A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

11/07/2012 13:30

Primeira mulher a comandar bombeiros em Campo Grande tem só 28 anos

Paula Maciulevicius
O sonho de salvar vidas e a admiração pelo trabalho dos bombeiros levou Geísa a entrar para a corporação. (Foto: Rodrigo Pazinato)O sonho de salvar vidas e a admiração pelo trabalho dos bombeiros levou Geísa a entrar para a corporação. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Ela não pensava que a carreira militar no Corpo de Bombeiros fosse para mulher e hoje assumiu o posto de comandante da unidade operacional do Coronel Antonino em Campo Grande.

Veja Mais
Primeira mulher comandante do Corpo de Bombeiros assume chefia de unidade hoje
Aos 56 anos, Márcia é parceira do filho do tênis de LED ao Pokémon Go

Capitã Geísa Maria Rodrigues Ferreira, tem 28 anos, nove deles dedicados ao trabalho como bombeira.

A manhã dela foi de flashes durante a posse e não é por menos. Na Capital ela é a primeira mulher a se tornar comandante e agora passa a responder por parte da área norte da cidade.

Os sentimentos da capitã eram um misto de alegria e responsabilidade. Unhas feitas, cabelo preso em um coque e a delicadeza na hora de se expressar. Dava para ver pelos olhos o orgulho da militar em representar as mulheres no comando, definição que ela mesma dá.

“É muita responsabilidade e ao mesmo tempo felicidade em poder estar representando as mulheres, porque elas se sentem representadas”, disse.

Ao todo serão 55 militares sob o comando de Geísa, a maioria homens e ela sustenta que a receptividade foi muito boa. “Acho que o quartel é um reflexo da sociedade. Alguns apresentam resistência e outros não. Mas está dentro do esperado. Este é um caminho muito importante para a equidade de gêneros, aquilo que a gente busca como mulher”, ressaltou.

Durante a entrevista ela disse que faz questão de usar capitã e bombeira no feminino e diz que o efetivo de mulheres tem aumentado cada vez mais “mas ainda assim não passa de 100”.

Seguir a profissão de bombeira veio da vontade de salvar vidas. Quando criança Geísa sonhou em ser médica e já admirava o trabalho dos bombeiros.

“Mas eu não achava que podia entrar mulher, para mim era só homem. Quando vi que tinha vagas, eu falei, puxa eu posso ser bombeira e continuamos até hoje na profissão que pra mil traz felicidade e ao mesmo tempo desafio”, finaliza.

A capitã nasceu no Estado de Goiás e ingressou no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul em 27 de julho de 2003. Foi declarada aspirante a oficial em 26 de junho de 2006 e promovida ao posto de capitã em 25 de setembro de 2010.

Entre as principais funções desempenhadas, a capitã Geisa foi chefe da 1ª Seção do Estado Maior do 6ºGB; subcomandante do 1ºSGB/6ºGB; chefe 4ª Seção do Estado Maior do 6ºGB; vistoriante pela SST/6ºGB; chefe da 1ª Seção do Estado Maior do 6ºGB; e instrutora nos cursos de formação e aperfeiçoamento de praças do Centro de Formação do Corpo de Bombeiros.




Parabéns Geísa. Sinto orgulha de conhecê-la quando ainda era uma garotinha...
Você lutou tanto por isto e conseguiu. É uma vitoria sua e de sua familia. Pessoas humildes mas de muita dignidade . Isso sim é mérito. Se nós tivessemos mais brasileiros como você e sua família, este país seria outro.
Parabéns!.
 
vander bosco em 16/08/2012 01:53:33
Pelo sorriso estampado em seu rosto, dá-se a nítida certeza de que estás fazendo aquilo que realmente gostas. Parabéns e que todas as suas ações, sejam realmente iluminadas por Deus.
 
vania ligia gutierrez-bonito-ms em 12/07/2012 01:07:14
parabens pela conquista valeu
 
tim ferreira em 11/07/2012 06:31:46
Só que ninguém comentou ai... que além de tudo ela é formada em direito e piloto de avião... Vai em frente garota, que tu tem futuro! Super exemplo!!!
 
edeliz marins lemes em 11/07/2012 05:48:00
Que bacana parabens a Geisa pela conquista.
 
NEI SALVIANO em 11/07/2012 04:41:00
Parabéns Capitã GEISA, que DEUS ilumine cada vez mais sua vida dando a VC muita saúde para seguir nesta batalha tão maravilhosa de salvar vidas. Para nós mulheres um exemplo de força e que podemos sim.
 
Conceição Aparecida Costanzo em 11/07/2012 03:20:57
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.