A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

13/02/2012 10:00

Igrejas têm fila para agendar casamento e há quem cobre multa se noiva atrasar cerimônia

Ângela Kempfer
André madrugou para agendar casamento. (Foto: Simão Nogueira)André madrugou para agendar casamento. (Foto: Simão Nogueira)

Antes mesmo do sol nascer, o bombeiro André já aguardava em frente à secretaria da Paróquia Perpétuo Socorro para assegurar uma vaga em uma das igrejas mais concorridas de Campo Grande e casar em 5 de janeiro de 2013.

Veja Mais
Despedida dominou a web na semana em que todo mundo coloriu de verde o coração
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980

A namorada ainda nem sequer recebeu a aliança de noivado, mas o casal quer garantir o altar em um lugar tradicional. “Somos da paróquia e a igreja é linda. Como falaram que sempre tem muita gente para marcar, madruguei aqui”, explica André.

Ao lado dele, em segundo lugar na fila, dona Celina esperava os funcionários abrirem as portas para marcar o casamento da filha. “Estou aqui desde às 6h40”, diz a senhora lá pelas 7h30 da manhã.

A decepção veio na sequência. Ao começar o atendimento, a atendente explica que a Paróquia resolveu remarcar a abertura das inscrições para o dia 2 de maio. “Não dá para marcar com tanta antecedência, muita gente desiste e a data acaba perdida”, justifica o padre Dirson Ferreira.

André reclama: "Liguei várias vezes para confirmar que seria hoje e agora vem com essa. Em maio venho de novo e vou chegar bem cedo"

Cheque caução - Na Perpétuo Socorro há um ano, o sacerdote diz que a concorrência é grande pela tradição do lugar. A igreja tem a famosa novena das quartas-feiras, que reúne multidões todas as semanas. Também tem uma arquitetura diferente, além de conforto. Como tudo tem preço, a taxa para casamentos é de R$ 500,00.

Mas o custo pode ser bem maior, caso os noivos desrespeitem as regras. Como são 2 casamentos por dia, quem chega atrasado paga multa de R$ 700,00.

Dona Celina foi marcar o casamento da filha.Dona Celina foi marcar o casamento da filha.

“Acontecia muito atraso. Então agora pedimos um cheque caução, porque é muito desrespeito chegar atrasado sabendo que outro casal vai ser prejudicado. Não é mais bonito a noiva chegar atrasada”, argumenta o padre.

O risco faz todo mundo chegar na hora e até hoje o padre diz nunca ter descontado qualquer cheque dos noivos. “Eles fazem tudo direitinho”, agradece.

Mas a maior concorrência é por um lugar no altar da Igreja São José, que concentra as famílias de maior poder aquisitivo em Campo Grande.

Casal que procurar a Paróquia hoje só vai conseguir data para 2013. Por ano, são 270 casamentos só aos finais de semana. As noivas são obrigadas a entrar em acordo sobre a decoração, já que não há tempo para trocar as flores entre as cerimônias realizadas de hora em hora.

A taxa para casar na São José é maior, são R$ 700 para despesas com documentação e limpeza do espaço. Além da igreja propriamente dita, também há a opção de usar a capela antiga, que fica ao lado, para cerimônias com menos convidados.

A igreja mais tradicional da cidade continua concorrida, mas outros costumes mudaram bastante. Maio, mês das noivas, não é mais o campeão em casamentos.

“Os meses de outubro, novembro e dezembro são os mais requisitados, porque tem muitos feriados e pagamento de décimo terceiro”, conta o secretário paroquial Márcio Garcia.

As sextas e sábados estão lotados o ano todo, com 2 cerimônias em dias de sexta e 3 aos sábados.

Os casais têm direito a cerca de 40 minutos e, em caso de atraso, a igreja jura que não cobra multa, mas os noivos têm cerimônia mais curta. “O padre avisa que vai ter a celebração será menor porque tem gente na fila”, detalha Márcio.

Já casal que casou em setembro do ano passado diz que teve de deixar cheque caução de R$ 1,2 mil, que quase foi depositado por conta do atraso de 3 minutos do pai da noiva. Um conversa resolveu o impasse e o valor não foi descontado.

No sábado chegou o dia que Viviane e Thiago esperavam desde junho de 2011. Completaram um ano de namoro em 11 de janeiro e já se casaram. Ele toca em dias de missa na São José, mas a noiva garante que nem isso foi relevante na hora de agendar uma data na igreja.

“Foi porque tinha de ser nossa essa data, nosso primeiro aniversário de namoro. Combinamos que se tivesse vaga, no primeiro horário, a gente ia se casar e tudo deu certo”, lembra a noiva que no sábado será uma das 3 a se casar na São José.

Dia de casamento na São José, mas na capela recém restaurada. São 5 por final de semana. (Foto: João Garrigó)Dia de casamento na São José, mas na capela recém restaurada. São 5 por final de semana. (Foto: João Garrigó)



A IGREJA E MUITO LINDA MESMO EM NOSSO SALAO DE FESTA JA FIZEMOS VARIOS CASAMENTOS DE NOIVAS QUE CASARAO NESTA IGREJA, REALMETE ELA E MARAVILHOSA
 
JOAS FERREIRA em 04/05/2012 08:11:14
O André é um exemplo de pessoa e as realizações em sua vida não tardam em se realizar. Fico feliz por você e por sua futura esposa Dani, estarem dividindo tamanha alegria em suas vidas. Certeza de que serão abençoados por Deus e muito felizes. Abraço.
 
Frederick caldeira da Rocha em 15/02/2012 09:31:39
este ano farei 25 anos de casamento.... e graças a Deus tive um casamento na igreja de sao jose e foi o marco em nossas vidas, vale a pena se esforçar para o primeiro dias do resto de nossas vida (uma nova familia se formando) ... em igrejas grandes tb da pra fazer casamentos simples , e fica a dica sempre o simples e o mais belo.felicidades a todos
 
luiza oliveira em 14/02/2012 12:30:57
Alguns casais gastam verdadeiras furtunas em seu casamento. A igreja deve-se manter. Depois querem reclamar da taxa cobrada no casamento. Querem economizar na igreja. Sera que la e a casa de Deus ou da mae Joana
 
wander cesar em 14/02/2012 08:39:36
vou casar com minha amada laisla no dia 12 d abril ,um amor imenso...
 
rodolfo coco camargo em 14/02/2012 07:25:04
Força André, seu sonho vai se realizar, por isso que vou tirou férias. Tava armando o casamento, parabéns!
 
Leandro Mota de Arruda em 13/02/2012 11:35:23
DANIEL LOBO você leu meu pensamento!
Sempre que entro na internet dou uma olhada no Campo Grande News.
Muitas notícias interessantes, porém, como em qualquer site que possibilita a postagem de comentários é difícil compreender a intenção e a educação de certas pessoas, e olha que não são poucas.
Nessas horas compreendo os problemas sociais do nosso país.
 
Renato Damiao em 13/02/2012 11:17:10
É lamentavel como determinadas noticias passam despercebidas sem nemhum comentario, falo dos crz500,00 ou até 700,00 custo para um casamento que a igreja católica cobra para realizar um casamento, se critica tanto os evangelicos por pedirem dinheiro e acho que não se deveria,afinal todas usam seus meios para arrecadar fundos para se manterem.
 
jairo borges em 13/02/2012 10:26:51
DAQUI UM,DOIS OU TRÊS MESES,ESTÃO NA FILA DO CARTÓRIO PARA O DIVÓRCIO..............TEM GENTE QUE NÃO FAZ ESTA BOBEIRA E ESTÃO JUNTOS Á MAIS DE 20,30 ANOS.....ONDE O AMOR EXISTE,NÃO PRECISA DESTA CORRERIA TODA,SÓ PARA APARECER,UMA IGREJINHA SIMPLES SERIA TÃO IMPORTANTE QUANTO ESTAS DE LUXO E RENOME.UMA PENA ESTE PENSAMENTE DE GRANDEZA,OSTENTAÇÃO E LUXO.MAS.....QUE SEJAM FELIZES....
 
cristina mendes carli em 13/02/2012 10:19:34
Padre Dirson,no caso específico do André, que até ligou várias vezes para confirmar o agendamento,a Igreja tem de marcar a data sim.Por respeito ao direito do consumidor/noivos que precisam do Templo de Deus para tornarem público a união do casal.Com relação aos noivos que desmarcam, a Igreja bem pode ter uma maneira de confirmação meses antes... dias antes.Mas nada justifica a desfeita ao André!!
 
rose mara em 13/02/2012 10:12:59
Tudo que foi falado é muito relativo, casar, separar, faz parte da vida. O que não da p aguentar calado são coment. desagradáveis. A maturidade me ensinou que se vc não tem algo bom para falar é melhor se calar. Vivo junto com uma pessoa a 21 anos e me casei a 13, fui feliz antes e + ainda depois de ser abençoada na igreja. Religião não se discute, sonhos também não. À proposito sou sogra do Andre
 
Carla Roland em 13/02/2012 09:48:11
eu adoro igrejas ano q vem casarei com minha namorada holiana aguiar d peixão
 
igor pinheiro gonorreia em 13/02/2012 09:23:23
Cristina Mendes Carli - muito bom o seu comentário!! Adorei!! Tenho uma prima e algumas conhecidas que se casaram na "maior pompa" e hoje - todas estão divorciadas. Conheço pessoas que vivem juntas há muito anos e vivem muito bem.
 
Joanne Pereira em 13/02/2012 07:08:45
O André é um grande amigo, tenho certeza que ele ficou arrasado, o sonho dele sempre foi se casar, ele não fala em outra coisa. Força André, você vai conseguir!
 
leandro marcola em 13/02/2012 05:56:07
Olha eu me casei no dia 14/01/2012 foi em uma igreja simples, mais a Igreja Catolica, tem muitas exigências muitos papéis, a data nem é o problema, a musica que você escolhe tem que ser de acordo como eles querem é um saco e referente a separação só acontece com pessoas de mente fraca pois o que Deus uniu o homem não separa pois se o casal que faz o casamento.....
 
Luana da Silva Freitas em 13/02/2012 05:47:17
Cristina Mendes Carli, a Igreja é a benção de Deus na sua vida. Se alguém acha que não precisa Dele, e só não aceitá-Lo na vida. Não critique aqueles que O procuram, por favor.
 
Gustavo Ribeiro em 13/02/2012 05:37:08
Cristina Mendes, a Igreja Perpétuo Socorro, não é questão de grandeza, ostentação e luxo, é questão de devoção, fé. Vai lá uma quarta-feira das 6 h às 21 h e verifca a quantidade de devotos (mais de 10 mil por quarta feira) e escuta ao menos uma carta de agradecimento de graça recebida, sendo assim, as pessoas frequentadoras deste santuário tem vontade sim de casar lá.
 
Juliana Ferreira em 13/02/2012 05:17:33
Me recordo como se fosse hoje. Queria batizar minha fiha na Igreja São Francisco por causa do meu sogro que era dizimista. O Padre me disse que não poderia batizar porque eu não era casada na Igreja, disse que eu precisaria casar. Ele me disse, vc não quer que Deus abençõe seu casamento? Eu disse: prá mim está mais que abençoado, Ele me deu uma filha perfeita e com saúde!!
 
juçara rosa de oliveira em 13/02/2012 04:37:04
Meu esposo me disse um dia que papel não faz viver o casal então mas que depressa pedi para jogar sua carteira de motorista fora que quando a policia chega- se ele poderia dizer: não esta vendo policial que dirijo bem não precise da carteira pois ela é de papel tudo que Deus fez e o certo é muito feio um cristão dizer to(ENROLADO) impresão que fazemos parte da familia das serpentes
 
Fausta Feitoza em 13/02/2012 04:22:01
Se todos honrasse com o dízimo, não haveria necessidade de cobrar para casar...porém todas igrejas cobram de uma forma ou de outra...porém tb há possibilidades de casar na igreja sem pagar nada...desde q seja pela manhã....sem ostentações de luxo....decorações....e quem quer casar paga pois é um sonho e é o momento mais importante....
 
julia rodrigues em 13/02/2012 03:15:47
Cristina M. Carli , Olha o seu comentário foi direto no ponto concordo contigo, em genero, grau e numero. É isso ai.
 
José Corsine em 13/02/2012 03:04:26
....COM TEM PESSOAS QUE NAO GOSTA DE VER A FELICIDADE DOS OUTROS. SE TEM PESSOAS QUE TEM CONDICOES DE SE CASAR NA IGREJA, O TEM HAVER SE VAO OU NAO SE SEPARAR DAQUI UNS ANOS. ACHO QUE CADA UM TEM QUE CUIDAR DA SUA VIDA, E DEIXAR A VIDA DOS OUTROS DE LADO. ISSO QUE É UMA PURA INVEJA, DOR DE CUTUVELO SO PORQUE NAO CASARAM OU NAO TEM CONDICOES DE SE CASAR NA IGREJA.... AI FICA A DICA....
 
Leticia Ferreira em 13/02/2012 02:20:01
DESCULPA AMIGO " JAIRO BORGES",

MAS VOCÊ COM CERTEZA NÃO TEM CONHECIMENTO DOS CUSTOS QUE A IGREJA TEM COM UM CASAMENTO, DA MESMA FORMA E ATÉ MAIS QUE OS CARTÓRIOS:

DOCUMENTAÇÃO, LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DO PRÉDIO, ENERGIA, ÁGUA, LUZ, ETC...

A MAIORIA DOS CASAIS, NEM DIZIMISTAS SÃO DA IGREJA.

FALTA DE CONHECIMENTO, GERA IGNORÂNCIA ...

ABRAÇOS !!!
 
José Evódio em 13/02/2012 01:42:48
Sou leitor do campo grande news há varios anos, sempre me agradam muito as matérias. Ultimamente tenho evitado ler os comentários, acho incrível como algumas pessoas valem-se do direito de comentar apenas para postar críticas, lamentável...
Grande abraço