A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

19/04/2012 20:40

Há 70 anos no São Julião, "Gavião" comemora 107 anos de histórias

Luciana Brazil
José, o Gavião, conta as histórias e relembra cada fato com detalhes (Foto: Simão Nogueira)José, o Gavião, conta as histórias e relembra cada fato com detalhes (Foto: Simão Nogueira)

No dia em que comemorou 107 anos, José Garcia continua sendo um exemplo de alegria e bom humor. Há 70 anos morando no Hospital São Julião, em Campo Grande, ele contou que é feliz e bem tratado. O idoso foi morar no hospital após descobrir que estava com hanseníase em 1941 e, desde então, ele continua no hospital. “Não tem ruindade aqui e todo mundo me trata bem”, afirmou com entusiasmo.

Veja Mais
Aos 56 anos, Márcia é parceira do filho do tênis de LED ao Pokémon Go
Papai é a estrela, mas Mamãe Noel pode fazer toda diferença no Natal

Conhecido como Gavião, pelo passado cheio de namoradas, José nasceu em Miranda, a 201 km de Campo Grande. Sem familiares que quisessem acolhê-lo, José preferiu continuar no hospital após descobrir a doença. Ele chegou a ser despejado pela família. A hanseníase deixou tristeza, além das mãos atrofiadas. “Nem no meu dinheiro queriam pegar com medo de contaminação”, contou.

Na época, a doença não tinha cura, como ressaltou o diretor administrativo do hospital, Amilton Alvarenga. “A cura e o tratamento só chegaram em 1986. Então todo mundo tinha preconceito”, lembrou.

“Eu estava engraxando o sapato de um médico quando ele reparou que minhas mãos estavam inchadas”, disse José, lembrando como descobriu a doença. “Eu não queria que minha patroa (chefe) soubesse da doença e pedi para ir até Miranda fazer o exame”. Depois de confirmada a hanseníase, José voltou para Capital para ser internado no São Julião.

Jóse mostra os ovos que come todos os dias de manhã. Segundo ele, essa é a fórmula para viver mais (Foto: Simão Nogueira)Jóse mostra os ovos que come todos os dias de manhã. Segundo ele, essa é a fórmula para viver mais (Foto: Simão Nogueira)

Gavião foi o 6° paciente a ser cadastrado no hospital, e segundo os funcionários, a alegria e as piadas sempre foram constantes.

As histórias antigas, todas relembradas pela boa memória, foram traduzidas para equipe do Campo Grande News pelo auxiliar de enfermagem Mauro Sérgio Santos, já que José tem dificuldade de fala.

Dando risada, Gavião relembrou casos e animado contava todos eles, com riqueza de detalhes. “Eu fiz um boneco com lençol e coloquei embaixo do cobertor, na cama, e enganei a minha namorada e fui andar”.

Segundo José, a fórmula para uma longa vida são os dois ovos, crus, que ele toma toda manhã, além do café. “Ele é ótimo, está sempre de bom humor, além de muito lúcido”, frisou o diretor Amilton.

Na manhã de hoje, a ala em que José mora recebeu decoração especial para comemorar o aniversário de 107 anos de vida e história. O quarto foi decorado com faixas e, na entrada da ala, um arco cheio de balões lembrava que ali havia motivo para uma grande festa.

“Ele não aborrece ninguém. Tristeza não tem vez com ele”, contou Raimundo Lopes da Silva, 75 anos, que também mora no São Julião.

No fim da entrevista, José levantou da cadeira, e com ar de menino levado, demonstrou como ganhava a vida. Gesticulando, ele indicou que nos velhos tempos a roça e a lavoura eram o seu lugar. “Obrigado pela visita”, disse sorridente, depois de mostrar os ovos na geladeira.




Parabensss gavião, que Deus o ilumine e abençoe sempre..obrigada por irradiar sempre alegria no hospital com seu jeitinho único, você é um anjinho nas nossas vidas, abraços
 
luci matsumura em 21/04/2012 11:28:37
Meu caro amigo José. Desde 1980 estamos sempre fazendo parte de caravana Espírita, da Casa de Scheilla, onde sempre estivemos com vc, Vanini, Seu Zé e tantos outros. Sempre admiramos a disposição de vocês. Até dizíamos, não vamos la levar conforto mas sim receber, pois ali ninguem reclama de nada e são sempre alegres e agradecidos. Meu caro José, jamais pensei em 107 anos... Parabens.
 
antonio zozival milfont sobreira em 21/04/2012 09:19:42
O que Posso dizer do
Gavião... Nossa é muito Bom ter a presença dele
sempre bem humorado alegre com ele não existe mal-humor
realmente é um prazer ter ele não só como paciente mais como um Amigo.
Gavião muitos e muitos Anos de vida ... Nos te Adoramos.
 
Heberson Nunes. em 21/04/2012 07:43:17
Tanti tanti cari auguri affettuosi dall'Italia a Josè o Gaviao.

Il gruppo Oasi Omg lo ricorda con nostalgia e gli augura buon compleanno.

Parabens Josè
 
Dario Muscarà em 21/04/2012 03:15:01
Ahhhh Que saudade!!!!! Falo isso porque tive a honra e o prazer de trabalhar no Hospital São Julião por quase 5 anos na àrea da enfermagem, convivi por muito tempo com o Gavião e posso falar com propriedade que ele é uma pessoa maravilhosa, engraçada,otimista... Sinto falta de suas historias! Beijos a todos do HSJ!!!!!!
 
Nathalia Alves Guimarães Eler em 20/04/2012 12:11:27
Amilton Alvarenga,parabens pelo trabalho que tem a frente do São Julião, e feliz por ve-lo ainda firme no trabalho, pois se fosse outro ja estaria de pijama em casa, porem o seu coração é maior e se dedica ao proximo.
sua amiga Clélia
 
clelia lucia machado em 20/04/2012 11:19:25
Esse é um gavião mesmo! Parabêns, Feliz aniversário que Deus lhe dê aida muitos anos de vida para contar suas histórias,Parabêns tambem a toda a equipe do Hospital São Julião,vocês são maravilhósos,Que Deus abençôe sempre todos voces.
 
Teresa Moura em 20/04/2012 10:51:41
parabens ao GAVIAO e ao Hospital Sao Juliao, pelo humanismo e promoçao que trata as pessoas.Vida longa.
 
vanderlei de jesus em 20/04/2012 09:46:00
Garcia meu querido garcia sou a tecnica de enfermagem que cuidava de vc com maior amor e carinho tenho muitas saudades de vc meu querido sou aquela que ficava observando a sua janta e logo apos corria e deiatava na sua cama cobria a cabeça com o seu lençol só pra ouvir vc dizer ai levei um susto" ti amo de paixão e nunca te esquecerei levarei comigo as boas lembranças de vc meu querido.
Rosangela
 
Rosangela em 20/04/2012 09:34:02
Que maravilha de vida. Meu pai faz 93 anos em 2012 e estou pensando que, se chegarmos à metade da idade deles, já estaremos no lucro. hehehh parabéns a seu João pela vitalidade e exemplo de superação frente às adversidades da vida e principalmente, parabéns para essa instituição, que trabalha em prol da sociedade de MS e do Brasil.
 
Eugênio da Silva Pavão em 20/04/2012 09:16:12
Só tenho a agradecer ao HOSPITAL SÃO JULIÃO E A UNIDADE fenegro que cuida dos idosos depois que meu avô teve AVC e ficou internado lá foi a melhor recuperação que ele já teve. QUANTO ao SEU GARCIA ELE É UM FOFO sempre sorrindo uma graça !!

Paaaarabéns *-*
 
Thaís Rodrigues em 20/04/2012 08:28:06
Parabéns pela reportagem ao CGnews e ao Hospital São Julião. Em meio a tantas denùncias de maus tratos aos idosos ler esta matéria é até comovente.
 
João Crisóstomo de Campo Grande - MS em 20/04/2012 07:23:09
NOSSA QUE ALEGRIA ! ESSE LUGAR É ABENÇOADO .EM NOVEMBRO FIZ UMA CIRURGIA AÍ,LOGO DEVO VOLTAR PARA FAZER OUTRA DEUS ABENÇOE SEMPRE A VIDA DE TODOS VOCÊS.ASSIM COMO O SENHOR JOSÉ SOU DE MIRANDA.SENHOR AMILTON ALVARENGA A MINHA MAIS SUBLIME ESTIMA PELO TRATAMENTO A TODOS QUE PASSAM POR AÍ.ENVIO A VCES UMA GRANDE CHUVA DE GRAÇA.O ATENDIMENTO, ATENÇÃO FAZ DIFERENÇA EM NOSSA RECUPERAÇÃO.
 
Cida da Matta em 20/04/2012 04:11:11
Parabéns senhor José e que Jesus continue abençõando a todos deste lugar cheio de amor e paz. O senhor é uma prova .Um grande abraço


 
Janira Dias Vieira em 20/04/2012 03:18:53
Deus te elumine hj e sempre
parabens
abrs
 
lira rocha em 20/04/2012 01:16:40
Deus e Nossa Senhora Aparecida o protejam Srº José, é um exemplo de vida, não se abate com nada. Que sirva de exemplo para aqueles que reclamam por qualquer motivo.
 
Julio Martini em 19/04/2012 09:26:10
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.