A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

13/06/2012 12:44

Fofão, o gato astro do ponto de táxi do Hospital Regional

Paula Vitorino
Ração fica guardada no ponto. (Fotos: Minamar Júnior)Ração fica guardada no ponto. (Fotos: Minamar Júnior)

Embaixo da sombra das árvores do ponto de táxi 69, na rua lateral do Hospital Regional, quem manda é o Fofão. O gato, de olhos azuis, pelo fofo e cheio de charme, impõe respeito e chama atenção pelo tamanho.

Veja Mais
Na experiência de ser Noelete por 1 dia, descobrimos como nasce trauma de Natal
Uber multado, reajuste de ônibus e cidade sob chuva bateram recordes nas redes

Há mais ou menos três anos, contam os taxistas, ele foi adotado como animal de estimação do ponto de táxi. Desde então, ele é atração para quem passa pelo ponto e para os vizinhos, que também o adotaram.

“Todo mundo gosta dele. Para até gente na rua para tirar foto”, diz o taxista Sebastião da Rocha, de 51 anos.

O principal cuidador, o taxista Ênio Cândido Felipe, de 49 anos, conta que o gato foi abandonado no local, já castrado, com cerca de 1 ano de idade. “Ele apareceu magrinho, sofrido, aí fomos dando água, ração e adotamos”, conta.

Fofão não gosta muito de fotos, mas faz algumas poses. Fofão não gosta muito de fotos, mas faz algumas poses.

A cada 10 dias, ele e outros dois taxistas fazem a vaquinha para comprar a ração do Fofão, que só pode ser de uma marca – que é a mais cara. Cada um desembolsa R$ 10. “Ele só gosta dessa”, justifica.

Com habilidade, Ênio pega o gatão no colo e consegue fazer o bichano ficar quietinho por alguns minutos. “Ele não gosta de muita pegação, de muito carinho”, avisa.

Alguns taxistas não gostam de arriscar pegar o gato no colo, com medo de levar algum arranhão, mas Sebastião diz que o bicho não é bravo.

Gato da cidade, como o define Ênio, Fofão fica livre, como gosta de ficar e passeia pelos arredores do ponto, mas sempre embaixo da sombra.

“Ele é esperto, olha para os lados para atravessar a rua. Ele não fica bem preso, não ia se adaptar em casa, aqui ele fica bem, sempre por perto. Ficou um dia fora uma vez, mas voltou”, diz.

Fofão sabe que tem abrigo certo no ponto, com direito a casinha e até um lugar no banco dos taxistas, com almofada. E sabe defender seu espaço. Se outro bicho aparece querendo dividir espaço, mostra as garras.

“Dá primeira vez que a Baby (cachorra) veio aqui ele avançou, grudou no pescoço dela. Agora ele aceita ela, já acostumou”, conta o vizinho, Euder Carneiro Fernandez, de 35 anos. Ele é médico veterinário e cuida da saúde de Fofão.

Mas Ênio admite que Fofão é mesmo o dono do local e não deixa ninguém levá-lo. “Eu não deixo ninguém levar e ele também não deixa, se tentar pegar ele arranha”, diz.

Antes de Fofão, outros gatos e cachorros passaram pelo ponto. “Sempre aparece bicho por aqui e eu acabo adotando”, conta Ênio. Recentemente dois cachorros apareceram, mas foram logo foram adotados, até por que Fofão não gostou de dividir a casa.

Fofão, folgado, no colo do seu taxista preferido, Ênio. Fofão, folgado, no colo do seu taxista preferido, Ênio.
Casinha do fofão. Casinha do fofão.



Parabéns á esses senhores de bom coração.Tomara que esse exemplo seja seguido por muitos.
 
Márcia Alves Bonifácio da Costa em 24/09/2012 07:12:53
Parabens Enio (vulgo bucho de vaca) pela inciativa, fofão é a cara da filha do cuidador: gata kenoca beijos!!!!!!!!
 
ENESIO DE MEDEIROS em 14/06/2012 11:33:18
Que coisa linda de se ver!!! Em meio a tantas atrocidades que se cometem com animais, ainda temos pessoas de coração bom e humanos. Coisa linda! Trabalho divino.
 
Leticia Nogueira em 14/06/2012 11:18:45
Maravilhosa atitudes como essa... DEUS abençoe a diferença que vocês fazem na vida desses anjos que sofrem abandono...
 
Maria de Fátima em 14/06/2012 11:05:04
Ae BUCHO
mandou bem com o fofão
 
Thiago Augusto em 14/06/2012 10:52:54
Desculpe-me pelo erro - Paula Vitorino, hehehehehehehe...continuo elogiando a sua reportagem, excelente!!
 
Joanne Pereira em 14/06/2012 10:23:06
AH, se existissem pessoas como o Sr. Ênio não teríamos tantos animais mal tratados até mesmo dentro das casas, parabéns e que o Fofão lhe devolva todo o carinho que ele recebe, esses bichanos são muito agradecidos com quem lhes estende a mão!!!
 
Patrícia Marques em 14/06/2012 09:51:48
LIIINDA REPORTAGEM, FAÇO CAMINHADA E SEMPRE VEJO FOFÃO ACHO LINDO ESSE GATÃO, PARABÉNS TAXISTAS, CÃES E GATOS SÃO NOSSOS MELHORES AMIGOS.
 
Adriane Beatriz Medeiros em 14/06/2012 09:48:54
PARABENSSSS!!! PAIIII..

MEU PAI (ENIO) SEMPRE GOSTOU DE ANIMAIS...KKKKKK
FOFÃOOO E LINDO COMO O TAXISTA QUE CUIDA , COMO SEMPRE O ANIMAL PARECE COM O DONO.! BJUUU ...FOFÃOO LINDÃO
 
Kenia Medeirosss FELIPE em 14/06/2012 09:32:16
Como é bom ler coisas que não sejam do tipo, a saúde vai mal, a violência aumenta, político é ladrão, o que é verdade. Parabéns a repórter, é bom variar mesmo. Tenho cinco bichanos em casa, amo cada um deles, é o pior ou melhor eu acho é que às vezes os considero mais do que certos humanos.Ótima reportagem. Tá podendo hein Fofão.
 
Júnior Honorato em 14/06/2012 08:40:13
Muito legal! se todos os animais fossem tratados assim....
 
Paulo Cezar em 14/06/2012 08:13:26
Lindo o fofão.
Parabéns aos taxistas pela bela atitude.
 
Francesca Araujo em 14/06/2012 07:29:52
Fico muito feliz em saber que meu irmão seja assim com os animais e de familia ...
todos tem gato, cachorro , e lindo o fofão .
 
Arlete Candida de Paula em 14/06/2012 07:23:04
Bom saber, tem muita gente de bom coração.
Muita paz a todos.
 
Elisiar Vilmar em 14/06/2012 07:22:38
Que fofo mesmo! parabens ao taxistas que se importaram e dao amor ao bichano...se todas as pessoas tivessem a mesma ideia seria muito bom!
 
Diana de Oliveira Rodrigues em 14/06/2012 06:50:52
Legal, bom saber que ainda existem pessoas de boa índole. Parabéns aos taxistas e a equipe de reportagem.
 
João Almeida Campos em 14/06/2012 06:42:41
É muito bom saber que ainda há pessoas que se esforçam pela causa dos animais ! Diante de tantos casos de abandono e violência contra estes seres indefesos, que esta reportagem sirva de exemplo para muitas pessoas !
 
Cláudia Yuri em 14/06/2012 06:28:08
Parabéns senhor Enio, quem dera tivéssemos mais pessoas como voce, que dão o real valor que um animal merece. Ficamos muito felizes em ver seu gesto. Meus Parabéns!! Tomara que seu gesto inspire muitos outros a fazer o mesmo :)
 
Daniele Parron em 14/06/2012 01:49:20
Que gatão lindão, pena que não possa ter filhotes, eu ia adorar ficar com uma cópia dele! Parabéns, gato só gosta de ficar no local quando é muito bem tratado.
 
Marcia Marques em 14/06/2012 01:47:34
muito lindo esse gato, eu tenho cinco, e estao de parabens esses taxistas pelo belo exemplo.
 
francisco prado em 13/06/2012 11:18:19
Parabéns Sr Enio !

Lindo o Fofão!
 
Cristina Araújo em 13/06/2012 08:07:41
Coisa linda de se ler! Parabéns a estes senhores de bom coração! Animais precisam de atenção e carinho e ceder isso só faz bem ao coração!
 
Maria Julia Gonçalves em 13/06/2012 06:14:36
Parabéns ao Paulo Vitorino pela reportagem. Um elogio, às belas fotos do Minamar Júnior - excelente!!
 
Joanne Pereira em 13/06/2012 06:00:55
Parabéns aos taxistas!!!! É muito bom ver histórias assim, de pessoas de bem com a vida e demonstram isso da melhor forma possível: fazendo o bem sem olhar a "quem". Valeu Sr. Ênio por esse cuidado com os animais e valeu Campograndenews por ir atrás de matérias como essa, que mostra que o ser humano não é só desgraceiras ...tem o lado bom também.
 
cida guerra em 13/06/2012 05:58:36
Que lindoooo, que Deus abençoe esse anjos!!
 
Paloma Dos Santos Silva em 13/06/2012 04:13:40
Que gato lindo! Também tenho um gato assim: grandão, peludo e lindo...e que se chama Fofinho. Parabéns por adotarem o Fofão. Os animais precisam de pessoas assim: generosas, acolhedoras e de bom coração.
 
LUCIANA HIRATSUKA em 13/06/2012 03:49:18
Parabéns Sr Enio, pelo amor e compaixão com os animais .
 
Evelyn Esteves em 13/06/2012 03:06:13
Que lindo ver uma coisa dessas..parabéns aos taxistas do ponto, pelo carinho e solidariedade com um animal abandonado..isso é bonito demais!! Numa hora dessas a crença na humanidade se refaz...parabéns ao site pela reportagem tb.
 
Daniele Conte em 13/06/2012 03:04:39
Muito lindo o Fofão!! Os gatos são muito inteligentes e espertos, se apegam às pessoas que cuidam deles. Parabéns ao seu Ênio, por cuidar tão bem do bichano.
 
Joanne Pereira em 13/06/2012 02:07:04
hummmmmmmmm! kixiki o fofão,
lindo, sereno, cativante...
mas..., porém arredio também,
muito bom o gesto de adoção
Parabéns pelo ato, só umacoisaestá destoandodofofão,
rs...
tira essa cadeira velha que está deixando muito feio o habitat deFofão
continuem fazendo o bem e serão muito bem abençoados.
 
eliane nepomuceno em 13/06/2012 01:35:40
Paulinha, ótima reportagem e do meu agrado, rs,rs,rs....amo esses quatro patas.
Que LINDOOO!!!Parabéns aos taxistas, essa atitude demonstra o ser humano maravilhoso que devem ser.
Que Deus, proteja esses maravilhosos homens, dos perigos que correm pelas violentas ruas da cidade, exercendo essa ardua profissião "TAXISTA".
 
Neyde de Oliveira em 13/06/2012 01:35:05
imagem transparente

Compartilhe

Classificados