A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

16/07/2012 14:16

Nem cercadinho impede passagem na grama no canteiro da Afonso Pena

Elverson Cardozo
Canteiro central foi cercado há aproximadamente 15 dias. (Foto: Rodrigo Pazinato)Canteiro central foi cercado há aproximadamente 15 dias. (Foto: Rodrigo Pazinato)
No meio do canteiro, pedestre lê a placa que pede a travessia na faixa. (Foto: Rodrigo Pazinato)No meio do canteiro, pedestre lê a placa que pede a travessia na faixa. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A Prefeitura bem que tentou evitar que os pedestres “mal acostumados” continuassem a atravessar o canteiro central da avenida Afonso Pena, em Campo Grande, mas a ideia de cercar a área parece não ter dado certo.

Veja Mais
Para pedestres, passarelas e pontes vão encurtar caminho e dar segurança
Construção de passarelas metálicas em avenidas vai custar R$ 425 mil

É que ao invés de cruzar a via pela faixa de pedestre, muitos preferem ignorar as placas e, claro, a área cercada.

”O pessoal pula a cerca”, comenta Jackson da Silva Ferreira, de 24 anos, fiscal de uma loja localizado no cruzamento da Afonso Pena com a rua Pedro Celestino.

A ideia da Prefeitura, declarou, é válida, mas o cercamento, além de tirar a beleza do canteiro, não teve efeito. As cercas, segundo o fiscal, foram colocadas cerca de 15 dias atrás.

O fiscal defende uma campanha de conscientização. “Colocaram e não divulgaram”. Já a professora Marta Miyhira, de 54 anos, afirma que o que falta mesmo é educação.

“Tem que cercar mesmo porque senão todo mundo atravessa”, opina. Mas a cerca, afirmou, “não tem sentido” e dificultou a vida dos pedestres. O ideal, segundo a professora, seria construir uma passarela. Uma forma de evitar acidentes. Além disso, facilitaria a travessia. A artesã e artista plástica Alice Trauy, de 56 anos, concorda.

“Fica feio cercado, mas o povo não respeita. É do ser humano”, relata. Alice propõe a instalação de passarelas elevadas ou corredores em todos os canteiros, como os que têm em frente à praça do Rádio Clube.

Mesmo cercado, canteiro ainda é rua. (Foto: Rodrigo Pazinato) Mesmo cercado, canteiro ainda é "rua". (Foto: Rodrigo Pazinato)

A medida, opina, não prejudica o paisagismo da via. Secretária de uma empresa localizada na Afonso Pena, Luciene Flávio, de 32 anos, gostou da ideia e diz que “agora é obrigada a atravessar na faixa”. Preocupação que não tinha antes.

Para a secretária, não há necessidade de propaganda para conscientizar a população, primeiro porque a área está sinalizada e, depois, campanhas como a “Pedestre eu cuido” já foram suficientes. “Acabou conscientizando bastante”, afirma.

Mas, ao que tudo indica, nem todos aprenderam ou ainda fingem que não entenderam o recado. Mesmo cercada, é comum ver pedestres no meio do canteiro, “pulando a cerca”, como relatou o fiscal de loja Jackson da Silva.

Na semana passada, Silvana Rodrigues Teixeira, de 40 anos, era uma delas. A cabeleireira foi ao centro, e quanto foi atravessar a via, pelo canteiro, percebeu que a área estava cercada.

“Achei horrível, porque a Afonso Pena ficou sem lugar para estacionar e quando a gente estaciona ainda tem que andar uma quadra para atravessar a rua”, comenta. “Se quer preservar, coloca uma passarela para facilitar”, completou.

Mesmo com as cercas, cabeleireira Silvana entrou no canteiro. (Foto: Rodrigo Pazinato)Mesmo com as cercas, cabeleireira Silvana entrou no canteiro. (Foto: Rodrigo Pazinato)
“Achei horrível, comenta Silvana. (Foto: Rodrigo Pazinato)“Achei horrível", comenta Silvana. (Foto: Rodrigo Pazinato)



Então o pedestre tem necessidade e não tem dever de cumprir com as obrigações no transito??? Se eu atropelo um destes pedestres fora da faxa de pedestre tenho certeza que ainda vai aparecer alguém pra falar que eu estava correndo muito e que a minha obrigação é cuidar dos pedestres!!! mais os pedestres não precisa cumprir com na nada na legislação de transito??? á fala serio!!!
 
Marcos Nogueira em 18/07/2012 08:56:30
São um bando de mal educados, infelizmente! Precisam ser tratados com cercas, assim como certos animais pra aprenderem que não podem passam por ali! E ainda assim não conseguem aprender! Esse é meu Brasil! E que venha a Copa...
 
Eric da Cunha em 17/07/2012 12:06:56
O povo preguiçoso!! esqueça a cerca e cumpra com o dever de pedestre que é atravessar na faixa!!! Voces já pensaram se os veiculos também começarem a andar pelos canteiros?? Ué se os pedestres não precisam respeitar nada, nem a faxa de pedestre que foi criada para protege los, porque então que os veiculos tem que andar na via correta???
 
Marcos Nogueira em 17/07/2012 12:05:01
É simples! no lugar de colocar " cercadinhos", coloquem cerca elétrica. Quem sabe assim os ignorantes não aprendem.
 
Fabiana Rocha em 17/07/2012 08:38:54
pra quem acha que tudo o que esta acontecendo é falta de consientização,nao é ,é nessecidade mesmo.
fico 8 hs aqui na av:afonso pena e vejo diaramente a nessecidade do pedestre
 
rosangela alves em 17/07/2012 03:43:39
... destas pessoas. Sao mulheres, homens, idosos, crianças, mulheres com bengalas até mesmo com andador e cadeirantes, tentando andar rapido porque o carro vem em alta velocidade e podendo atropela-los. E ainda tem que ler esses absurodos que essas pessoas egoistas e mal informadas escrevem excraxando a educação. obrigado
 
eliezer arce em 16/07/2012 08:52:35
... sendo que se respeitarem estas regras imposto pela prefeitura, evitaram acidentes anunciados aqueles que persistem em atravessar a av. afonso pena fora destas faixa. Muitas vezes os motoristas desviam dos pedestres que estao andando na avenida pelo asfalto. Eu digo que isso porque trabalho na galeria dona neta e fico observando as barbaridades que acontece nesa avenida colocando em risco...
 
eliezer arce em 16/07/2012 08:46:57
avenida afonso pena e patrimonio histórico, então não pode ser mudado nada apenas melhorado. o canteiro central não pode ser alterado e, sim mantido com arvores, plantas e gramas, mas tem aquelas pessoas que nao conhecem este lado, que nao respeitam as leis desta avenida, foi necessario a prefeitura colocar cercados e placas impedindo que o pedestre ande pelo canteiro para nao danificar as plantas
 
eliezer arce em 16/07/2012 08:40:25
BOM JA QUE O POVO DE CAMPO GRANDE QUER VIVER EM AREA VERDE E NAO QUER VIVER NA MODERNIDADE DOS CARROS E PREDIOS DE CONCRETO, E PEDRESTRES NOS CANTEIROS.
TENHO UMA IDEIA. VAMOS FAZER UMA NOVA CIDADE PROGRAMADA ASSIM COMO FOI BRASILIA. E ASSIM ESSA CIDADE PROGRAMADA NAO VAI PODER SE PREOCUPAR COM ESSAS BOBAGENS.
MINHA GENTE CANTEIRO CENTRAL EXISTE EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO E PEDESTRES TBM.
 
Maycon Douglas em 16/07/2012 07:37:44
SOU DO INTERIOR DO ESTADO. ESTIVE NA CAPITAL NO FINAL DE SEMANA. ACHEI HORRIVEL A IDÉIA DE COLOCAR ESSAS CERCAS. MINHA GENTE NOS ORGULHAMOS DE SER UMA DAS CAPITAIS DO "TAL PANTANAL."
BOM O FLUXO DOS CARROS MELHOROU SIM. MAS KD ESTACIONAMENTO?
GENTE AI É CAPITAL, LOCAL DE NEGOCIOS. SE VCS QUEREM FAZER CAMINHADA E AREA VERDE QUE VENHAM PARA O INTERIOR.
 
Maycon Douglas em 16/07/2012 07:34:21
Tratando pessoas que nem animais... Isso você só vê aqui em Campo Grande....
 
Enislei Dolovet em 16/07/2012 07:08:07
Esperar o que numa terra de gente mal educada!
 
Oswaldo Benites Junior em 16/07/2012 06:46:43
Melhor seria se em vez de gramar todo canteiro central na av. afonso pena construísse mais uma pista para os automóveis, diminuiria o transito e não teria o problema de pedestres circulando no meio do canteiro.
 
Allyson Mendes em 16/07/2012 06:30:50
o ideal é por calçada,nao grama e cerca nao estamos no mato pra cercar tudo assim,estamos no centro de uma capital e bem no meio do cemercio.precisamos d e calçadas para andar nao de cerca pra inibir o povo ,alem disso ficou horrivel esta cerca.
 
rosangela alves em 16/07/2012 06:23:41
Daí que o dinheiro da cerca é do nosso bolso.
Gasto para custear a falta de educação do nosso povo, um abismo que parece nunca ter fim.
Assim é difícil se desenvolver. Além dos políticos ainda tem de custear segurança para ignorante...
 
Marcos Paulo Costa em 16/07/2012 06:16:13
Isso é uma questão de educação, tudo mundo sabe que a base de tudo é educação, só nossos governantes que desconhecem.......
 
Roberto Pereira em 16/07/2012 05:33:24
Ficou horrível esteticamente, e não esta adiantando nada só dinheiro jogado fora, dinheiro público é lógico. Logo chega um doido de carro e passa por cima de tudo.
 
Juarez Goncalves em 16/07/2012 05:13:50
eu acho o seguinte esse cercadinho é uma otima ideia tem alguns pedestres nao tem educaçao passando por ali ai depois que for atropelado ai nao vai adiantar reclamar
 
gilvan pereira da silva em 16/07/2012 05:12:44
Acho que unica alternativa para resolver o problema seria CERCA ELETRICA,as veses o ser humano tem ser tratado como bicho!
 
Nilton Junior em 16/07/2012 05:10:16
Eu concordo com a Cida Barros! Se colocar passarela no meio, com certeza terá que se fazer outra faixa de pedestre no meio também, e isso irá prejudicar o trânsito de carros. Esses pedestres mal educados precisam de lições de cidadania, precisam respeitar o meio ambiente, não matar a vegetação e deixar de serem preguiçosos. Ninguém vai morrer se andar alguns metros a mais!
 
Carol Oliver em 16/07/2012 04:41:50
Acho um absurdo não ter calçada no canteiro do centro da cidade, - jardins e flores - são para as praças e não para o centro da cidade onde os pedestres, motoristas (q também são pedestres e consumidores das lojas centrais precisam circular e atravessar !!
 
angelica mattos em 16/07/2012 04:36:13
Reflexo da cultura do povo desta cidade.
 
Mohamad Ibrahim em 16/07/2012 04:24:33
façam passagens com blocketes entre uma rua e outra e tbm faixas, afinal nonguem merece ter quer enormes voltas, nao se esqueçam q quer ir ao outro lado do meio da rua tem que andar o equivalente ao quarteirao inteiro.
 
joao gaspar janzkovski lopes em 16/07/2012 04:21:12
Educação vem do berço! Caminhar mais um pouco emagrece, dona! E tiraram o estacionamento e aumentaram a área verde pra não ter mais alagamentos e a senhora reclamar na época da chuva! pensem antes de criticar!
 
José Almeida em 16/07/2012 04:12:24
Cabeleireira SILVANA horrível é sua atitude, quer dizer....DESATITUDE, se vc não valoriza sua segurança e beleza da sua cidade, como vc acha que veremos seus SERVIÇOS????????? nas nossas cabeças????????
 
jose mendes em 16/07/2012 04:12:14
Eu acho que a passarela se faz necessário, pois somos pacientes do SIN (localizado no hospital El-Kadri), e precisamos dar toda volta para chegarmos no estacionamento ou mesmo pegarmos onibus. Fazemos hemodiálise e ficamos 4h em média sentados e quando saímos temos dificuldade de andar muito. Por isso, pedimos a gentileza do Sr Prefeito que seja feita essa passarela o mais rápido possível. Obrigad
 
Regina Marcia Pedrozo em 16/07/2012 04:05:03
É muito simples resolver este problema: CERCA ELÉTRICA!!!!! kkkkk
 
Ana Silva em 16/07/2012 03:40:03
A iniciativa de passar um ambiente melhor é boa. Diminui a sensação de um ar poluido como a de São Paulo, percebo que cada um tem uma idéia. A prefeitura bem que podia arrumar a praça Ari Coelho para estacionamento de carros. Seria ótimo para o comercio. E para os clientes.
 
Vanessa de Paula em 16/07/2012 03:24:45
Qual o objetivo das faixas de pedestre? Porque passarela? Se temos que atravessar na faixa não tem sentido ter passarela no meio dos canteiros. Não precisaria de cercado se as pessoas percebessem que estão matando a grama e tornando a paisagem feia. Tem que multar os pedestres também. Só quando mexe no bolso é que as pessoas aprendem.
 
Cida Barros em 16/07/2012 03:11:00
Eu acho válido , porque por mais que existem pessoas mal educadas que não seguem as regras, a maioria é o que conta, e neste caso , a maioria esta atravessando na faixa- aonde correm menos riscos. E ainda por cima protegemos o paisagismo que foi realizado.
 
Elaine.silva em 16/07/2012 03:03:55
Ao inves de construirem canteiros, o alargamento da via com uma passarela, seria mais útil aos transeuntes e motoristas; e as autoridades, tanto militar, civil municipal ou estadual, Min.Publico, Judiciário deveria fazer um esforço conjunto para impedir as estorções a que são submetidas os motoristas quando estacionam seus veiculos em determinada rua de Campo Grande.
 
Fernando Dias em 16/07/2012 02:54:22
Definitivamente, acho essa revitalização do centro totalmente inútil. Veja bem, não estou dizendo que ficou feio, pelo contrário, mas me digam, o que isso muda no dia-a-dia? Tiraram os estacionamentos e aumentaram essa grama. Porque ao invés de aumentar esse canteiro inútil não fizeram uma ciclovia? Uns bancos pra sentar também não seria nada mal.
 
Gabriela Stabullo em 16/07/2012 02:41:19
A iniciativa é boa, mas falta divulgação e orintação aos pedestres.
 
Victor Antunes em 16/07/2012 02:38:04
Bando de Silvicolas. É impressionante a teimosia de alguns pedestres!!! Depois falam dos motoristas....