ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Tradicionais frequentadores da Ary Coelho, aposentados aprovam reforma e fazem planos

Paula Vitorino | 31/08/2011 15:20

Entre as reivindicações, limpeza e conforto são unanimidade. Enquanto espaço não fica pronto, aposentados preparam migração para outras praças; tudo para não perder o jogo de cada dia

Em meio a jogo de carteado, aposentados fazem planos para reforma. (Fotos: João Garrigó)
Em meio a jogo de carteado, aposentados fazem planos para reforma. (Fotos: João Garrigó)

Não importa que a “área de lazer” fique fechada por alguns meses para reforma, contanto que o resultado seja um espaço mais aconchegante e limpo. Esse é o pensamento dos “avôzinhos” que frequentam a Praça Ary Coelho diariamente sobre o fechamento do local para as obras de revitalização. Até planos e reivindicações para a nova Praça os assíduos freqüentadores já fazem.

O prazo de conclusão da reforma é de 12 meses, mas a empresa responsável pela execução, Loma Engenharia, pretende entregar a Praça em 10 meses. Os trabalhos já começaram e até a manhã desta quinta-feira (1) o espaço será fechado com tapumes para as obras.

Durante a reforma, ninguém poderá entrar ou utilizar a Praça. Apenas a calçada, com os pontos de ônibus, táxi e moto-táxi, ficarão livres para a passagem.

Para os “avôs”, as férias dos jogos e papos na Praça não geram, sequer, dor de cabeça alguma. Pelo contrário, são bem vindas e demoraram a chegar.

“Passou da hora disso aqui ser arrumado. Do jeito que está não tem condições, muita sujeira”, reclama o aposentado Serval Gomes Monteiro, de 70 anos.

A opinião é compartilhada pela roda de três amigos, que conversam em um dos bancos, embaixo de uma boa sombra.

Já em volta da rodinha de jogadores de carteado, a reportagem do Campo Grande News questiona como ficarão as tarde e manhãs dos aposentados sem a Praça. De pronto, o Seo Herman Reichar, de 72 anos, explica de forma simples e despreocupada, dizendo: “temos propostas para irmos para outras praças nesse período”.

Entre uma carta e outra no carteado, ele e os amigos contam que o grupo deve migrar para as áreas da Praça Belmar Fidalgo e do Horto Florestal, por exemplo. Tudo para não perder o jogo de cada dia com os amigos. Mas, logo que a Ary Coelho foi reinaugurada, eles voltam ao ponto tradicional.

Espaço dos aposentados já é tradicional na Ary Coelho.
Espaço dos aposentados já é tradicional na Ary Coelho.
Projeto vai utilizar tabuleiro de jogo de damas como tema para a área. (Foto: Divulgação)
Projeto vai utilizar tabuleiro de jogo de damas como tema para a área. (Foto: Divulgação)

Por que não um banco estofado? - Enquanto aguardam a comemorada reforma, são muitos os planos e desejos que os “avôs” fazem para a Praça. Algumas simples, como um local limpo e seguro. Já outras são no mínimo audaciosas, como um banco estofado e garçonetes pela área.

“Podia ficar mais confortável esses bancos, colocarem algo acolchoado. A sujeira também é algo que atrapalha, está uma imundice isso aqui”, diz o aposentado José Torres, de 79 anos.

O pedido de bancos mais confortáveis é unanimidade entre os aposentados, como também banheiros e espaço mais limpos.

Serval ainda aponta a questão da segurança, que para ele é algo precário na Praça. Ele acredita que o projeto de cercar o local e estipular o horário de abertura, com o fechamento durante à noite, deve inibir a circulação de pessoas mal intencionadas na área.

O aposentado ainda sugere que sejam montados quiosques para a venda de alimentos, onde seriam acomodados os ambulantes que hoje circulam pela Praça. “Ficaria muito mais higiênico. Seria melhor para a gente comprar algum lanche, um sorvete”, diz.

Projeto - A maioria das reivindicações dos aposentados será atendida, segundo detalha o arquiteto autor do projeto de revitalização, Paulo Hernandes.

Os “avôs” podem esperar mais conforto para jogar o carteado ou damas nas mesas, que ficarão distribuídas na área de lazer já ocupada tradicionalmente pelos aposentados.

De acordo com Paulo, a altura da cadeira e mesa será ajustada para se adequar aos freqüentadores. “O problema desses locais era a altura. É só observar como eles ficam curvados jogando nas mesas. É desconfortável”, explica.

Ele esclarece que o desejo de bancos acolchoados não poderá ser atendido por ser inviável tanto para os usuários quanto para a administração pública. “Isso vai apodrecer porque vai tomar sol e chuva, dia e noite. Não vai ser bom, principalmente, para os adolescentes”, diz.

O piso do espaço será pintado como um tabuleiro de jogo de damas, assim como a tábua das mesas. A área será beneficiada pela sombra das árvores, que já fazem parte da paisagem do terreno.

Ao lado, ficará o coreto, dedicado para apresentações culturais. E em seguida a academia ao ar livre para a terceira idade, que será equipada conforme as áreas já montadas em outras praças da Capital.

Junto a academia ficará o parquinho das crianças, que terá brinquedos novos e piso emborrachado.

O arquiteto conta que o projeto foi pensando para dar maior conforto e segurança aos visitantes, principalmente, as crianças e aposentados. “Cresci em Campo Grande e brinquei na Ary Coelho. A areia era branquinha, bem diferente de como é hoje. Queremos que os pais possam levar seus filhos na área e os aposentados aproveitar do espaço do conforto e segurança”, ressalta.

O projeto tem investimentos de R$ 2,1 milhões. Todo o espaço será revitalizado, como também o chafariz, que terá sistema de iluminação e sonorização.

Nos siga no Google Notícias