ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Grafia arcaica do número quatro no Relógio da 14 vira polêmica na internet

Marta Ferreira | 05/01/2012 17:29

Para internautas, Prefeitura cometeu erro, mas forma antiga aparece em relógios até hoje

O relógio com o número quatro grafado IIII, em algarismo romano: vai ficar assim em respeito à história, afirma Prefeitura. (Foto: João Garrigó)
O relógio com o número quatro grafado IIII, em algarismo romano: vai ficar assim em respeito à história, afirma Prefeitura. (Foto: João Garrigó)

As redes sociais não estão poupando nada nem ninguém. Reinstalado esta semana, o Relógio da 14, que fica no canteiro da Afonso Pena com a Calógeras, virou motivo de polêmica no Facebook, em razão da grafia do número quatro em algarismos romanos representada por IIII e não por IV, como se aprende na escola.

Rapidamente, a foto do prefeito Nelson Trad Filho ao lado do relógio, com uma seta vermelha apontando para o “erro” tido como grotesco foi parar em perfis do Facebook, seguida de muitos comentários, alguns deles jocosos.

Entre os próprios internautas surgiu a explicação para o uso de IIII e não IV, dada pela Prefeitura. Essa escrita, presente em boa parte dos relógios com algarismos romanos, é arcaica e era utilizada nas máquinas na época em que o da 14 foi instalado, na década de 1930.

História-As quatro máquinas, réplicas do original, ficaram paradas 8 meses para conserto. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que não vai haver qualquer tipo de alteração e que o aparelho busca, justamente, resgatar a história e por isso vai ser mantido da forma como era.

Instalado pela primeira vez em 1933 na rua 14 de Julho, o Relógio representava o marco zero da cidade. Depois de demolido na década de 1970, uma réplica foi erguida novamente em 1999, dessa vez na Calógeras, em comemoração aos 100 anos de emancipação política da cidade.

Nos siga no Google Notícias