessoas que admiram nossa árvore. Essa é uma beleza que alegra a alma. Nessa hora, agradeço a Deus por tudo que eu tenho, a vida, a família, a saúde, aos olhos...
 
Daniela Barbieri Novaes em 13/09/2012 10:15:27
sem saber da existência, ontem por acaso passei na frente. Conclusão tive que parar o carro para admirá-lo........... muito lindo......
 
lais berro gomes em 13/09/2012 10:11:25
Parabéns Sr. Valdir ... Esta lindooooo !!!
 
Regina Lemes em 13/09/2012 08:38:18
MORO EM UM CONDOMINIO QUE SE CHAMA RESIDENCIAL VERDES MATAS, VIAJEI EM FÉRIAS COM MEU MARIDO E MINHA FILHA E PARA MINHA TRISTEZA QUANDO RETORNEI A SÍNDICA HAVIA MANDADO CORTAR TODAS AS ARVORES PLANTADAS POR MIM, TINHAM 20 ANOS. NINGUÉM NADA FEZ, SÓ ME RESTOU A VONTADE IMENSA DE IR EMBORA DE UM LUGAR ONDE NÃO TENHA PESSOAS TÃO RUINS ASSIM.ERAM 7 ARVORES.
 
ENAURA CAMPOS FREITAS em 13/09/2012 08:00:16
Coisa mais linda de se ver!!!
ali perto do Hospital Miguel couto tinha um grandão assim mas acho q cortaram pra construir um predio..pois nao o vi mais!..pena!
parabens ao dono...queria um na minha casa!!
 
vania silva em 13/09/2012 07:10:01
Sr. Tadeu, com certeza o Sr. deve procurar o Ibama. Diante de tanta destruição do meio ambiente, tem pessoas que não atentam para o bem que a natureza no faz, uns querendo preservar e outros querendo destruir. Quanto ao Ipê, que belo espetáculo da Natureza, como não se encantar com tanta beleza."Senhor do cerrado meu verso rimado hoje é prá você, adorno da serra enfeite da terra, Majestade IPÊ.
 
Erasmo Bael Garcia em 13/09/2012 06:23:57
Eu não resisti..... ao ver esta bela foto! Presente de Deus!
Estive pertinho desta árvore na semana passada quando fui visitar minha prima linda!
A cidade de Campo Grande é um espetáculo!
 
Elane Lima Pontes em 13/09/2012 05:47:08
É realmente lindo!!!! Um orgulho para a nossa cidade!!!

Olhar tantas flores em meio a seca em que estamos é reconfortante!!!!
Cuide sempre dele pai!!!
 
Ana Rita Barbieri em 12/09/2012 12:59:39
Conheço o Seu Valdir faz anos, e posso dizer que ele é muito merecedor dessa obra-prima da natureza. Uma pessoa não só de bem, mas "do bem", que tem um coração tão bonito quanto o ipê.
 
Alex Hernandes em 12/09/2012 12:57:55
Maravilha!
Eu gostaria de saber : meus ipês rosas florescem pouco de 3 anos para cá, caem as folhas, dá os buques , florescem pouquíssimo e pronto; fico triste porque era um espetáculo, me ajudem
 
regina ferreira em 12/09/2012 12:51:41
O ipê é uma as arvores mais lindas que existem; o amarelo então, nem se fala: parece que tem luzes sob suas flores... elas resplandecem... Tenho um na minha casa, do rosa! Só que é novo, tem uns 8 anos... Não tem ainda a beleza da maturidade!!!
 
isabel alvaren em 12/09/2012 12:28:03
O meu filho ( Renato Renatus), estuda neste Colegio Evangelico ,esta muito lindooooooooooooooo mesmo! Esta natureza maravilhosa.
 
Sônia Peralta em 12/09/2012 11:07:56
Simplesmente lindo!
 
Regina Cordeiro Castelli em 12/09/2012 11:01:52
fica no colegio evangelico de campo grande. vale a pena dar uma olhada....
 
salvador fernandes em 12/09/2012 10:45:25
Lindo.....lindo.... tem uma ainda mais lindo na rua das garças no patio de um colegio
 
salvador fernandes em 12/09/2012 10:41:17
Se a decisão for para cortar, tenta recorrer.
A Aroeira é uma árvore em extinção como diz nesse site:

http://meioambientepiquet.blogspot.com.br/2011/10/aroeira-arvore-em-extincao-protegida.html

Não deixe que cortem ela.
 
Aline Torres Durães em 12/09/2012 10:31:57
Ai que inveja boa, “queria ter um desses na minha casa”, seu Valdir, passo ai todos os dias e mesmo fora da época dou aquela olhadinha “vai que ele resolveu florir fora antes”. E agora olha que maravilha, parabéns, este ipê alegra meus dias.
 
Paulo Sergio em 12/09/2012 10:26:50
Meus parabéns pela reportagem !
De muito bom gosto e inspiradora ,o redator(a)conseguiu colocar na reportagem
o que realmente sentiu ao olhar esse ipê maravilhoso ...deu vontade de dar uma passadinha lá na frente pra olhar de perto...
 
cleo de moraes em 12/09/2012 10:25:57
Senhora Mariana Sarian, aquela árvore com folhas roxas perto do Colégio Paulo Freire não é um pé de jacarandá? O pé de ipe-roxo é um pouco diferente
 
roberto ney em 12/09/2012 10:22:22
Eu tenho uma aroeira no meu quintal e a vizinha, tem medo, da árvore cair em cima dela, pediu para eu cortar a árvore, podei, eu não, os bombeiros, ela resolveu pela Justiça, no forum de dourados, a árvore não atrapalha nada, ela conseguiu ordem do imasul para cortar a árvore, o juiz é quem decide ou é o ibama ? Os bombeiros dizem não precisa cortar ,o imesul autorizou, devo procurar o ibama?
 
tadeu vilela leal em 12/09/2012 09:58:21
Não sei se é o mesmo, mas quando desço uma rua que acaba na Via Park, vindo do Parque , tem um ipê imenso e florido e ja tirei várias fotos. Mas parece que a fotografia não consegue retratar tão fielmente a beleza que ele é; Parabens ao morador que tem uma planta dessas em casa. Moro em apartamento e seria quase impossivel ter um ipê que florisse dessa forma...
 
Lara Cardoso em 12/09/2012 09:49:35
Realmente é um privilégio passar todos os dias pela rua Vitório Zeola e ver esta maravilha! Alegria, refrigério para a alma.
Sr. Valdir, parabéns.
 
Tania Bertolotto em 12/09/2012 09:47:52
Coisa mais linda do mundo essa árvore...mostra a pujança do nosso Centro-oeste...parabéns para esse senhor, que com seu jeito acanhado revela grande sabedoria, ao cuidar de uma árvore tão maravilhosa.
 
Diogo Nojera em 12/09/2012 08:11:35
Parabéns ao sr Valdir Barbieri, que deus lhe dê muita saúde, pois o que o sr fez qdo adquiriu o terreno e construiu o vosso lar, deus estava ali, n'aquele momento, talvez outra pessoa não o teria feito, iria logo cortar a árvore, certamente que seus netos e bisnetos e demais gerações vossa, irão prestigiar tal beleza preservada por vossa pessoa.
 
waldomiro ajala em 12/09/2012 08:00:00
Que lindo!
Gostaria de sugerir que fosse fotografado o Ipê com autorização do Sr. Valdir (claro!). É um lindo cartão postal desta cidade "ainda" florida.
Como estão comentando sobre outros e, isso é muito importante para valorizar quem aguarda um ano todo por esse espetáculo, lembro o da Clínica Carandá também.
Mas não pode haver dúvida, esse está campeão!
 
IVETE BUENO FERRAZ em 12/09/2012 07:54:00
"A simplicidade é a verdadeira elegancia", parabens Sr Valdir o senhor tem sob suas vistas e em seu terreno uma dádiva Divina, é a beleza gratuita da presença de Deus em nossas vidas, e quando deixamos de admirar uma maravilha como esse ipê e quando ignoramos o cantar do Bem-te-vi para nos deliciar-mos com as belezas construidas por mãos terrenas, podemos então pedir para ser riscado o arco-iris.
 
ALBERTO MARIA BENTO - Dourados Ms em 12/09/2012 06:41:14
tudo é bonito e lindo,
mas o melhor de tudo é ver a recomendação da filha, Ana,
recomendado ao pai para cuidar sempre da árvore,
ainda bem que o AMOR FRATERNO ainda existe entre nós,
apesar de tanta violência,
o Sr. está de parabéns duas vezes Sr. Valdir
um verdadeiro cidadão e um grande pai
 
jose mendes em 12/09/2012 05:48:56
Este é o Sr. Valdir, bem-humorado e sábio contador! Parabéns por conservar a linda árvore em seu quintal. Grande abraço!
 
Douglas Moraes em 12/09/2012 05:34:21
que deus proteja
 
leonice p silva em 12/09/2012 05:32:11
Atenção Pessoal,

A Prefeitura estará doando dia 23set2012 mudas de diversas espécies (inclusive mudas de ipê). Verifiquem no site os ptos de distribuição.

Um abç a todos.
 
Joe Garcia de Freitas em 12/09/2012 05:25:11
Olá Sr Valdir,
Sou vizinho de Bairro e passo diariamente em fte à sua casa e fico maravilhado c/esse ESPETÁCULO. Hj tirei uma foto no meu celular p/mostrar aos meus colegas trab qdo p/minha surpresa me deparei aqui c/esta reportagem. Meus Parabéns, realmente é a árvore mais linda do Mundo!! Gostaria se for possível de obter algumas sementes p/plantar na praça do Carandá, mande sua resposta,Ok!
 
Joe Garcia de Freitas em 12/09/2012 05:13:37
É isso aí meu vizinho !!! Passo em frente este ipê todos os dias pra ir trabalhar, ele continua sendo o mais lindo do mundo.
 
ROGERIO MORALLES em 12/09/2012 04:22:45
Gostaria de saber quanto tempo leva um ipê p.florir.se alguém souber por favor me comunique. obrigada
 
mercedes rodrigues de brito em 12/09/2012 03:56:12
Realmente um espetaculo da natureza. É um previlégio para poucos ter um no quintal de casa . Existe um outro tão lindo quanto este no patio da Escola Batista na Rua das Garças. Maravilhas da Natureza !!!!Colirio para os olhos!!!
 
neusa batista em 12/09/2012 03:46:42
Lindo! E ainda assim tem gente que não acredita em Deus. Quem mais seria capaz de criar algo tão lindo assim?
Conheço outro ipê tão lindo quanto, fica na Rua da Paz, entre a Pe. João Crippa e José Antônio, no pátio do Colégio Evangélico Campograndense.
 
Janainne Escobar em 12/09/2012 03:40:55
Daqui onde eu moro no Bairro Nova Lima eu vejo esse Ipê. É uma vista muito maravilhosa.
 
Jaime Cerqueira em 12/09/2012 03:28:37
Tem uma árvore de ipê roxo em frente ao Colégio Paulo Freire que também é lindíssima.
 
Mariana Sarian em 12/09/2012 03:28:31
Pensar que em 2009 eu estava tirando fotos desse ipê, mto bonito!!!
 
Deivison Medeiros em 12/09/2012 03:11:54
Parabéns Sr. Valdir ! Só pessoas merecedoras como o Senhor tem chave de tesouros como este ao seu lado. Que Deus permita ao Senhor cuidar deste verdadeiro "Pote de Ouro" por muitos e muitos anos. Aos vizinhos, O Deus do Universo saberá recompensar pela compreensão. Abraços ! Durval
 
Durval Junior em 12/09/2012 03:04:56
Como faço para conseguir uma muda ou mesmo a semente de um ipê amarelo. já procurei mas não encontrei. Se alguem souber me comunique. obrigada.
 
lyka rodrigues em 12/09/2012 02:37:30
Realmente de perder o fôlego de tanta beleza, parabéns por manter viva a natureza em nossa cidade, comprei uma casa recentemente e plantei um ipê amarelo na frente, acho o mais bonito.
 
BARBARA BRITES em 12/09/2012 02:20:18
esse ipê dá pra ver quando desce a Rua Vitorio Zeolla no Carandá Bosque...fica a esquerda depois da curva da Rua Kame Takaiassu