ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Primeira mulher a comandar bombeiros em Campo Grande tem só 28 anos

Paula Maciulevicius | 11/07/2012 13:30
O sonho de salvar vidas e a admiração pelo trabalho dos bombeiros levou Geísa a entrar para a corporação. (Foto: Rodrigo Pazinato)
O sonho de salvar vidas e a admiração pelo trabalho dos bombeiros levou Geísa a entrar para a corporação. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Ela não pensava que a carreira militar no Corpo de Bombeiros fosse para mulher e hoje assumiu o posto de comandante da unidade operacional do Coronel Antonino em Campo Grande.

Capitã Geísa Maria Rodrigues Ferreira, tem 28 anos, nove deles dedicados ao trabalho como bombeira.

A manhã dela foi de flashes durante a posse e não é por menos. Na Capital ela é a primeira mulher a se tornar comandante e agora passa a responder por parte da área norte da cidade.

Os sentimentos da capitã eram um misto de alegria e responsabilidade. Unhas feitas, cabelo preso em um coque e a delicadeza na hora de se expressar. Dava para ver pelos olhos o orgulho da militar em representar as mulheres no comando, definição que ela mesma dá.

“É muita responsabilidade e ao mesmo tempo felicidade em poder estar representando as mulheres, porque elas se sentem representadas”, disse.

Ao todo serão 55 militares sob o comando de Geísa, a maioria homens e ela sustenta que a receptividade foi muito boa. “Acho que o quartel é um reflexo da sociedade. Alguns apresentam resistência e outros não. Mas está dentro do esperado. Este é um caminho muito importante para a equidade de gêneros, aquilo que a gente busca como mulher”, ressaltou.

Durante a entrevista ela disse que faz questão de usar capitã e bombeira no feminino e diz que o efetivo de mulheres tem aumentado cada vez mais “mas ainda assim não passa de 100”.

Seguir a profissão de bombeira veio da vontade de salvar vidas. Quando criança Geísa sonhou em ser médica e já admirava o trabalho dos bombeiros.

“Mas eu não achava que podia entrar mulher, para mim era só homem. Quando vi que tinha vagas, eu falei, puxa eu posso ser bombeira e continuamos até hoje na profissão que pra mil traz felicidade e ao mesmo tempo desafio”, finaliza.

A capitã nasceu no Estado de Goiás e ingressou no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul em 27 de julho de 2003. Foi declarada aspirante a oficial em 26 de junho de 2006 e promovida ao posto de capitã em 25 de setembro de 2010.

Entre as principais funções desempenhadas, a capitã Geisa foi chefe da 1ª Seção do Estado Maior do 6ºGB; subcomandante do 1ºSGB/6ºGB; chefe 4ª Seção do Estado Maior do 6ºGB; vistoriante pela SST/6ºGB; chefe da 1ª Seção do Estado Maior do 6ºGB; e instrutora nos cursos de formação e aperfeiçoamento de praças do Centro de Formação do Corpo de Bombeiros.

Nos siga no Google Notícias