A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

25/01/2012 16:16

Há 32 anos aniversário mobiliza amigos e já há fila de doações para a próxima festa

Ângela Kempfer
O aniversariante Orizon, de camiseta branca, recebe os amigos na chácara da família.O aniversariante Orizon, de camiseta branca, recebe os amigos na chácara da família.

É uma festança para mais de 500 pessoas, com churrasco e bebida à vontade. Um presente de aniversário dos amigos a Orizon Rita de Freitas, que por superstição não revela a idade. “Dizem que falar a idade provoca olho gordo”, justifica.

Veja Mais
Despedida dominou a web na semana em que todo mundo coloriu de verde o coração
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980

Há 32 anos é assim, sempre no domingo mais próximo ao dia 24 de janeiro, data de nascimento. Funcionário do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Orizon comemora o aniversário longe, a 500 quilômetros de Campo Grande, na cidade natal - Iturama (MG), na divisa do Estado com Minas Gerais, município com apenas 40 mil habitantes.

O bisavô, coronel Zezinho Queiroz, é um dos fundadores da cidade. Daqui, Orizon leva mais de 30 pessoas, amigos que hoje são autoridades, como o conselheiro do TCE - José Ancelmo dos Santos,os prefeitos de Paranaíba – Zé Braquiaria e o de Chapadão do Sul – Jocelito Krug, e também prefeitos da região, de 4 cidades mineiras próximas.

Zé Braquiaria,por exemplo, comparece há seis anos. “Faço questão. Além de ser uma festa muito boa, é um momento de reunião dos amigos e ele é uma pessoa especial”.

Além de Orizon, o pai de 83 anos e a mãe de 81 são as figuras mais ilustres do aniversário.

Franquilino Freitas e Celina Tiago de Freitas tiveram apenas um filho, mas garantiram a festança em família por muitos anos, na chácara do casal.

Devota de Santa Rita, dona Celina quase perdeu o único filho logo depois do parto. Fez promessa, o menino vingou e passou a ter Rita no nome.

Orizon ao lado dos pais.Orizon ao lado dos pais.

Organização- Já na quarta-feira, 4 dias antes da festa, a cerveja vai para a geladeira, um ritual que integra a organização minunciosa do evento, realizado sob a responsabilidade de coordenadores de diferentes áreas. “Tem o coordenador de bebidas, outro só para a parte de estrutura, outro para recepcionar os convidados e assim vai”, diz Orizon.

O uniforme é para 50 amigos, que literalmente vestem a camiseta pelo aniversariante e ajudam diretamente na organização. “Ter uma camiseta dessas é orgulho”, comenta Tércio Araújo, de 55 anos, secretário de governo em Iturama.

Ele é o “animador” oficial da festa. “Me convidaram na base da brincadeira, mas faz 25 anos”, lembra o coordenador do cerimonial de aniversário.

Tércio guarda todas as 25 camisetas desde o primeiro convite para o aniversário. “Já é a segunda principal festa da cidade, pela tradição”, comenta.

A história começou em 1980, como idéia de 3 amigos mais chegados, já como forma de homenagear Orizon, admirado pela personalidade alegre, tranquila e prestativa. “Não tem quem não goste dele aqui”, diz Tércio.

Ano a ano, a festa foi crescendo e hoje há fila de espera para doações a serem feitas para a próxima comemoração, em 2013. “Já temos garantidas camisetas para os próximos 3 anos. São amigos que também doam vacas e bebidas”.

No primeiro ano, o cardápio foi frango, no segundo uma leitoa e depois o churrasco. Para acompanhar o pacuzinho assado, há pão, farofa bem temperada e vinagrete. “É muito simples, mas uma festa muito gostosa e animada”, diz.

Duplas sertanejas e sanfoneiros de Uberlândia (MG) estão presentes todos os anos, desde o jantar de sexta-feira aos convidados que chegam à cidade, o que antecede o almoço de domingo.

Com tanta homenagem, Orizon diz que dispensa qualquer outro presente. “A presença de todo mundo é o melhor presente que um homem pode ter”, agradece.

A festa é a segunda mais tradicional da cidade.A festa é a segunda mais tradicional da cidade.



Simplesmente fantástica;um mundão de gente.....muito bem recebida por ele,seu pai e sua mãe;eu no caso um ex-vizinho de frenteá sua casa......que não o via há 46 anos acreditem.Me sentí em casa(eu e esposa)/as lembranças voltaram....Alexandrita sempre linda e no meu coração.Orizon,desde pequeno,um empreendedor/grande figura/grande sujeito.Me tratou como se tivesse me visto no dia anterior.Adoramos
 
Ubiratan de Macedo Garcia em 09/03/2012 07:42:55
parabéns Orizon, pra sua festa ficar ainda melhor você precisa contratar o cantor Dudu Costa, que daqui alguns meses será o novo ídolo da música sertanja do MS pra levar a alegria e fazer um showzaço para os mineiros, esse artista tem 18 anos faz carreira solo, ele tem estilo próprio, mas lembra Eduardo Costa e Gustavo Lima. Ja está fazendo um grande sucesso no norte de ms. contrate (67) 99478119
 
Genildo Mendes Gomes em 26/01/2012 12:39:24
A Festa do Horizon é realmente um encontro impar, extremamente calorosa e repleta de amigos que lá comparecem, não medindo esforços nem distância para prestigiá-lo no dia do seu aniverssário e é assim com enorme satisfação que participamos a pelo menos 10 anos desta Festa única.
Parabens !!!!!
Claudio José Chinaglia de Olivira
Márcia C. Pontes Chinaglia de Oliveira
 
Claudio José Chinaglia de Oliveira em 25/01/2012 06:40:12
Parabens, Orizon !!!
Ainda não fomos, mas tenho certeza que um ano desses nós vamos...
São momentos como esse que fazem nossas vidas ter sentido.
Roberto e Ivone
 
Roberto Perez Filho em 25/01/2012 06:32:59
Vc deve ser uma pessoa muito legal, especial para toda essa gente que te conhece! parabens pelo seu aniversário que Deus lhe reserve muitos e muitos anos de vida. Uma sugestão ao seus prestigios e admiradores. Que tal encampar uma nobre causa envolvendo seus convidados, a um projeto numa comunidade, vereança, enfim é só uma sugestão, ao que vejo vc é um líder e multidões sempre seguiram os lideres
 
EDILSON PEREIRA DA SILVA em 25/01/2012 05:55:08
Pô muito legal a iniciativa do cidadão, pena que ele vai festejar o aniversário dele longe de campo grande, na proxima festa de aniversário ve se faz em campo grande e me convida que eu vou la dançar um vanerão. Arrasta o pé no chão.
 
Jose carlos em 25/01/2012 04:51:32
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.