ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Shows feitos em MS revelam caprichos, mas também humildade de grandes artistas

Wendell Reis | 26/03/2012 07:43
Maria Bethânia esvaziou andar do hotel na sua passagem por Bonito.(Foto:Divulgação)
Maria Bethânia esvaziou andar do hotel na sua passagem por Bonito.(Foto:Divulgação)

Quem assistiu o filme “Dois Filhos de Francisco” pôde acompanhar o difícil começo de carreira da dupla Zezé de Camargo e Luciano. Mais do que a história da dupla, foi possível perceber o esforço do pai para lançar os filhos ao desejado sucesso.

A história da dupla é identificada por muitos artistas, que também enfrentaram várias dificuldades para mostrar o trabalho, ganhar o sustento e, principalmente, fãs, que sustentam e definem se o sucesso continua ou termina, como a carreira de muitos que por diversos motivos, finalizou sem que eles nem entendessem o porquê.

No comando da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) há bastante tempo, Américo Calheiros sabe bem a dificuldade de lidar com as “estrelas” da música, que em muitas vezes fazem a antipatia “brilhar” mais do que o iluminado talento em cima do palco.

Educado, o secretário justifica que muitas vezes o artista não é culpado e prefere atribuir as exageradas exigências à produção. Para exemplificar os apuros enfrentados em meio aos festivais produzidos no Estado, Américo recorda-se de quando teve que levar, às pressas, um banheiro químico para Bonito, com a finalidade de atender a exigência da estrela da MPB (Música Popular Brasileira), Maria Bethânia.

Algumas pessoas podem achar o fato normal, acreditando que faz parte do show. Porém, as exigências da produção da cantora, responsável por diversos sucessos - prefiro não descrever nenhum para não cometer a indelicadeza de esquecer tantos outros -, não parou por ai.

Quem acompanha a cantora sabe que ela não gosta de muitas aparições, limitando-se, inclusive, a se apresentar na grande mídia. Porém, a exigência da artista chegou ao extremo na sua passagem pelo Festival de Inverno de Bonito. A cantora, que não gosta de muito barulho, exigiu que a produção do show esvaziasse um andar do hotel, visto o barulho, principalmente de criança, pelo local. Constrangida, a produção teve que negociar com os donos do hotel para não correr o risco de perder o show e atingir o principal interessado, o público.

O exemplo da cantora é um dos, entre muitos, que Américo poderia contar, incluindo entre os exigentes, Zélia Duncan e Ana Carolina, que no corredor entre o camarim e o palco, expulsa toda a produção e os contratantes, independente de quem for, do caminho.

Ney Mato Grosso é citado como exemplo de respeito ao público(Divulgação)
Ney Mato Grosso é citado como exemplo de respeito ao público(Divulgação)

Para não falar apenas de casos extremos, Américo lembra de artistas que o surpreenderam, como Lulu Santos, que classificou como “super bacana”, Jota Quest e Ney Matogrosso, a quem rasga elogios lhe incluindo entre “os mais profissionais no exercício da função de artista”.

Américo recorda-se que em sua última apresentação no MS Canta Brasil o cantor não se importou de apresentar um show intimista, onde aparecia quase nu, a um público de 60 mil pessoas. Além disso, o secretário destaca o fato do cantor ter feito um pocket show para quem passava pelo Parque das Nações Indígenas, às 15 horas, quando ele já estava no palco para fazer a passagem de som. “Teve gente que falou que viu o show duas vezes”, conta Américo.

Todos podem vir - Américo afirma que, apesar de todas as exigências, todos os artistas são convidados para se apresentar no Estado, visto o profissionalismo da produção local.

“Todos os que não vieram são prováveis”, declara o secretário ao ser questionado sobre as próximas atrações do MS Canta Brasil. Sem querer falar o nome do próximo a se apresentar, em abril, o secretário adianta que vai aproveitar um dos artistas do Festival América do Sul, que neste ano traz, entre outros, Skank e Milton Nascimento.

Américo explica que a produção faz de tudo para encaixar os espetáculos no orçamento da FCMS. Na maioria dos casos, aproveita a abertura de turnês para encaixar os artistas nas produções. Um exemplo deste encaixe é o cantor Gilberto Gil. Para driblar a dificuldade com o cachê, o secretário aproveitou a passagem do cantor por Cuiabá para fazê-lo passar por Campo Grande.

O secretário detalha que a produção da FCMS fica atenta aos acontecimentos e, principalmente, abertura de turnês, para tentar trazer os artistas aos festivais de Mato Grosso do Sul. O fato de muitas vezes os artistas se apresentarem no Festival América do Sul ou no Festival de Inverno de Bonito e vir para a Capital é justificado pela economia com condução, que permite adequar o cachê dos artistas ao orçamento local.

Nos siga no Google Notícias