A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

07/09/2011 16:33

Um ano depois de perder a perna em acidente, ele é exemplo

Adriany Vital
Menezes no local de trabalho, onde é chefe de produção. (Foto: João Garrigó)Menezes no local de trabalho, onde é chefe de produção. (Foto: João Garrigó)

“Viver” é a palavra chave de Gilberto Menezes, de 29 anos. Em julho de 2010 ele teve a perna esquerda amputada em um grave acidente de moto, quando chegava ao trabalho. Um ano depois, ele é um daqueles exemplos que vale a pena ser contado.

Com rosto de garoto, a tragédia só é percebida pela presença das muletas que o acompanham durante o serviço de gerente de produção da Padaria Pão&Tal.

O acidente foi notícia veiculada pelo Campo Grande News em 2010. No dia, o que mais chamou a atenção foi a calma do motociclista ali, jogado no chão, já com a perna dilacerada.

“Até hoje eu olho para e dá vontade de chorar”, diz a caixa Juliana. Menezes não parece entender e tão pouco sentir a tristeza. Ativo, ele se movimenta entre os dois andares do prédio aparentemente sem dificuldades.

É um dos mais animados no trabalho. No dia do acidente, Menezes estava de folga e foi até o local onde trabalhava deixar uma máquina fotográfica, quando a moto bateu em um carro no cruzamento entre as rua Euclides da Cunha e Piratinga.

“Já tinha percebido que minha perna estava estraçalhada e só pensava na minha filha [Gabriele que na época tinha pouco mais de dois anos]”, conta.

Cinco meses depois do acidente ele retomou ao trabalho. Enquanto alguns pensavam que seria difícil o recomeço, ele tirou de letra a readaptação com uso de uma cadeira de rodas e muletas.

“Fiquei usando cadeira de rodas por um mês e meio. Foi a fase mais difícil para mim por conta da acessibilidade. Mas depois achei melhor usar muletas”.

Na padaria, as colegas de trabalho falam de Menezes com orgulho. “Ele é ótimo. Não há ninguém como ele. Não há nada aqui que ele não consiga fazer. As vezes algum cliente quer algo que outros dizem que não tem como fazer. Mas é só pedir pra ele que dá um jeito”, lembra a colega Fabiana.

“No hospital meus colegas de trabalho me mandavam mensagem positiva, mas tava todo mundo muito arrasado com o acidente. E eu sempre respondia dizendo que estava bem e que queria voltar logo”, conta orgulhoso.

É de impressionar a forma como o gerente de produção fala do acidente e como conseguiu superar tudo sem deixar a peteca cair. “A família é a base de tudo. E saber que tinha pessoas dependendo de mim me fez ter vontade de continuar”.

Um ano depois de perder a perna em acidente, ele é exemplo

Para chegar até o local onde fica a Produção, Menezes sobe mais de onze lances de escada com uma habilidade de espantar. Usando apenas a perna direita e o apoio da muleta ele chega até o segundo piso da empresa em instantes. “Já me acostumei”, justifica.

O desafio agora é se adaptar a prótese. “É todo um processo. Tem dias que uso e tiro em seguida até me adaptar por completo” explica, contando que a perna mecânica foi comprada por ele mesmo. “Custou R$ 15 mil. Usei parte do dinheiro da venda da moto e o demais paguei com o suor do meu trabalho”.

Ele também tenta tirar a Carteira de Habilitação. "Mas só tem um carro no Detran e ainda tem 600 pessoas na minha frente para fazer o teste".

Foi dele a iniciativa de procurar o melhor tratamento para se readaptar. “Busquei na internet todas as informações. Trato em Campinas (SP) onde há hospital de referência para mutilados. Meu médico é ótimo e colocou em mim a mesma placa que usa o cantor Roberto Carlos”, conta orgulhoso.




Este é meu irmão!
tu és a prova viva que Deus existe,,
amo te muito mesmo!
 
ana menezes em 14/06/2012 08:35:26
A vida é feita a cada dia de superações...

... Você sempre diz " devemos abaixar a cabeça diante de DEUS e nunca diante dos problemas".

DEUS abençõe a cada atitude!

Abraços, sua irmã.
 
Berenice Menezes em 09/09/2011 10:03:08
Esse é meu tio que sempre tive orgulho e depois de tudo que passou tenho ainda mais....Oque posso dizer é que vc eh meu exemplo...


De sua sobrinha Paula
 
paula mayara em 09/09/2011 09:38:31
Parabens Gilberto !!
Força e fé em Deus sempre !!
 
Leonardo Henrique em 08/09/2011 12:48:49
ESSE É MEU CHEFE......TE ADORO.......
 
SILMARA VASCONCELLOS DE ALENCAR em 08/09/2011 12:05:22
Parabens a ele fiquei emocionado pela reportagem , e quero parabenizar ao Campo Grande News por ter esta atitude positiva de mostrar bons exemplos de pessoas guerreiras e que não se deixam abater, continuem assim e criem espaço para mostrar mais guerreiros de verdade, do que só veicular matérias com ladrões, vagabundos e vigaristas.
ao DETRAN lamento muito tem que mudar isso urgente, Deputados, Vereadores e autoridades tomem tenência e vamos agir, o poder está em suas mãos, e nos contamos com vossa pró-ação. MATEUS
 
mateus costa em 08/09/2011 11:48:36
Parabéns!!! Vou me insperar em você...Erguer a cabeça e correr atrás dos meus sonhos..Afinal, você superou esse obstáculo imenso...e está seguindo em frente...persistindo, vivendo, aprendendo, reaprendendo.....Obrigada por compartilhar da sua estória conosco...
 
Patricia Maria em 08/09/2011 11:13:36
Eu não poderia deixar de comentar.. fiquei impressionada com sua determinação.
Parabéns Menezes!!! Enquanto muitos choram e não conseguem enfrentar os desafios da vida, você de demonstrou um verdadeiro guerreiro, cheio de garra e determinação.
Pessoa iluminada por Deus, e realmente trabalhar ao seu lado deve ser um prazer. Pessoa alto astral, que motiva, que alegra e encanta.

Parabéns novamente.

Alessandra Dutra
 
Alessandra Dutra em 08/09/2011 10:40:52
Parabens Gilberto, exemplo de coragem e amor de um pai.
 
Lucia Oliveira em 08/09/2011 09:30:00
Parabéns Gilberto!!!!!!!!!!!!!

Só que temos que ver a questão do DETRAN só ter um carro adaptado para deficientes tirar a carteira, 600 pessoas na frente do Gilberto, isso é uma vergonha, onde esta as autoridades, não falam que o DETRAN/MS é referencia no País, onde que esta o respeito a população deficiente, que tem o mesmo direto que nós, e na verdade tem que ter mais atenção que nós, vamos cobrar das autoridades um posicionamento, aqui fica minha revolta.

Parabéns Gilberto, continue assim que você é guerreiro, e acredito que vai conseguir tirar sua carteira, não desista...
 
wagner resstel em 08/09/2011 09:06:56
Parabens pelo exemplo.....Que Deus esteja com vc e com a gente sempre..Abcs!!
 
Riad Saddi em 08/09/2011 04:28:49
Nossa Gilberto q testemunho de vida,eu estou acidentada de moto há 2 anos peguei osteonilite crônica estou numa luta tão gde correndo o risco d perder a perna,estou muito triste passando por tanta dificuldade,vivo cada dia pedindo ajuda a Deus.Nossa vc é um gde exemplo de força de garra e de Deus em sua vida,parabéns vc é um gde vencedor Deus tem algo muito gde em sua vida...
Parabéns!!!
 
Angela cristiane em 08/09/2011 03:33:22
Que maravilha!!! Glorias a Deus, pela sua vida. É muito bom ler noticias assim, de superação e vitoria. Gilberto você é um exemplo a ser seguido.
 
Ester Menacho em 08/09/2011 02:44:57
PARABÉNS, vc é exemplo para muitos.......
 
Eliana Matos em 08/09/2011 02:10:20
Parabéns ,Gilberto fiquei feliz em ver sua vontade e desempenho, pois compartilho com meu esposo essa situação, que teve amputação por problema de saúde.E nunca deixou levar pelo desanimo ou força de vontade.
. Fico admirada de ve-los assim, continue pois é maior exemplo que vçs podem passar aos demais que estão na mesma situação.
Deus ilumine vç e sua familia...................
 
Dirlene Rodrigues em 08/09/2011 01:20:37
Parabéns Menezes!! Realmente vc é um exemplo de força e coragem, o-conheci muito pouco, fiz apenas uns dias de estágio na pão e tal. Mas estou muito feliz, que vc está bem.

Que Deus te abençoe grandemente.
 
Valéria Monesi em 08/09/2011 01:15:22
Fiquei emocionada com vc Menezes, Deus o ilumine e que essa luz que irradia de vc possa servir de apoio e alento para aquelas pessoas que por muito pouco ou quase nada acham que viver não vale a pena. Obrigada por ter o prazer de conhecer sua história!!!

Stela
 
Stela Balbina Moura em 08/09/2011 01:06:59
Que exemplo, que vontade de vencer, Gilberto você é uma pessoa iluminada, que deus te abençoe sempre, posso defini-lo como SUPERAÇÃO.
 
rosely souza alves em 07/09/2011 08:25:20
voce e um exemplo de vida parabens, meu genro tambem sofreu um acidente de moto e perdeu o movimento do braço esquerdo, estava desanimada mais com seu exemplo de superaçao me animei bastante parabens que DEUS ilumine sempre...
 
glauce mirian em 07/09/2011 06:44:19
Achei fascinante sua história de vida, que vale pra todos como uma lição, tenho minha mãe que tbem perdeu a perna, mais o caso dela foi doença e não consegui se adaptar a essa situação, que Deus ilume sua vida e lhe dê muita força e vontade de viver!!!
 
gisele Cabral em 07/09/2011 06:02:00
a palavra e Superação,não se abateu diante das adversidades.
esse pode ser dizer E UM BRASILEIRO E NÃO DESISTE NUNCA
 
paulo henrique em 07/09/2011 05:50:19
ESSE É O VERDADEIRO BRASILEIRO, FORÇA SEMPRE GILBERTO...E QUE DEUS TE PROTEJA.
 
Bel Sodre em 07/09/2011 04:42:00
imagem transparente

Compartilhe

Classificados