A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

04/03/2012 07:28

Os ensinamentos de um ranzinza sobre felicidade no trabalho

Ângela Kempfer
Simão, em um dia de trabalho. (Fotos: João Garrigó)Simão, em um dia de trabalho. (Fotos: João Garrigó)

Ser feliz no trabalho ou em qualquer outro lugar exige uma coisa: fé nas pessoas. A lição aprendi com um amigo japonês de apelido engraçado: Tofu. A prática? Isso são outros quinhentos, mas nada impossível.

Veja Mais
O que era estranho há 13 anos, hoje é indispensável ao mercado publicitário
Com a palavra, gente que passou por aqui e hoje vive novos desafios

Pois bem, como é muito chato falar sempre de nós mesmos, uso o dia do aniversário desta redação para tentar mostrar o que aprendemos na rotina louca do jornalismo e quem sabe ajudar.

Na hora lembro do nosso maior ranzinza: Simão Nogueira, nosso paizão e motorista. Há 9 anos ele tem a mesma rotina. O horário estabelecido pela empresa é 7h, mas ele chega todos os dias às 6h, sai às 5h do Aero Rancho, onde mora e depois só volta para casa às 18h, isso quando dá.

Antes, quando a sede deste site tinha um generoso estacionamento, o chato ainda arrumava tempo para cultivar hortaliças em um cantinho da empresa para o almoço fresco da equipe.

Pense numa pessoa ranzinza...é o Simão. Pense em um homem doce...é o Simão. Nosso motorista é várias coisas em um só, assim como a maioria dos seres humanos e dos colegas de trabalho.

A fé tem de aparecer justamente nesta hora, acreditar que as críticas da pessoa ao lado não são para derrubar e os desabafos não são para ferir.

Quando o Simão dá broncas em bom som, reclama ou destrata, não dá nem para ficar chateada. A fé nos leva a crer que aquele ranheta só quer ajudar, fazer um trabalho melhor, ensinar. “A gente não sabe fazer, mas sabe como se faz, né?”, argumenta o nosso principal poeta, uma mescla de Patativa do Assaré e Jô Soares.

Sem pensar duas vezes, porque tudo passou a ser flashback, depois de anos no jornalismo, ele pega a câmera para fazer fotos na falta do profissional responsável e traz para casa a imagem perfeita, sem cobrar reconhecimento por isso.

Sem pensar duas vezes, estaciona o carro de surpresa e pede para o repórter descer e registrar algo que julga ser importante para a cidade. É assim quase todos os dias. “Algumas vezes tem uns que acham que porque tem ensino superior sabem mais, mas eu insisto”, ensina.

Os jornalistas, a maioria com menos de 30 anos, no início acham ruim, mas depois de alguns acertos do motorista Simão, descobrem um grande aliado.

O caçula, nosso fotógrafo João Garrigó, trata o velho como um grande amigo. Respeita e aprende. Quando começou, aos 18 anos, nem carteira de motorista tinha. Nunca havia fotografado algo que não fosse publicitário. Agora, aos 20 anos, não cansa de receber elogios como um cara de sensibilidade e iniciativa.

Apesar da pouca idade, Garrigó também aprendeu a cuidar. Paula Maciulevicius lembra de João já no primeiro dia de trabalho. “Foi no bairro Los Angeles, onde uma senhora de bicicleta havia sido atingida por um carro. O fotógrafo João Garrigó quis me proteger, acho que ele pensou que eu era muito novinha e me mandou ficar longe e não olhar. Falou isso até bravo. Mas eu vi de perto. Vi de longe e vi muitas outras vezes. Não me acostumei e acho que nunca vou me acostumar”.

A outra "novinha" da turma, Viviane Oliveira, recebeu inúmeras broncas do Simão, também como cuidado que demora a ser compreendido. Chorou, reclamou, e hoje é uma das mais amadas por ele.

Ana Paula Carvalho, a chefe de reportagem, sofre na mão dele, mas retribui as broncas com firmeza. Não baixa a cabeça por questão de hierarquia indispensável a um bom relacionamento em qualquer empresa, mas não sabe como viveria sem um bom profissional como ele na rua.

Pelas mãos do super motorista já passaram “focas’ como Marina Miranda, que por cinco anos foi a garota gentileza da redação. “Comecei ainda estudante e saí formada. Com certeza, a transformação não foi somente na carteira de trabalho. Cresci muito profissionalmente e pessoalmente. Nas reuniões com amigos e colegas de profissão, nos momentos nostalgia, é do site que me lembro: dos “apuros” atrás da informação. Das crises em hospitais, ataque/rebelião em presídio, passando pelas enchentes e acidentes nas rodovias de partir o coração”, lembra, hoje trabalhando em uma empresa de assessoria de imprensa em São Paulo.

A menina mudou-se junto com o marido, Afonso Benites, outro guri que começou com Simão também no Campo Grande News e agora é um talentoso jornalista da Folha de São Paulo. “Ainda hoje o Campo Grande News é um dos veículos que acompanho de MS. Tenho um carinho, respeito e admiração por esse veículo que me acolheu, primeiro como pauteiro, e, depois, como repórter.”

Os dois convidaram Simão para a cerimônia de casamento, em Campo Grande há um ano, como convidado de honra, mas como bom ranzinza, ele nunca vai a festas.

Simão tem aquela dedicação de pai que trabalha duro para levar o filho à faculdade. Com 9 milhões de acessos ao mês, acho que ele já conseguiu cumprir a meta com o Campo Grande News. “Desde o início eu sabia que ia ser grande, porque tem estrutura, tem cuidado”, diz o paizão orgulhoso.

Simão em um dia de abraço, à caçula Paula.Simão em um dia de abraço, à caçula Paula.
Um jornal e muitas equipes...de hojeUm jornal e muitas equipes...de hoje
e de ontem...e de ontem...
obrigada.obrigada.



Seu Simão.....conheci a figura ainda na TV Campo Grande.. e o primeiro fato que me vem a mente qdo ouço o nome dessa digníssima pessoa, é de quando íamos ao shopping fazer alguma matéria, já qdo nós 2 estávamos no CGNews e ele convidava a gravação da cancela do estacionamento p sair... isso acabava c qq estresse.. bjs "véio".
 
Flávia Lima em 08/03/2012 10:17:28
Parabens a todos do site Cgnews, aqui em Coxim e o mais lido, sempre imparcial e com materias de grande importancia.
 
Ezequiel Azevedo em 05/03/2012 09:47:30
Nunca consegui imaginar o Simão ranzinza, os poucos momentos que tive com ele quando era repórter de outros veículos e o encontrava nas mesmas pautas, eu sempre vi ele tirando o maior sarro de quaisquer situações. Simão é patrimônio hitórico do jornalismo sul-mato-grossense! Grande abraço Simão.
 
André Maganha em 05/03/2012 08:55:36
Parabens, Lucimar Couto por acreditar na capital morena, vi nascer esta importante pérola da midia sul-mato-grossense.
 
Chico Ribeiro em 05/03/2012 08:27:22
Todos q trabalharam com o Simão sabem a grande pessoa que ele é, e isso já basta. Obrigado!
 
Vinícius Squinelo em 05/03/2012 08:16:48
Eu tive o prazer de trabalhar com o sr Simão e com a equipe do CG News.. Parabéns!!
 
Audrei Ceolin em 05/03/2012 08:10:36
Quero externar meus cumprimentos a toda a equipe do Portal Campo Grande News, especialmente ao meu amigo Lucimar Couto, por esse momento especial. Realmente, nordestino "cabra da peste", a empresa é um exemplo de empreendedorismo. Forte Abraço, Willams Araújo.
 
Willams Araújo em 05/03/2012 06:24:32
É maravilhoso "sentir" o quanto de envolvimento e amor existe no grupo do Campo Grande News. Nos dias em que muitos fazem do trabalho uma mera obrigação, é incrivel perceber isso... parabéns a todos, vocês são guerreiros. Tantos que ja foram, e os que estão, e os que virão já sabem, tem que amar o que faz para ficar nesse time!!
 
rosangela martinello em 04/03/2012 12:33:00
parabéns meu amigão bigodão
 
marcelina motoqueira em 04/03/2012 12:05:04
Parabéns aos profissionais do Campo Grande News pelo protagonismo na história recente no jornalismo do MS. Trabalhei com o Lucimar e a Marta no antigo Diário da Serra e no Folha do Povo. Não conheço os jornalistas da nova geração, mas creio que se eles mantiverem a garra dos "jurássicos" sempre teremos boas reportagens para ler.

Cesar Rodrigues
Jornalista
 
cesar rodrigues Site ochapadense em 04/03/2012 11:06:07
Primeiro...nossos cumprimentos ao Lucimar e equipe pelo nível cada vez melhor do site, do qual tenho orgulho em colaborar semanalmente....segundo....nossos elogios pela reportagem homenageando o motorista Simão, uma peça importante na engrenagem da empresa....sucesso.
 
manoel afonso em 04/03/2012 11:06:06
Parabéns à toda equipe!! Só hoje me dei conta de quão presentes vcs se fazem em minha vida cotidiana, pois que desde meu café da manhã até o boa noite com a família, fico "plugada" nas notícias e informações que vcs disponibilizam, reconhecendo o papel fundamental que exercem na sociedade sul-mato-grossense. E esta matéria sobre o Simão...é de uma sensibilidade rara em nossos dias. Sucesso sempre!
 
Valéria Mont' Serrat em 04/03/2012 10:48:34
Parabéns Campo Grande News, minha casa por 2 anos! Tenho muito orgulho em ter feito parte desta equipe altamente competente. E ao Sr. Simão "capotão" desejo tudo de bom... saudades!!!!
 
Griscele de Jesus (GRIKA) em 04/03/2012 10:44:05
Mais uma vez, deixo aqui meus parabéns ao Campo Grande News!!!!
Dificilmente se vê uma empresa ou organização trazer à público a gratidão a um funcionário..
Parabéns!
 
Wellington Sampaio em 04/03/2012 10:34:57
Quero deixar aqui minhas lembranças de quando o site entrou no ar e as pessoas não sabiam que era isso. Lembro de ter dados as primeiras fontes ao Lucimar Couto e a minha querida Inara Silva... tempo em que a informática estava entrando aqui em Mato Grosso do Sul..... A equipe cresceu e a informação também...
Parabéns a todos, que passaram por aqui e os que mantém o nível de informação.
 
Cláudio Severo em 04/03/2012 09:59:24
Parabens, a equipe do site por 13 anos de vida
Chegar aqui nao é por acaso,é por decisao e por merecimento !!
No Brasil de hoje que tudo que é novo nasce em descredito
A Perseverança Jornalistica,a Dignidade, A Equipe,foram fundamentais para que chegassem aos dias de hoje
Nós tambem acreditamos que nosso projeto social dos garotos do futebol,cresça e tenha 13 anos assim como voces
Parabens
 
Novoperario Futebol Clube em 04/03/2012 09:57:58
Como Jogador do Novoperario nas categorias de base, foi aqui que descobri sobre o clube , Parabens Campograndenews
 
alex groti em 04/03/2012 09:48:24
É raro ver um órgão de imprensa reconhecer publicamente o valor de seus funcionários. Parabéns CGrNews pela concepção, conceituação e visão do exercício de profissão sacerdotal. Quanto ao Simão "Graannde Simão...vc merece!"
 
Ademar Cardoso em 04/03/2012 09:47:54
que lindo! nem trabalhei com o Simão mas me emocionei muito em conhecer um pouco da sua história. Parabéns campograndenews, parabéns Simão pelo belo exemplo!
 
Márcia Chiad em 04/03/2012 09:45:34
O que Campo Grandenews ????
Talvez seja a equação da" A Busca da Noticia,somado a Esperança ,Dividido pela Imparcialidade jornalistica , Multiplicado pelos seus leitores, IGUAL A LIBERDADE

Parabens, de toda a diretoria e torcedores DO NOVOPERARIO FUTEBOL CLUBE de Campo Grande
Assim como nós o Site busca A Noticia e Informação como muito profissionalismo sempre.

Parabens Guerreiros !!!!!!!!
 
Carlos Alcantara em 04/03/2012 09:44:33
para mim a PALAVRA PAIZAO se devemos a Deus,parabens pelo Homem que ele É
 
Everaldo Macedo em 04/03/2012 09:38:56
"GRANDE", Simão, nosso colega fotógrafo, mesmo não sendo da equipe, é um grande prazer, estar com vc quase todos os dias nas nossas agendas. um forte abraço. e que vc continue esta pessoa de grande bondade.
 
rachid waqued em 04/03/2012 09:25:57
Iniciei minhas atividades no serviço público do Estado praticamente um ano depois desse site, desde então tenho acompanhado suas atividades, as quais têm contribuído sobremaneira para a sociedade. Não é nenhum exagero dizer que muitas matérias veiculadas por esse veículo foram frutos dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da instituição à qual pertenço-Polícia Civil. Parabéns
 
Divino Furtado de Mendonca em 04/03/2012 09:25:35
Parabéns pela forma inteligente e criativa de homenagear e comemorar a data deste importante meio e veiculo de comunicação.Em nossa cultura Ranzinza ou o Chato é todo aquele profissional que ama o que faz e normalmente supera nossas expectativas. Como um bom ranzinza que sou gostaria de saber o nome do autor deste belo texto, faltou ou estou cego............
 
Fernando Rodrigues/MultiArte em 04/03/2012 09:20:09
Como amigo do "Tofu", da autora deste artigo e do seu Simão, só tenho a parabenizar a equipe do CampoGrandeNews - desde o começo até hoje, em especial ao senhor Lucimar - página inicial da web de tantos sul-mato-grossenses e dos que escolheram MS para viver. Jornalismo de raça, qualidade e coragem. Não só pioneiro, mas escola de tantos. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho!
 
Fabio Pellegrini em 04/03/2012 09:18:12
Parabéns a equipe do campograndenews pelas excelentes reportagens e por este dia tão especial de 13 ano de responsabilidade de levar a cultura de inforamação ao povo que que acessa este conceituado site. Parabéns Angela pelo texto. Um grande abraço a todos.
 
Antonio Ramon Ruiz em 04/03/2012 09:08:50
Senhor Ranheta.
Páre com isso!
Vê se dá um tempo!
De qualquer forma, parabéns pelo profissionalismo!
O Brasil precisa são desses exemplos!

E para o fotógrafo Garigó vão meus parabéns pelo profissional que é. São excelentes fotos para o nosso dia-dia.
 
João Luiz em 04/03/2012 08:00:35
Tive a honra de dividir muitas pautas com o Sr. Simão, de "correr" literalmente atrás da notícia com ele, seja no bairro, seja atrás da fonte, da melhor foto e da informação mais apurada. Saudades querido Simão. Sua "sensibilidade ranheta" é inesquecível e admirável. Sempre. Obrigada por tudo o que me ensinou e pelo carinho sempre presente.
 
Fabiana Silvestre em 04/03/2012 06:52:27
PARABÉNS A TODOS DESTE SITIO JORNALÍSTICO MODERNO E IMPARCIAL, QUE RECONHECE NA SIMPLICIDADE DES SEUS FUNCIONÁRIOS, A GRANDEDEZA E A COMPETÊNCIA DE UMA EQUIPE.
ESTEVÃO PETRALLÁS
 
ESTEVÃO PETRALLÁS em 04/03/2012 05:15:21
É com lágrimas nos olhos que termino de ler esta reportagem. Sem dúvida o sr. Simão é um paizão para os jornalistas. Tive o prazer de trabalhar com ele na TV Campo Grande e quando perdemos o Sr. Simão, ficou um grande vazio, mas ao mesmo tempo fiquei super feliz por que sabia que ele seria muito valorizado aí com vocês. Parabéns Campo Grande News, parabéns pela valorização deste mega profissional.
 
Débora Alves em 04/03/2012 05:05:12
Ao meu grande tiozão Simão, um abraço e que continue desempenahando seu trabalho com muito orgulho, parabens. De sua sobrinha Raquel. Rochedo.
 
nogueira de carvalho em 04/03/2012 04:49:50
Parabéns a este grande veículo de informações...Eu tenho residência em CGrande...mas, trabalho fora do estado e fico sabendo dos acontecimentos através de vocês...todos os dias é sagrado meu acesso neste site. Parabéns a todos e continuem assim...
 
Milton Salomão em 04/03/2012 04:43:49
Parabéns Vô Simão! Pelo companherismo, dedicação, profissionalismo e carinho que sempre teve por todos nós, ele é de fato o personagem ideal pra ilustrar essa matéria e representar, não só a Redação do News, mas todo o jornalismo do MS!

Parabéns ao nosso CGNews, que esta sempre na vanguarda e é referência de bom jornalismo! Me orgulho por ter escrito um pouquinho desta história de sucesso!
 
Minamar Junior em 04/03/2012 04:15:06
Parabens pela homenagem ao meu amigo, ex-colega de trabalho e anjo da guarda na TV Campo Grande. Seu Simao era quem me salvava quando caia a pauta. Com intuiçao de jornalista, sempre me levava a locais de onde tirava uma super matéria! Certa vez tive que optar entre seu Simao como motorista e o melhor cinegrafista da TV Campo Grande na época. Nao pensei duas vezes: fiquei com seu Simao.
 
Patricia Nascimento em 04/03/2012 04:10:37
No mesmo lugar que a Talita tive o prazer de conviver com o "Seu Simão", uma pessoa sensacional, parabéns pelo reconhecimento!!!!!
 
Kelly Regina A. P. Pillon em 04/03/2012 03:55:08
Bom poder falar sobre essa pessoa maravilhosa, ninguen resiste a sua alegria. Na rua, na entrada do trabalho, na copa ou em qualquer outro lugar, sempre tem uma palavra alegre, um elogio, um beijo silencioso no rosto, ou o abraço gostoso e mais nada, as vezes penso q ele lê nos olhos o que vc esta precisando naquele momento. Seu Simao, obrigada por sua presença e alegria todos os dias.
 
Eliane Brasiliero em 04/03/2012 03:36:31
Mesmo por algumas poucas vezes ter participado do trabalho da equipe do Campo Grande News me sinto suspeito em dizer que deste grande ranzinza, mais que nos dá grandes e belas lições de como superar o cada dia que nos faz regrado de desafios e tornar todos em vitórias, pois a vida nos dará como recompensa as grandes e belas amizades.
Parabéns Simão.
 
André Luiz em 04/03/2012 03:19:40
Campo Grande news.......= Sr.Simão !!!!!..Parabéns !!!! É muiitooo bom fazer parte desta familia...não exatamente do NEws, mas da Rede Tendencia!!

Obrigada!!
 
Talita Pereira em 04/03/2012 02:07:27
Simplicidade e competência, para mim são as palavras que resumindo, tornan as matérias interessantes e faz do jornal um sucesso, que é a cara do Sr. Lucimar, espelhando em seus contratados. Parabéns! sei que o povo Sul Matogrosense conta com um aliado, que com imparcialidade trás a lumê a verdade nas informações que divulga.
 
Manil Minarini Filho em 04/03/2012 02:00:35
Eu não tive o prazer de trabalhar com o Simão, mas sempre o encontrava na rua, em alguma reportagem, muito parceiro, homenagem merecida! Parabéns Simão!
 
Silvio Mori em 04/03/2012 01:57:33
Parabens pela matéria feita do nosso amigão Simãaaaaaao, gente finissima, trabalhamos juntos na tv Campo Grande, que exemplo de cidadão ao qual eu o adimiro, e parabens também a todos os envolvido nessa site sou fã, e que voçêis continue com esse bom trabalho e que Deus continue os abençoando. É tenham paciência do meu amigo simãozinho rsrsrsrsrsrs.
 
Nilton fagundes em 04/03/2012 01:55:36
Angela, sempre me emocionando com seus textos. Este muito mais especial por homenagear o mais querido repórter do Campo Grande News: Simão Nogueira.
Simão tem olhos atentos e faro apurado - como todo bom repórter.
Parabéns seo Simão e toda equipe do site.
 
Inara Silva em 04/03/2012 01:43:34
Nossa...que matéria sensível e linda...chorei lendo. Grande Simão!!! Trabalhamos muitos anos juntos na CDHU e nos vemos frequentemente na capela Santa Edwiges, no Conjunto Aero Rancho. Nunca o vi como ranzinza...mas sim como grande homem, grande pai (do meu amigo Emerson, que também trabalhou conosco na CDHU) e grande praticante da fé. Parabéns, Simão, por ensinar tanto a tantos.
 
ELINETE RICARTES BARROS em 04/03/2012 01:36:09
Felicidades ao grannnnde Seu Simao!
 
Carlos Alberto de Assis em 04/03/2012 01:17:44
imagem transparente

Compartilhe

Classificados