A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

26/02/2012 14:57

Entre campo-grandenses, mudança de horário altera relógio biológico

Viviane Oliveira
Horário de verão terminou às 0h deste domingo em Mato Grosso do Sul e outros dez estados, além do Distrito Federal. (Fotos: João Garrigó)Horário de verão terminou às 0h deste domingo em Mato Grosso do Sul e outros dez estados, além do Distrito Federal. (Fotos: João Garrigó)
No começo me atrapalho um pouco, mas depois acabo me adaptando, diz comerciante. "No começo me atrapalho um pouco, mas depois acabo me adaptando", diz comerciante.

Acabou o horário brasileiro de verão. Para uns alívio, para outros o dia vai ficar curto e as noites longas. A grande maioria reclama e afirma que o novo horário atrapalha o relógio biológico do corpo.

Veja Mais
Horário de verão termina nesse domingo em MS, DF e dez estados
Caligrafia da escola rendeu à Marystella a profissão de designer de lousas a giz

Nas ruas de Campo Grande as opiniões se dividem. Tem quem prefira o antigo horário, como Eni dos Santos, 53 anos. A doméstica acha bom e relata que sobra tempo para aproveitar o sol e caminhar.

“Quando muda é que a gente sente a diferença. O nosso horário é muito melhor e a sensação de descanso também”, afirma, acrescentando que ontem, às 11 horas, mudou o relógio e a sensação foi a de que ganhou mais tempo para curtir o domingo.

Apesar da mudança, a comerciante Carmen Oliveira não altera o relógio. “Não gosto de ficar mexendo nos relógios da minha casa. “No começo eu me atrapalho um pouco depois acabo me adaptando”, conta.

Já para a irmã dela, Zoraide Oliveira, 42 anos, a única coisa ruim é acordar com o escuro para ir trabalhar. “Pego o ônibus 6h20 e no horário de verão ainda está escuro. Mas tirando isso, eu gosto do antigo horário porque o dia fica mais comprido”, finaliza.

Mudança - No Mato Grosso do Sul e em outros dez estados, além do Distrito Federal, o horário de verão terminou às 0h deste domingo (26).

Com a mudança, atraso de uma hora nos relógios em território Sul-

Mato-Grossense, nas outras unidades federativas do Centro-Oeste, regiões Sul e Sudeste, além da Bahia.

O horário especial, que começou em 16 de outubro do ano passado, tem por objetivo proporcionar o melhor aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo de energia entre às 18h e às 20h.




Que bom que usaram uma imagem de um dos marcos da cidade, para essa materia. eu estava esperando uma oportunidade para dizer que ja tem muito tempo que esse relogio tem um defeito que nao fica bonito para a cidade. acredito que possa passar despercebido, mas 4 em algarismos romana se escreve assim IV e nao assim IIII como esta no relogio, bom espero que seja corrigido o erro, obrigado!
 
Nicanor Neto em 27/02/2012 12:27:24
Quem diz que Campo Grane deve ter a mesma hora de Brasilia, se engana, pois a hora é conforme a longitude(medida de leste à oeste) quanto mais prp oeste mais longo é o dia e Campo Grande está e tem o dia mais longo que Brasilia (long.47 graus) enquanto Cpo Grande está na lon. 54 graus(7 graus mais p/oeste) e em relação a Porto Alegre também estamos 3 graus mais à oeste e 11 graus + à oeste que BH
 
antonio costa em 27/02/2012 12:02:17
O Horário de verão não deveria existir em países tropicais como o Brasil, pois em países de clima tropical o dia já é mais longo no Verão por natureza, nos países do hemísfério norte(Estados Unidos e Canadá) e europeus não há problema pois geralmente o calor de verão deles é menos intenso que o nosso verão e dá condições deles dormirem 9 ou 10 da noite pois na europa o verão é menos quente .
 
antonio costa em 27/02/2012 10:45:13
HORARIO DE BRASILIA
Essa é outra questão equivocada...
a diferença entre Brasilia e Campo Grande é de apenas 5 graus de longitude,
e a hora só muda aos 15 graus.
Cidades como Belo Horizonte tem 4 graus de diferença e é fuso 3, não 4 como aqui, como explicam?
E e Porto Alegre? A diferença entre Brasilia e Porto Alegre é de 15 graus, equivale a 1 hora geografica e no entanto é fuso 3. MA VONTADE?
 
Eny Feliz em 27/02/2012 09:53:38
Essa questão é supervalorizada por brasileiros.
No hemisferio norte há horario de verao e de inverno, mesmo assim
há dias que as 9 da noite há sol no ceu e ninguem sente diferenças
biologicas por isso. As 8 ou 9 da noite, ainda com sol, as crianças vao dormir,
pois ha aula na manha seguinte, por volta de 6-7 da manha o sol já esta iluminando tudo. Aqui adoram reclamar e essa é mais uma chance!
 
Eny Feliz em 27/02/2012 09:46:19
Para começar é uma questão da natureza, o dia fica sempre mais longo por causa do solstício, TODOS OS ANOS, independentemente da mudança de horário. Essa economia de cem milhões de reais, cerca de 0,01% do PIB, com certeza seria conquistada sem a mudança de horário. Não precisamos mais dessa mudança, pois segundo o governo, não há risco de racionamento.
 
Wellingtton Aparecido Franco Barbosa em 27/02/2012 08:32:16
Engraçado, nunca sentí redução no meu bolso, só se for no bolso deles!!!!
 
Juçara Rosa de Oliveira em 27/02/2012 08:13:39
Com relação á economia de energia divulgada todos os anos, concordo que talvez funcione, mas aonde esta a minha diferença????quem embolsou pois que ainda a empresa pede aumento todo ano e ainda consegue aumento altissimos??????
 
Delmario Guimaraes de Araujo em 27/02/2012 04:24:23
Só pra conhecimento Sr. Nicanor Neto, a questao do horario em algarismos romanos nos relógios, obedece a uma convençao internacional, pois que equivoco com relação ao numero IV e VI depende da forma como se olhava o relogio de bolso da epoca, causaram um acidente de trens garvissimo na europa e por conta disso convencionou-se assim colocar o numero IV assim IIII, pois que diferenciaria.
 
Delmario Guimaraes de Araujo em 27/02/2012 04:21:35
Deveria deixar o horário como está para igualar ao horário de Brasilia. Ver programação televisiva gravado em pleno seculo 21 é de matar. Mas como sabemos, quem manda são os governantes. Já que o nosso relógio biológico acostumou com as mudanças durante 4 meses, deixasse rolar o mesmo horário e a teriamos economia o ano inteiro...putzzz, vai entender.
 
Gervasio Ramos em 26/02/2012 11:05:44
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.