ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Fiéis celebram 20 anos da visita de João Paulo II em missa

Paula Vitorino | 22/10/2011 20:02

Celebração aconteceu neste sábado, na Praça do Papa

Fiéis lembraram dos ensinamentos do Papa. (Foto: Pedro Peralta)
Fiéis lembraram dos ensinamentos do Papa. (Foto: Pedro Peralta)

Os 20 anos da visita do beato Papa João Paulo II a Campo Grande foram celebrados neste sábado (22) com missa na Praça que leva o nome do religioso. Por conta do sol forte do horário de verão, às 17h, os cerca de 300 fiéis se protegeram embaixo de guarda-sóis e procuraram espaços com alguma sombra.

A missa foi celebrada pelo arcebispo, Dom Dimas Lara Barbosa, e começou com 1 hora de atraso devido a problemas na parte elétrica do palco. Mas enquanto aguardavam o início da celebração, os fiéis aproveitaram para cantar, rezar e lembrar dos ensinamentos do beato.

“Ele foi um líder Católico, transmitia paz e era a presença no meio de Deus todos nós”, diz Marta Coppola, de 53 anos, que foi até a missa com o grupo de Cursilhistas que homenageia o beato.

Para as irmãs Josefa Gonçalves, de 79 anos, e Maria Zenilda, de 67 anos, participar da missa de hoje foi como estar novamente com o papa. Em 1991, as irmãs assistiram juntas a celebração no local onde hoje é a Praça e agora guardam as lembranças do dia.

“Foi uma alegria muito grande, todo mundo queria ver ele. Tinha milhares de pessoas e eu não consegui chegar muito perto, mas foi emocionante”, diz Maria.

Zenilda acrescenta afirmando que a missa de 20 anos é como “reavivar o Papa na memória”. Ela também ressalta que o Papa foi um homem de paz, que transmitia a humildade e alegria por onde passava.

Já Nélia Marques, de 63 anos, resume a lembrança da visita do Papa com a frase: “Foi o melhor momento da minha vida”. Ela lembra da multidão para recebe-lo e afirma que não só Católicos foram celebrar a visita do líder, mas também pessoas de outras religiões.

“O carisma dele conseguia conquistar pessoas de todas as religiões”, diz.

Ela diz que aguarda ansiosamente a santificação do beato e diz que desde a vista ele já demonstrava o “carisma de santidade”.

Maria da Luz, de 63 anos, diz que já considera o Papa como um santo e se emociona ao lembrar da missa celebrada por ele. Ela guarda a bandeirinha da celebração até hoje.

“A preocupação dele com o povo daqui, a palavra que nos trouxe, são coisas inesquecíveis”, diz.

Mas a celebração reuniu ainda fiéis que nem tinham nascido quando o Papa visitou a Capital, mas aprenderam os ensinos do religioso.

As amigas Andressa e Brena, de 14 anos, listam algumas palavras para definir o beato: enviado de Deus, benção, caridade e paciência.

Elas contam que aprenderam a admirar o Papa e fizeram questão de ir a missa de hoje não só para homenagear o beato, mas também contribuir para a união dos Católicos.

“Em um mundo que é quase proibido falar de religião, de Deus, é importante esse tipo de celebração”, diz Andressa.

Nos siga no Google Notícias