A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

22/03/2012 12:32

Na vontade de melhorar de vida, moradores querem mudar nome da “Rua Pindaíba”

Ângela Kempfer
Avó e neta na casa onde Fusca permanece com 4 pneus furados há 7 anos. (Fotos: Pedro Peralta)Avó e neta na casa onde Fusca permanece com 4 pneus furados há 7 anos. (Fotos: Pedro Peralta)

A Rua Pindaíba no bairro Silvia Regina tem apenas quatro quadras, mas são suficientes para reunir um motel em promoção, uma banca do Jogo do Bicho e dezenas de famílias dividindo, muitas vezes, o mesmo terreno.

Veja Mais
Uber multado, reajuste de ônibus e cidade sob chuva bateram recordes nas redes
Do Corinthians ao canteiro de obra, zagueiro que virou servente tem nova chance

A casa onde Maria Honorato vive com dois filhos, a neta, uma enteada e mais 2 pessoas é emprestada da cunhada. Na garagem, um fusca com os quatro pneus furados exibe o anúncio: “Vende-se por R$ 70,00”.

Com pensão de um salário mínimo e uma dúzia de remédios para comprar, viver na Rua Pindaíba acaba com qualquer restinho de autoestima, comenta. “A gente já não anda nada bem, ainda se muda para a Rua Pindaíba...É de matar”, diz em tom desanimado.

A neta de 9 anos abraça Maria e lembra que apesar dos pesares, “quando tem dinheirinho para o churrasco, o quintal lota”. A menina é criada pelo pai e a avó. Também divide a casa com o tio de 21 anos. Nos fundos, a enteada de Maria mora com a filha e o marido.

A casa ainda esta no reboco, mas como todos estão empregados, ainda há esperança de melhorar a vida. “Fui doméstica a vida toda, mas naquele tempo ninguém respeitava a lei e registrava a gente na carteira, Agora é diferente. Quem sabe as coisas não melhoram, né?”

Maria diz que vive sim na Pindaíba, mas tem carinho para dar e recebe todos os dias a recompensa da neta. “Ela é minha mãezinha”, conta a menina.

Débora Barbosa da Silva reclama da dificuldade em mudar o nome da rua.Débora Barbosa da Silva reclama da dificuldade em mudar o nome da rua.

A vizinha Débora Barbosa da Silva reclama da dificuldade em mudar o nome da rua. “A gente já está se mobilizando para trocar. Podia muito bem ser uma coisa melhor como Rua da Sorte, ou Rua da Fartura”, sugere.

Há dois anos morando na Pindaíba, a zeladora ainda tem a porta de ferro encostada em um dos muros da casa. “Não deu para instalar. Nunca sobra dinheiro. A casa ainda está pela metade”, explica.

No imóvel de cinco cômodos, herdados do pai falecido, ela mora com os 4 irmãos, o marido, 3 filhos e 1 sobrinho. “O mais complicado é pagar a conta de luz, são 120 reais todo mês”.

Mas para frente, a comerciante Neuza Aguiar também engrossa a turma pela mudança nome. Tem dias que não vende nada na loja de presentes. Depois de passar por pontos bem mais movimentados, como rua Maracaju e Júlio de Castilhos, parar na Pindaíba não trouxe boa sorte. “É muito parado. Mas o pior mesmo é quando cliente pergunta onde fica a loja e eu tenho de responder: na Pindaíba”.

Na esquina, uma banca do Jogo do Bicho é o ponto mais animado da rua. Sem se apresentar, por motivos óbvios, o apontador da banca garante que muita gente da Pindaíba já ganhou dinheiro fazendo as apostas. “Mas depois perdeu. É assim que as coisas são na vida”, filosofa.

A comerciante Neuza Aguiar também engrossa a turma pela mudança nome.A comerciante Neuza Aguiar também engrossa a turma pela mudança nome.



Morei 4 anos na Rua Pindaíba, em uma casa que ja foi até demolida, saí da "Pindaíba" hoje tenho carro, casa, curso superior, marido e filho e sou muito feliz. Os anos passados na Rua Pindaíba ficaram na memória minha e da minha família com certeza.
 
Lucimar Goedert em 26/03/2012 04:55:29
esse bairro e muito bom axo q não tem nada ver .Tenho um amigo,, Pedrinho, q mora nessa rua pai da Maria Eduarda q aparece na foto com a avó,ele parece ser feliz no local.O nome não tem nada a ver.Pra ser feliz basta estar com as pessoas q vc ama. Valeu
 
marcio freitas em 25/03/2012 11:37:35
regiane o nome do motel nao era pindaiba, era Aeroporto na minha epoca.

E tem cada estoria cabeludaaaa....
Nao me lembro de alguem com esse seu nome, entao ,acho que nao fomos da mesma epoca.
 
jose roberto em 25/03/2012 11:37:11
Amei a matéria! Foi muito bem escrita!!!! Ri sem querer!!!!!
Parabéns Dona Angela!!!
 
Danilo Aquino em 23/03/2012 12:09:04
Nada tem a ver! morar na Moreninha e ser corinthiano, da no mesmo,olhem só o que falam por aí,eu móro aqui desde que inaugurou as primeiras casas, e sou Corinthians até o fim,e não vou mudar ,vou morrer por aqui.esse Bairro é muito bom,tem problemas como outro qualquer,agóra morar na rua pindaiba, lembra floresta,água,nascentes, a mente das pessoas negativas é que traz a dificuldade.
 
Lucas da Silva em 23/03/2012 11:11:15
VALMIR: voce mora lá e nunca quis saber o motivo do nome? Vai na UFMS que tem uma pesquisa de 90 pág. só sobre seu bairro ok? O nome tem tudo a ver com a história e a origem do bairro mais populoso de CG de acordo com CENSO. Quem escuta o nome não associa a favela pois o nome tem nada a ver com isso.
 
Pamela Righez em 23/03/2012 07:54:26
kkkkk ja morei na rua Pindaiba, axo q isso não tem nada a ver kkk ja trabalhei no motel Pindaiba kkkkk enfim axo q vcs tem q agradecer o nome da rua, pois imaginam vcs q em Portugal existem ruas com nomes sinistros ex: estrada carreira da cova, rua das alminhas, estrada das desesperadas rua das dores e por ai a fora kkkkkkkkk imaginem tds estão no lucro pindaiba e fixinha perto destas ai kkk
 
regiane yasmim em 23/03/2012 02:40:14
Mais um belo texto sensível e criativo da amiga Ângela, que já é uma perfeita cronista do nosso cotidiano.
 
Flávia Lima em 22/03/2012 06:55:28
trabalhei 2 anos no motel, e nunca me atentei que trabalhei na pindaiba..
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

achava bem pior ficar cuidando e outros fazendo sexo...


Era feliz e num sabia...
 
jose roberto em 22/03/2012 05:18:59
Ou um ranco que voa, Valmir, como já perguntou o Silvio Santos há anos em um programa que teve um participante do bairro. Soltou um
"Maoooêeee, Aero Rancho???? É um rancho que voa, rá raaaaiiiii!"?
Eu não tenho culpa, só repassei essa que foi velha e que nunca esqueci. Também moro lá.
 
Madalena Sortioli em 22/03/2012 04:14:35
as pessoas tem mania de atribuir os seus fracassos de uma vida toda a um nome ou a alguma coisa.. assim é facil, logo se vê pq estão na pindaiba.
 
francisco prado em 22/03/2012 03:39:10
essa rua deve ser unico lugar que ladrao nao rouba , roubar quem mora na pindaiba.
 
paulo moura em 22/03/2012 03:37:35
Vcs do CGnews tbém são fogo né? kkkk "Há dois anos morando na Pindaíba.."
ri muito agora...
 
Erick Martinez em 22/03/2012 03:28:33
putz, eu que não queria morar na pindaíba.
 
Gabriel Novaes em 22/03/2012 02:16:25
não adianta só mudar o mudar o nome da rua.e o nome pindaiba tem varios signicados,nao somente falta de dinheiro.ex;arvore frutifera anonacea,corda feita de palha,etc.
 
marcos cesar em 22/03/2012 01:47:35
Eu tambem odeio o nome do meu bairro "AERO RANCHO", para quem não conhece, imagina que seja uma favela
 
VALMIR OLIVEIRA em 22/03/2012 01:31:43
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.