A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

08/03/2012 08:00

O que os carros são capazes de dizer sobre as mulheres?

Ângela Kempfer
O carro da pedagoga Cleide Pinheiro Martins. (Fotos: João Garrigó)O carro da pedagoga Cleide Pinheiro Martins. (Fotos: João Garrigó)

Explicar a um homem porque o carro de uma mulher é capaz de carregar tantas coisas quanto uma bolsa pode parecer desculpa esfarrapada, mas aos poucos, apelando para a reflexão, até o sexo oposto concorda: “elas têm esse direito”.

Veja Mais
Aos 56 anos, Márcia é parceira do filho do tênis de LED ao Pokémon Go
Papai é a estrela, mas Mamãe Noel pode fazer toda diferença no Natal

No carro de muitas amigas a organização é fácil de entender: os sapatos vão atrás, junto com os casacos das crianças e algum brinquedo, além do papel de bala. Na frente, há água mineral, roupa de ginástica, um potinho com comida, revistas e livros.

A pedagoga Cleide Pinheiro Martins é uma dessas que leva um mundo dentro carro, mas é cuidadosa, mesmo no meio de um amontoado de objetos que um homem pode chamar de bagunça.

Os livros do doutorado em Gestão Ambiental estão no banco traseiro, junto da lata de refrigerante que Cleide guardou para “não jogar na rua”.

No chão, atrás do banco da motorista, há uma toalha bordada, para servir de tapete às bolsas e assim evitar que estrague ou suje. Ainda dá para ver chinelos, salgadinhos, um guarda-chuva e algumas revistas.

No painel fica uma rosa vermelha artificial, um toque romântico no carro preto da mulher que fica transparente em uma leitura rápida do interior do veículo. “Trabalho 8 horas por dia. Ainda tem as tarefas de casa, o supermercado. Não sobra tempo para mais nada. Um pouco de cada tarefa vai ficando assim, no carro”, justifica.

Ivan diz que já tirou até rato morto de carro de mulher.Ivan diz que já tirou até rato morto de carro de mulher.

Fernanda Sábio não é mãe, mas aos 22 anos já tem a vida preenchida pelas tarefas do comércio que administra. No carro, dá para perceber que a menina é festeira. A erva de tereré forma um tapete no banco do passageiro, mas a coisa costuma ser pior, confessa. “Já tive 4 sapatos dentro do carro e as roupas. A gente não gosta de perder tempo, já deixa tudo aqui para agilizar. Consegue fazer muitas coisas ao mesmo tempo e quando resolve sair, já vai se trocando”.

Dono há 13 anos de um lava-jato, Ivan Pereira diz que já tirou até rato morto de carro de mulher. Concorda que a rotina feminina é um argumento plausível (afinal hoje é 8 de Março, o dia "delas"), mas não poupa risadas ao contar histórias das clientes atarefadas que de tantas funções na cabeça acabam produzindo munição para os homens.

“Nunca elas deixam só um par de sapatos, são dois, três pares, sem contar o chinelo. Ainda tem os restos de maquiagem, de comida das crianças e as roupas. Elas deixam a metade da vida dentro do carro”, diz.

Ele garante que as mulheres são 50% mais “bagunceiras” do que os homens e a explicação vem de um dos maridos.

“Nem tento mudar, porque fico com vergonha.

Minha mulher faz três vezes mais do que eu por dia. Não tenho esse pique de trabalhar o dia inteiro e ainda sair para levar criança em shopping e depois terminar a noite na academia”, admite o contador Euclides Fernandez, de 42 anos.

Ana Cristina tem o carro impecável, apesar dos 3 filhos.Ana Cristina tem o carro impecável, apesar dos 3 filhos.

O pior é que com tantos compromissos, ainda há aquelas que arrumam um tempo para deixar o carro sem qualquer vestígio da correria. Ao estacionar na avenida Afonso Pena, para uma caminhada às 16h, Ana Cristina não faz cerimônia para abrir as portas ao fotógrafo. No interior, nada além de dois assentos de criança.

A mãe de 33 anos garante que há um mês não coloca o carro para lavar, mas nem farelo encontramos no veículo, apesar de ser o transporte de 3 crianças, uma escadinha de 7, 4 e 3 anos de idade. “Acho que isso é coisa de personalidade. Sempre fui assim, organizada”, comenta.

Juliana Quintana é ainda mais surpreendente. Com a filha Maria Eduarda no banco de trás, a mãe da menina de apenas 5 meses tem as unhas bem feitas, o cabelo arrumadinho, usa colar, brincos, batom e revela que nem a maternidade recente e todo o trabalho que uma criança é capaz de dar consegue zerar o tempo para os detalhes.

No porta-luvas uma flanela é estrategicamente colocada ao lado de um perfume de ambiente para deixar o carro “sempre 100%”. Juliana é tão organizada que leva para cima e para baixo uma agenda já para anotações sobre o aniversário de 1 ano de Maria Eduarda, que será apenas em setembro. “Eu sou mãe, né”, resume.

O porta-luvas muito bem organizado no carro de uma mãe.O porta-luvas muito bem organizado no carro de uma mãe.



Por que tanta ira das mulheres? Como descreveu a reportagem há sim mulheres com carros impecaveis, mas não é a maioria, carros de mulheres, assim como nossas bolsas, tem nossa vida dentro. Foi apenas uma reportagem falando sobre isso, não há nada de machista,ou só nós temos o direito de falar da desorganização/desatenção masculina? Ambos temos defeitos,e caracteristicas, mas existem exeções,claro.
 
Karla Casarim em 08/03/2012 11:57:06
Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia, e em especial à minha mãe e à minha esposa!
 
Thiago Dedé em 08/03/2012 11:43:39
Aplausos ao comentário do Edney Ueno e Parabens a todas as mulheres!
Sem mais.
 
Henrique Kotovicz em 08/03/2012 11:42:42
Olha José, vc tem razão em um ponto: as mulheres passando batom no carro, maquiagem e até esmalte. Mas, para essas mulheres, é somente nesse minuto que têm tempo para elas. Agora...... Vc já viu as estatísticas sobre os acidentes automobilísticos? Quantas mulheres vc vê em acidentes trágicos. Eu particularmente, quase não tenho visto esse tipo de acidente. Então Jose, comentario machista
 
Ana Cristina em 08/03/2012 11:15:59
Ae Claudio, tem certeza que vc entrou no carro de uma mulher para encontrar coisa pior que rato ? Eu não quero conhecer as mulher com quem vc anda. Mas hj é o dia da mulher. Parabens a todas as mulher, vcs merecem. Inclusive as do Claudio.
 
Edney Ueno em 08/03/2012 10:36:01
Parabéns às todas mulheres, em especial à minha esposa, que além de todos os afazeres do trabalho ainda arruma tempo para mim!
Obrigado Janaína. Te amo!

 
Paulo Mello em 08/03/2012 10:31:38
Meninas, calma, para cada regra existem suas exceções, evidentemente que existem carros de mulheres extremamente bem cuidados, mas, como disse são exceções... Com relação ao "rato" aproveitei apenas um "kako" do texto apresentado. Sem vocês não somos nada, sem vocês o mundo seria escuro e triste, alias, nem existiria, parabéns pelo seu dia, que todos os dias sejam especiais para vocês.
 
CLAUDIO MOREIRA em 08/03/2012 10:28:45
Direitos iguais não é mesmo... o carro não é de vcs? Então, façam com eles o que vcs mulheres desejarem, afim vcs também não estão nem ai quando nos homens deixamos a toalha molhada na cama, quando queremos ver o futebol, etc.. a individualidade de cada um deve ser respeitada, apenas isso. Agora, por favor, vcs precisam saber ouvir críticas também. Parabéns a vcs mulheres.
 
eduardo de paula em 08/03/2012 10:10:54
O CARRO DA GENTE PODE ATÉ SER DESORGANIZADO MESMO,MAS VIDA DA GENTE TEM MAIS ORGANIZAÇÃO DO QUE MUITOS HOMENS POR AÍ,QUE SE NÃO FOSSE POR NOS MULHERES, COITADINHO DELES , QUE SE JULGAM MELHORES MOTORISTAS,COM CARROS ORGANIZADOS E AINDA MACHISTAS,E QUE COMENTEM TAU ABUSO NO TRANSITO.
 
maira mendes em 08/03/2012 09:56:59
tanto o jose,quanto o claudio perderam a oportunidade de ficarem calados...
 
amelia flores prestes em 08/03/2012 09:26:01
Parabens, para nós mulheres, temos que ser precavidas, pois, trabalhamos o dia inteiro. Temos sim que levar sandalias mais confortavéis no carro.Pois, com o corre corre da vida, as vezes nao temos tempo nem de irmos em casa, no horarios do almoço. Pois, temos que comprar alguma coisa, ou irmos pagar algo. entao e porisso que as vezes nosso carro fica cheio de coisas uteis, SALVE O DIA 8 DE MARÇO.
 
celina ferreira dias faria em 08/03/2012 09:05:16
LAMENTÁVEL... o comentário do Claudio Moreira, acho que o rato morreu no momento em que ele entrou no carro, pois deve ser um VERDADEIRO OGRO!
 
Marcia Soledade em 08/03/2012 09:00:47
Mulher pensa que carro é salão de beleza. Em todo sinal vejo uma passando batom, se olhando nos espelhos, falando ao celular, pintando unhas podem acreditar já vi também. Tem mulher que dirige muito bem + tem umas k, só Deus guiando o volante mesmo para elas não fazerem nenhuma BESTEIRA. Parabéns as mulheres pelo dia de hoje, que todas sem excessão na sua beleza feminina sejam lindas, e muito+++++
 
jose corsine em 08/03/2012 08:19:47
PARA O CLAUDIO MOREIRA, ALEM DE MACHISTA É MAL EDUCADO, MAIS TUDO BEM O CARRO E COMO A VIDA CADA CUIDA COMO ACHA MELHOR, AS UM CARRO ORGANIZADO NÃO QUER DIZER QUE AVIDA É, E NÃO PODEMOS PEGAR O EXEMPLO DE UM E GENERALIZAR, O MEU CARRO E MINHA VIDA SÃO SUPER ORGANIZADOS.
 
jane fernandes souza em 08/03/2012 08:18:32
Eu não sei o que é mais perigoso: Andar pelas cercanias do pantanal desacompanhado ou entrar de sopetão dentro um carro de mulher. Rato morto é pouco perto do que eu jah vi dentro de um.
 
CLAUDIO MOREIRA em 08/03/2012 08:07:18
Meu carro é o local mais bagunçado da minha vida!
 
Luciana Seraphim em 08/03/2012 08:03:54
meninas......bagunça não, nunca, em nenhum lugar, por favor, rsrsrsrs. parabens pelo nosso dia, afinal de contas temos o controle da vida conosco, e dles tambem hahahahaha.
 
valdeni fernandes em 08/03/2012 05:28:20
E viva a liberdade de expressão e viva todas nós mulheres com nossas organizações e conflitos, sempre solucionados com muito charme e esmero!!!
Viva nóssssssssssssssssss!!! E viva os homens também, pq são melhores que nós, pq se não eu não gostaria deles, em especial meu marido lindooooooooooo!!!
Dila Sckar
 
Dila Sckar em 08/03/2012 03:49:02
É isso aí, nossos carros e bolsas refletem como estam nossas mentes e nossas vidas, se vc está em ordem consigo, suas coisas tbm estarão.
Abração
Dila Sckar
 
Dila Sckar em 08/03/2012 03:40:47
Tá certo q o assunto é "carro de mulher", q graçs a Deus tenho o meu "quase" sempre organizado! Mas aproveito o momento pr lembrar daquelas q ñ tem um carro pr lhe facilitar a vida, e tambem correm o dia todo em função dos filhos, casa, trabalho, marido e ainda dependem de transporte coletivo...credo!! PARABENS!
 
LUCI FERREIRA em 08/03/2012 03:04:20
Sou mulher,profissional, mãe, filha, tia como muitas outras anonimas que existem neste mundo e sem falsa modéstia o que seria o mundo sem nós mulheres?
Um homem é incapaz de viver sem uma mulher seja ela sua mãe, sua esposa, sua filha sua tia, sua companheira, sua amante. É a nossa sensibilidade, o nosso carinho, o nosso amor de Mulher que faz deste Mundo um lugar digno de ser vivido.
 
ANA RITA DE OLIVEIRA BRUNO em 08/03/2012 02:33:24
Concordo com a Luciana, meu carro é bagunçado, mas amo ele,
e PARABÉNS maiusculo para todas as mulheres, as organizadas e as não organizadas como eu, pois fazemos a diferença kkkkkkkkkkkkkkkk.
 
Antonia Testa em 08/03/2012 02:26:25
Parabéns a todas, de principiantes a vovós, pois essas últimas já tem mais caminhos percorridos, mas o comentário é que as mulheres tem o seu merecimento pelas conquistas, pela história de lutas, e hoje se mostram capazes pelo seu dinamismo, bagunça, todos fazemos, esse negócio de levar a vida muito certinho, ha! vc.morre cedo, gde.bj. a todas as mulheres.
 
Ubiratam da Rocha em 08/03/2012 01:47:30
Meu carro é bem arrumadinho, mas eu acho que é de cada pessoa, quem gosta de tudo limpo, como casa, mesa de trabalho tem seu carro limpo também, eu ja entrei em cada carro de tão desorganizado que vc não acha nem o botão de abrir o vidro kk