ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Disputa entre cidades contra o sedentarismo muda rotina em Secretaria

Luciana Brazil | 30/05/2012 14:40
Funcionários da Seintrha se esticaram no dia do Desafio em Campo Grande. (Foto:Minamar Júnior)
Funcionários da Seintrha se esticaram no dia do Desafio em Campo Grande. (Foto:Minamar Júnior)

Cerca de 500 funcionários da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), acostumados a fazer limpeza, poda, capinagem e varrição nas ruas de Campo Grande, trocaram os instrumentos de trabalho - vassouras, pincéis e máquinas - por momentos de atividade física, na manhã de hoje.

O Dia do Desafio, data internacional que tenta estimular a prática de exercícios, mobilizou várias instituições da cidade, como as secretarias do município.

Os exercícios são essenciais para homens e mulheres da Seintrha que carregam peso e fazem movimentos repetitivos, conforme explicou a educadora física, Sabrina Angoreli. “O alongamento melhora a fortalecimento da coluna e dos músculos. É primordial a atividade física diária”, frisou.

Os funcionários do município aprovaram a aula que foi dada no pátio da secretaria. No começo, alguns ficaram desconfiados, mas logo esticaram os corpos diante do pequeno palco onde a educadora fazia os movimentos.

“A gente só trabalha e não tem nem tempo para pensar na atividade física, mas eu gosto bastante de fazer exercício”, contou José Plínio, 43 anos.

Habituados a pintar faixas de trânsito, varrer a rua, arrumar a iluminação dos postes, entre outros serviços para a melhoria da cidade, os funcionários pareceram se divertir com o cenário diferente. Durante os 20 minutos de aula, até dança coreografada fez com que eles divertissem.

O alongamento deu início as atividades. (Foto:Minamar únior)
O alongamento deu início as atividades. (Foto:Minamar únior)

Muitos, já sem nenhuma flexibilidade, levaram a iniciativa a sério. “Não tenho oportunidade de fazer exercício e quando tem, a gente tem que aproveitar”, disse Geraldo Fidalma, 57 anos.

"Eu sei que sedentarismo não é bom para saúde, mas é um problema de costume também. Eu não tenho muito tempo, mas posso tentar resolver", contou Celso Oliveira, 55 anos.

São, aproximadamente, 900 funcionários da pasta, entre administrativos e serviços gerais, mas uma parte não pôde ficar para a aula, como explicou Leocy Marinho, assessor do secretario João Antonio de Marco. “Alguns deles já saem para o trabalho da empresas parceiras, como a que produz asfalto e por isso eles não puderam estar aqui”.

Segundo Leocy, já existe intenção de instalar no prédio da Seintrha uma academia ao ar livre. “Aquela academia que a prefeitura instalou nas praças, nós queremos colocar uma aqui”, disse.

“Seria excelente. Eu já posso garantir que vou praticar todo dia um pouco”, disse Jeová Lucas, 27 anos, feliz com a possibilidade.

Nos siga no Google Notícias