A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

25/01/2012 16:16

Há 32 anos aniversário mobiliza amigos e já há fila de doações para a próxima festa

Ângela Kempfer
O aniversariante Orizon, de camiseta branca, recebe os amigos na chácara da família.O aniversariante Orizon, de camiseta branca, recebe os amigos na chácara da família.

É uma festança para mais de 500 pessoas, com churrasco e bebida à vontade. Um presente de aniversário dos amigos a Orizon Rita de Freitas, que por superstição não revela a idade. “Dizem que falar a idade provoca olho gordo”, justifica.

Veja Mais
Guardiã de João, por uma semana repórter cuidou do Fusca sem freios de Júlia
Na novena que atrai milhares, até padre vai em busca de graça

Há 32 anos é assim, sempre no domingo mais próximo ao dia 24 de janeiro, data de nascimento. Funcionário do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Orizon comemora o aniversário longe, a 500 quilômetros de Campo Grande, na cidade natal - Iturama (MG), na divisa do Estado com Minas Gerais, município com apenas 40 mil habitantes.

O bisavô, coronel Zezinho Queiroz, é um dos fundadores da cidade. Daqui, Orizon leva mais de 30 pessoas, amigos que hoje são autoridades, como o conselheiro do TCE - José Ancelmo dos Santos,os prefeitos de Paranaíba – Zé Braquiaria e o de Chapadão do Sul – Jocelito Krug, e também prefeitos da região, de 4 cidades mineiras próximas.

Zé Braquiaria,por exemplo, comparece há seis anos. “Faço questão. Além de ser uma festa muito boa, é um momento de reunião dos amigos e ele é uma pessoa especial”.

Além de Orizon, o pai de 83 anos e a mãe de 81 são as figuras mais ilustres do aniversário.

Franquilino Freitas e Celina Tiago de Freitas tiveram apenas um filho, mas garantiram a festança em família por muitos anos, na chácara do casal.

Devota de Santa Rita, dona Celina quase perdeu o único filho logo depois do parto. Fez promessa, o menino vingou e passou a ter Rita no nome.

Orizon ao lado dos pais.Orizon ao lado dos pais.

Organização- Já na quarta-feira, 4 dias antes da festa, a cerveja vai para a geladeira, um ritual que integra a organização minunciosa do evento, realizado sob a responsabilidade de coordenadores de diferentes áreas. “Tem o coordenador de bebidas, outro só para a parte de estrutura, outro para recepcionar os convidados e assim vai”, diz Orizon.

O uniforme é para 50 amigos, que literalmente vestem a camiseta pelo aniversariante e ajudam diretamente na organização. “Ter uma camiseta dessas é orgulho”, comenta Tércio Araújo, de 55 anos, secretário de governo em Iturama.

Ele é o “animador” oficial da festa. “Me convidaram na base da brincadeira, mas faz 25 anos”, lembra o coordenador do cerimonial de aniversário.

Tércio guarda todas as 25 camisetas desde o primeiro convite para o aniversário. “Já é a segunda principal festa da cidade, pela tradição”, comenta.

A história começou em 1980, como idéia de 3 amigos mais chegados, já como forma de homenagear Orizon, admirado pela personalidade alegre, tranquila e prestativa. “Não tem quem não goste dele aqui”, diz Tércio.

Ano a ano, a festa foi crescendo e hoje há fila de espera para doações a serem feitas para a próxima comemoração, em 2013. “Já temos garantidas camisetas para os próximos 3 anos. São amigos que também doam vacas e bebidas”.

No primeiro ano, o cardápio foi frango, no segundo uma leitoa e depois o churrasco. Para acompanhar o pacuzinho assado, há pão, farofa bem temperada e vinagrete. “É muito simples, mas uma festa muito gostosa e animada”, diz.

Duplas sertanejas e sanfoneiros de Uberlândia (MG) estão presentes todos os anos, desde o jantar de sexta-feira aos convidados que chegam à cidade, o que antecede o almoço de domingo.

Com tanta homenagem, Orizon diz que dispensa qualquer outro presente. “A presença de todo mundo é o melhor presente que um homem pode ter”, agradece.

A festa é a segunda mais tradicional da cidade.A festa é a segunda mais tradicional da cidade.



Simplesmente fantástica;um mundão de gente.....muito bem recebida por ele,seu pai e sua mãe;eu no caso um ex-vizinho de frenteá sua casa......que não o via há 46 anos acreditem.Me sentí em casa(eu e esposa)/as lembranças voltaram....Alexandrita sempre linda e no meu coração.Orizon,desde pequeno,um empreendedor/grande figura/grande sujeito.Me tratou como se tivesse me visto no dia anterior.Adoramos
 
Ubiratan de Macedo Garcia em 09/03/2012 07:42:55
parabéns Orizon, pra sua festa ficar ainda melhor você precisa contratar o cantor Dudu Costa, que daqui alguns meses será o novo ídolo da música sertanja do MS pra levar a alegria e fazer um showzaço para os mineiros, esse artista tem 18 anos faz carreira solo, ele tem estilo próprio, mas lembra Eduardo Costa e Gustavo Lima. Ja está fazendo um grande sucesso no norte de ms. contrate (67) 99478119
 
Genildo Mendes Gomes em 26/01/2012 12:39:24
A Festa do Horizon é realmente um encontro impar, extremamente calorosa e repleta de amigos que lá comparecem, não medindo esforços nem distância para prestigiá-lo no dia do seu aniverssário e é assim com enorme satisfação que participamos a pelo menos 10 anos desta Festa única.
Parabens !!!!!
Claudio José Chinaglia de Olivira
Márcia C. Pontes Chinaglia de Oliveira
 
Claudio José Chinaglia de Oliveira em 25/01/2012 06:40:12
Parabens, Orizon !!!
Ainda não fomos, mas tenho certeza que um ano desses nós vamos...
São momentos como esse que fazem nossas vidas ter sentido.
Roberto e Ivone
 
Roberto Perez Filho em 25/01/2012 06:32:59
Vc deve ser uma pessoa muito legal, especial para toda essa gente que te conhece! parabens pelo seu aniversário que Deus lhe reserve muitos e muitos anos de vida. Uma sugestão ao seus prestigios e admiradores. Que tal encampar uma nobre causa envolvendo seus convidados, a um projeto numa comunidade, vereança, enfim é só uma sugestão, ao que vejo vc é um líder e multidões sempre seguiram os lideres
 
EDILSON PEREIRA DA SILVA em 25/01/2012 05:55:08
Pô muito legal a iniciativa do cidadão, pena que ele vai festejar o aniversário dele longe de campo grande, na proxima festa de aniversário ve se faz em campo grande e me convida que eu vou la dançar um vanerão. Arrasta o pé no chão.
 
Jose carlos em 25/01/2012 04:51:32
imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.